terça-feira, 8 de novembro de 2011

Regras Básicas de Cultivo! #141

por Sérgio Vidal

 

Boa noite cultivadoras e cultivadores! Hoje vou responder uma carta de um leitor que diz não saber nada sobre cultivo, vejamos:

 

“Eae Hempadão, sou novo visitante ai no site de vocês achei muito legal a idéia! Minha duvida é assim eu queria planta um pezinho de cannabis em casa , mais eu não sei de nada, de quantas horas tem que deixar no sol ou regar ela ou qual melhor planta para cultivar. Gostaria que vocês me ajudasse se possível.”

 

Eu não teria pretensão de querer explicar tudo sobre o cultivo de cannabis em um pequeno artigo. Como nosso leitor, a grande maioria das pessoas que usam maconha não fazem ideia de por onde começar o cultivo. A maior parte nunca sequer viu uma planta de maconha, nem cuidou de outras plantas quaisquer. Eu acho que toda pessoa que decidiu iniciar o cultivo precisa primeiro estudar muito sobre o tema. Procurar em livros, sites especializados, todo conhecimento que puder absorver sobre o tema. No Brasil os usuários podem também se socializar no fórum Growroom.net, onde muitos usuários postam seus diários de cultivo e trocam experiências.

 

 

Se a pessoa está decidia mesmo a cultivar, após passar um tempo estudando sobre o assunto, é necessário avaliar qual será a área usada para o jardim. Tudo irá influenciar nessa decisão. Se mora em casa ou apartamento, se poderá cultivar com a luz do sol, ou se precisará usar lâmpadas. Mesmo pessoas que morem em residências onde haja boa incidência de luz solar precisam tomar cuidado com a segurança e isso também deve ser um fator determinante na hora de escolher o local do jardim. Caso precise cultivar usando lâmpadas, é necessário planejar como será a estufa, levando em consideração quanto os custos da energia elétrica e do investimento inicial na construção da estufa.

 

Mas de um modo geral, é possível cultivar usando poucas lâmpadas fluorescentes compactas. Tenho um livro muito bom que indico sempre que é o Bud for Less ou Flores por Menos, um diário do esquema mais barato de cultivo que já vi. Nele o autor usa 6 lâmpadas fluorescentes compactas do tipo Warm White, cada uma com 42watts, totalizando 252wt e conseguiu florir algumas plantas pequenas, mas que lhe renderam cerca de 220 gramas. Já vi relatos de cultivos com 4 lâmpadas dessa que conseguiam tirar entre 40 a 80 gramas a cada 2 meses, utilizando mudas fêmeas de plantas-mãe. Para isso o cultivador mantinha uma outra estufa com 2 lâmpadas fluorescentes mantendo plantas-mãe e mudas no período vegetativo.

 

O que quero dizer é que existem diversas formas de cultivar, com muito investimento ou com pouco investimento, com muitas ou poucas plantas e que tudo também vai variar de acordo com a necessidade e possibilidade de cada um. Procure se informar, ler, estudar sobre o cultivo, o ciclo de vida da planta. Leia as colunas passadas, onde falo do ciclo de vida da planta e como funciona a floração. Estude qual seria o lugar ideal para seu jardim na residência e monte um esquema que forneça a planta todas as necessidades básicas: Luz, ar fresco, temperatura e umidade amenos. Quando tiver sua estufa preparada, é hora de começar a estudar como prepara os solos, germinar as sementes, cuidar de plantas adultas e como as fazer florir com saúde. Cada coisa a seu tempo. Primeiro, estude e prepare a casa para receber as novas moradoras. Continuaremos aqui, para qualquer necessidade que tenha. Na próxima semana, inclusive, falarei sobre como preparar alguns
tipos de solo, então, fique ligado!

 

Grande abraço em todos,

Keep Growing... Keep Marching! :D

 

Dicas de Livros sobre Cultivo

 

Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor. Pô, não podia deixar de indicar meu próprio livro, né? :D

 

Marijuana Growers Handbook, by Ed Rosenthal – Excelente livro. Guia completo sobre o assunto incluindo as tecnologias mais atuais como cultivo com LED's, dentre outros

 

Buds For Less – Excelente diário de cultivo que procura tirar o máximo de rendimento com o mínimo de custo

 

Marihuana: horticultura de cannabis - la biblia del cultivador MEDICO de interior y exterior (Spanish Edition) - Livro que fez de Jorge Cervantes um dos especialistas mais conhecidos e respeitados no assunto.

25 comentários:

  1. Grande Vidal, isso aí. Vamos estimular novos growers.
    Infelizmente ainda não tenho um espaço pro meu jardim. Mas estou trabalhando pra isso ;D

    ResponderExcluir
  2. Vocês viram na Globo News agora há pouco? Aquele professor de história da USP mandou benzão.

    ResponderExcluir
  3. Sou louco pra cultivar, mais aqui em casa lombra muito ! =P KKKKKKKK
    Vou ficar ligado no assunto.

    Um salve aos cannabicos !

