terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como Escolher e Germinar as Sementes? [Cultivo Vital Ed. #145]

por Sergio Vidal

 

Essa semana recebemos um e-mail que nos ajudará a discutir um pouco a respeito de um dos aspectos principais do cultivo de cannabis, a germinação. Falo que ele é um dos principais porque não se começa uma caminhada sem dar o primeiro passo e, no cultivo de cannabis, a escolha da semente e a forma como será germinada, pode influenciar diretamente o sucesso do jardim.

 

“Então Hempadão, é o seguinte, eu a 4 dias eu decidi que ia começar a plantar. Então pra testar eu peguei algumas sementes da minha weed prensada. Algumas com cor mais para um branco amarelado e outras da cor marrom.

Eu quando fui plantar como inexperiente acabei me descuidando com as técnicas e acabei perdendo bastantes sementes. Me sobrou uma semente e ela era de cor mais pálida e amarelada. Eu usei o método da folha toalha, e passando-se 1 dia eu percebi q a semente havia trocado de cor, ele ficou marrom. e ao terceiro dia eu começo a ver rachaduras na parte da casca da semente. agora vou aguardar mais. Mas gostaria de saber se a semente tem a chance de estar apodrecida e se teria como eu recupera-la hidratando-a? Obrigado.”

 

Por mais óbvio que pareça, é importante destacar que sementes de fumo prensado também foram amassadas e, por isso, podem estar danificadas e incapacitadas de germinarem. No entanto, muitas pessoas conseguem obter sucesso germinando sementes de prensado. As sementes variam muito de coloração, tamanho e aparência, de acordo com a variedade e tempo de amadurecimento. Geralmente, as sementes que não amadureceram o suficiente são pálidas e quebradiças, mas, mesmo assim, é possível que germinem. Se não houve custos com a aquisição da semente, o ideal é descartar todas as mais fragéis. Uso um método bastante seguro que é o de apertar a semente entre os dedos polegar e indicador, as que partirem, obviamente não serão germinadas. Mas esse método também pode acabar estourando sementes com algum potencial de germinação. Caso sua semente seja comprada não use essa técnica, pois você pode perder uma semente com possibilidade de nascer.

 

 

Outra técnica bastante comum é a citada pelo leitor, conhecida como papel toalha, ou, em muitos casos UFO. A ideia é basicamente hidratar a semente mantendo-a sempre úmida, em local escuro, protegida de temperaturas extremas, especialmente do frio.  Muitas pessoas a chama de técnica UFO (do inglês, unidentified flying object, ou Objeto Voador Não-Identificado) por que colocam dois pratos para preservar as sementes da luz, adquirindo um formato que lembra o de um disco voador.

 

A semente não precisa de nutrientes para germinar. Tudo que ela precisa pra chegar até os cotiledones ela já traz consigo. Muitos cultivadores preferem germinar a semente direto num substrato sem qualquer adubo, ou com muito pouco de substrato nutritivo. Mas, a maioria parece preferir mesmo a técnica de germiná-la sem substrato. Nesse caso, logo que a semente se romper e a  radícula sair é preciso colocá-la com cuidado no substrato. Não esqueça de levar bem as mãos antes de fazer isso, ou, de preferencia, usar uma pinça para a operação. No caso da foto abaixo o cultivador se arriscou deixando muitas sementes germinarem juntas. É possível fazer dessa forma, mas há sempre o risco de que as radículas se enrolem umas nas outras, prejudicando o desenvolvimento do broto. Se a germinação for feita sem substrato, é importante, ao transplantâ-la, lembrar de colocar a radícula para baixo, sob o substrato. Mas, caso a germinação ocorra direto em algum substrato, não se preocupe com a posição da semente, pois ela se guiará pela luz do sol para saber qual lado deve direcionar as raízes e para qual deve direcionar o crescimento vegetativo.

 

Espero ter podido esclarecer um pouco mais sobre esse tema e aguardo as cartas do/as leitore/as para as próximas semanas!

84 comentários:

  1. Ah, então por isso uma vez não consegui germinar 16 sementes do Manga Rosa (boas) nesse mesmo modo.
    Botei num tupperware, não era escuro.
    Mas eu as botei bem separadas...

    Ah como eu queria plantar.

    Abc Hempada e Vidal.
    Eh noiz Guaxinim.

    ResponderExcluir
  2. Pra ver sse ta boa tmb, enche um copo com agua e veja se as sementes boiam, as que afundarem provavelmente nao vao germinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi a germinar assim , no copo com água. Mas no caso que aprendi geralmente é ao contrário, as que afundarem no copo que tem mais chances de germinar, mas não imediato. É assim : selecionem as sementes (apertando com os dedos), depois coloque-as em um copo com água. O tempo quando eu aprendi foi de 24 hrs e deu certo, mas andei me informando melhor e dizem que com 8 hrs no copo com água ja é suficiente para ela germinar. depois das horas na agua é só colocar em vasos pequenos com terra bem humidecida ! ;) Não compre , plante !