    ResponderExcluir
  4. po, toda vez que vejo qualquer coisa sobre plantio ou filmes onde os caras tem um monte e pé no porão eu fico loco sonhando em alcançar esse estágio! o grande problema é conseguir sementes descentes! sementes com garantia de germinação!
    bom! abraços a todos aprendizes!

    ResponderExcluir
  5. hortifrutigranjeiro-maconheiro9 de novembro de 2011 09:31

    uuuuhuuuulllllllll bom post pros noobs ^^
    semana q vem capricha no artigo sobre soloss :D

    valeu jah bless

    ResponderExcluir
  6. Estou tentando entrar no growroom e não consigo, acho que esta fora do ar...

    ResponderExcluir
  7. http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=193406

    é pra hj eim:
    Se liguem na terceira pauta ADI 4274, vamos fazer uma torcida ai!!!!
    Informe seus amigos, vamos dar mais essa audiencia para TV Justiça, quem não tiver a cabo pode assistir por esse site.

    ResponderExcluir
  8. Galera, desde ontem a noite não consigo entrar no site do Growroom, alguém sabe o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  9. E MAIS SEGURO COMPRAR DE TRAFICANTE DO QUE PLANTAR!!!

    JOVENS ESTAO SENDO PRESOS E TORTURADOS POR APENAS POSSUREM APENAS 1, 2 ou 5 PLANTAS (Que nao dariam por exemplo 50 gramas de flores)!!! E UM ABSURDO!!

    POR ISTO, ANTES DE CULTIVAR... SEJA INDEPENDENTE, TENHA TRABALHO, PROFISSAO, MORE SOZINHO, ESTUDE, SE FORME, TENHA TRABALHO... SO DEPOIS PENSE EM CULTIVAR!!!!!!!

    MUITAS CRIANCAS ESTAO SENDO PRESAS E ESPANCADAS POR ESTA POLICIA RIDICULA E LEIS RIDICULOAS QUE EXISTE (AINDA) NO BRASIL!!!! CUIDADO, NAO PENSE QUE ISTO E BRINCADEIRA!!! AS LEIS NAO BRINCAM!!!

    POR ISTO DIGO, E MAIS SEGURO COMPRAR DE TRAFICANTE QUE CULTIVAR 1 PLANTA NO BRASIL INFELIZMENTE!!! O BRASIL NAO E UM PAIS SEGURO!! EXISTE MUITA IGNORANCIA AINDA!! Veja a confusao da USP... QUE GOVERNADOR E POLICIAS RIDICULAS!!!

    Este Governador de SP (nao quero nem mencionar o lixo do nome dele) MERECE CAIR e NUNCA MAIS SE ELEGER PRA NADA!!

    ResponderExcluir
  10. o Cheiro da marijuana é muito forte !
    tenha cuidado .
    ao plantar seu pézinho .

    ResponderExcluir
  11. eh ta fora do ar msmo, fudeu, sera Q os homi tampo?

    ResponderExcluir
  12. Vi agora no Facebook: Problema no servidor. Estão resolvendo... menos mal.

    ResponderExcluir
  13. UFA!!! JÁ PENSEI O PIOR

    ResponderExcluir
  14. posta esse seu livro na net pra galera poder baixar pow..

    ResponderExcluir
  15. abstinencia do growroom galera... quem ta junto? tomara que consigam resolver o lance lá.

    ResponderExcluir
  16. Sérgio(Y) tá de parabens, sempre aprendo mto com teus livro e dicas ^^ brigadão!

    ResponderExcluir
  17. PRECISO DO GROWROOM !!

    ResponderExcluir
  18. QM PUDER M AJUDAR VIDAL GALERA DO HEMP

    O SITE SEMENTES DE MACONHA EH CONFIÁVEL??
    E C EU COMPRA COM CARTÃO DE CRÉDITO APARECE NA FATURA O SITE "SEMENTES DE MACONHA"???

    GRATO DESDE JAH!

    ResponderExcluir
  19. O site do GR tá fora do ar!!!

    ResponderExcluir
  20. Por favor SERGIO VIDAL, será q vc poderia me informar se eu posso FLORESCER minhas LINDAS só na lampada fluorescente ??

    ResponderExcluir
  21. Por Favor preciso URGENTE de alguns livros para o cultivo ! Quem puder disponibilizar no meu e-mail AGRADEÇOO !!! glauco_420@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Aonde eu compro as sementes ??

    ResponderExcluir
  23. E possivel usar o sol por 8 horas e o resto com lampada?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite família. Estava precisando tirar uma dúvida. Já tenho tudo na mão pra começar o meu primeiro cultivo sério. Porém minha dúvida é sobre a iluminação. Pelo que li. O certo é usar lampada vapor metálico de 4oow pra o crescimento da planta. E a de 400w vapor de sódio. Porém essas lâmpadas são todas de 220.e aqui no Rio de Janeiro e tudo 110. Se eu for comprar essas lâmpadas terei que comprar um transformador . Porém qual lâmpada de led pode vim substituir a lâmpada de 400w .tanto à de sódio. Quanto a metálica?

    ResponderExcluir