      Excluir
    2. Oiii eu gostaria de tira umas duvida min add no faxebook franklin kalliane por favo qero planta mais nao quero estruir a semente nao. Ser pode min ajuda agradeço!

      Excluir
  3. usei o metodo do guarda napo tambem mais coloquei num pode de margarina duas camada por baixo cinco sementes de prensado mesmo e duas camada por cima e coloquei agua mineral,no growroom falaram q era melhor pelo ph7 depois de uma semana no pote de margarina 3 germinaram q foi uma beleza é legal pra caramba quando vc ve elas germinando(quando vai fazer pela primeira vez é bom usar semente de prensado mesmo pq pela inexperiência vc pode perde as sementes e semente de prensado a perda é menor porque ja se pagou merreca mesmo do que compra uma na gringa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, dps de geminala, q tipo de terra eu devo colocar minha semente?

      Excluir
  4. Boto direto no vaso e na luz, 24hrs por dia e ainda assim brota. Só tampar com terra

    ResponderExcluir
  5. o metodo do guardanapo é um modo errado de se germinar, ao tirar do guardanapo voces irao perder as microradiculas da semente, tornando mais dificil a germinacao e tendo o risco da planta ter muitas doenças mais alem, deixe por 24 a 48 horas a semente dentro de um copo d'agua, depois transplantea para o substrato. o Sergio como intendido deveria saber disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao deixar as sementes na água quebra-se a dormência da semente.
      No caso de caroço de manga, tira-se a parte dura e se obtém a amêndoa.Está germina mais rápido.Porém não pode ser danificada.

      Excluir
    2. Ao deixar as sementes na água quebra-se a dormência da semente.
      No caso de caroço de manga, tira-se a parte dura e se obtém a amêndoa.Está germina mais rápido.Porém não pode ser danificada.

      Excluir
  6. Iae sergio kd as dicas do vegetativo? floração?
    germinação eh o que quase td mundo sabe...estou com uma planta que peguei semente de prensadao parece ser uma sativa pois as folhas mais novas chega a ter 10 pontas....esta com quase 2 meses..sera que na florçao terei muito problemas com os visinhos pelo cheiro que solta? pq nunca vi uma cannabis floreçendo entao n tenho menor ideia de como deve ser...VLW HEMPADAO vcs sao zika ;D

    ResponderExcluir
  7. eu só coloco no vaso cheio de umo de minhoca...
    e depois transplanto para um lugar q ela ira ficar ate o fim...
    tipo um furo na terra do tamanho da ponta do indicador, jogo a semente, fecho e espero.
    nunca fiz com semente comprada, só do prensado e vem q nem praga, e olha q eu moro em Blumenau e a umidade aqui é de fuder...
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure na internet bancos de venda: www.plantarmaconha.com www.nirvanashop.com

      Excluir
  8. eu só coloco no vaso cheio de umo de minhoca...
    e depois transplanto para um lugar q ela ira ficar ate o fim...
    tipo um furo na terra do tamanho da ponta do indicador, jogo a semente, fecho e espero.
    nunca fiz com semente comprada, só do prensado e vem q nem praga, e olha q eu moro em Blumenau e a umidade aqui é de fuder...
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Preciso que Vocês me indiquem um bom site para comprar sementes, de um boa White Widow, porque levei cano em um site da Holanda ...preciso plantar está passando de ora, me ajude me dando uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. site de confiança da holanda sensi seeds, sempre enviam, inclusive enviaram a mesma encomenda 3 vezes das 2 primeiras a transportadora não deu com a morada, dei uma moarada alternativa e chegaram, recomendo são discretos e teem as melhores sementes ao melhores preços

      Excluir
  10. Eu vou iniciar hoje com papel toalha .. é minha primeira vez !! ..

    Fred

    ResponderExcluir
  11. Você aí que tomou cano, diz aí qual o site.
    Fiz uma compra semana passada e estou com receio de não chegar.
    Qualquer coisa estou no bystoco@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Galera que tá pedindo mais dicas de vegetativo e floração. Volto a lembrar que as mensagens são respondidos por ordem de chegada. Se vc mandou alguma sobre esses temas e ainda não foi respondida, aguarde que logo será! Todas serão, só questão de tempo.

    Quanto ao anônimo que falou que eu deveria saber que o método do papel toalha é errado. Pessoalmente não uso, mas se tem muita gente que usa e obtém sucesso, quem sou eu para dizer que é um método errado? Minha postura pessoa não é a de julgar se um método é certo ou errado, se é melhor ou pior que outro, meu papel é discutir todos os métodos que conheço e procurar ajudar a pessoa que mandou a mensagem.

    Assim como tem gente que está pra lá de craque em germinar sementes, tem gente que nunca germinou uma semente, a grande maioria nunca germinou nada, e essas pessoas devem ser atendidas também :D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii qual melhor geito de a cemente brota cresce saudável bota no copo com algua ou no papel toalha?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Ah, só uma coisa, pra quem gosta de ditar regrar dizendo que uma coisa é mais certa que outra.

    Conheci pessoalmente o campeão da copa CABA, a copa de Buenos Aires, quando estive em São Paulo em setembro desse ano e ele usa a técnica do papel toalha, ele, inclusive, que me disse que lá na Argentina a galera chama a técnica de UFO, por que usam os pratos pra manter as sementes no escuro. Grande abraço a todos e vamos continuar culivando e mandando as mensagens!

    ResponderExcluir
  14. Cara, essa galera que planta... não tem familia não? Poxa, minha mãe me mata se eu der uma dessas, embora morro de vontade kkkk
    to pensando em germina-las e replantar em um terreno baldio... e deixar na sorte. se chegar pelo menos a produzir folhas bonitas já me dou por realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a bíblia em Genesis 9... Se DEUS já legalizo, quem é 'nois' pra proibir?!
      hehehehehe
      Viva Jah ! Cristafari !

      Excluir
  15. tenho ervas que tirei de fumos presandos, ja estao completando 1 mês =D

    ResponderExcluir
  16. Moro sosinho, e por isso minhas plantinhas tem um comôdo somente para elas, deixo a luz ligada a noite toda, durante o dia deixo apenas a luz do sol, uma ja tem 1 mês e ja tem um leve cheiro de marofa!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ae galera pra quem ainda não possui, o livro do Sergio é muito bom, podem comprar que vcs vao gostar.

    ResponderExcluir
  19. a uns 2 meses atrás resolvi fazer a experiência de germinar no papel toalha com as sementes do prensado mesmo, escolhi 3 sementes as melhores, as 3 germinaram em 3 dias, a radícula estava igual das fotos acima, mas nem plantei.. agora resolvi germinar 3 sementes de novo só que de outro prensado, e já faz duas semanas e nada de brotar a radícula das sementes, acho que vou comprar na net mesmo, por que as do prensado não são de boa qualidade não, ou não sei o que rolou com as sementes.
    bom rapeize, alguém me indica um site de venda e uma boa escolha de semente para iniciante no cultivo indoor aqui no sul? salve leitores e colaboradores do blog!

    ResponderExcluir
  20. ae sergio entao eh issu memo to esperando minha resposta la em....ae agradece viu mlk ...vcs sao zika , foi pelo trabalho de vcs que me incentivou a plantar...e fazenu certo nao tem erro nao galera...to aque guardando algumas sementes pq sei que se plantalas vai brotar , e depois de nascida eu nao tenhu coragem nem de doar nem de matalas...aoksao entao vo espera ve se minha colheita ira dar certos daki um tempo e depois plantar mais......e ADEUS AOS PRENSADOS PESSIMOS DA FAVELA

    Flw EH nois HEMPADAO gostaria de mandar uma fotinha dela..nao sei o sexo ainda...com quantos meses da pra descobrir +-

    ResponderExcluir
  21. Grande Sergio Vidal, sempre mndando bem e passando o conhecimento.

    Comentaram que esta escrevendo outro livro, procede?

    ResponderExcluir
  22. ja utilizei bastante o método do papel toalha, mas minhas experiencias pessoais me levaram a concluir que as sementes que estao em boas condiçoes germinam tanto no papel toalha como diretamente no solo, por isso adotei o segundo método e sem decepção!

    keep growing

    ResponderExcluir
  23. as melhores sementes são aquelas marrom escuro com umas listras meio pretas...por ae...e pra germinar pode ser num pote plastico com papel toalha umido...eu deixo as sementes 6 horas antes num copo de agua...no outro dia elas ja estão com as radiculas de fora...mulheres...shaushuahsuah

    PS: Chupa vidal.

    ResponderExcluir
  24. eu sempre consigo germinar no papel toalha mas depois num da pra seguir em frente por que minha mae iria perceber que se tratava de uma planta de maconha.

    ResponderExcluir
  25. Engraçado alguns aqui ficarem criticando iniciantes no cultivo. Quanto mais iniciantes aparecerem significa mais conscientização, significa menos dinheiro pro tráfico, significa redução de danos, significa ativismo... Vamos largar de egoísmo... os que plantam hoje já foram iniciantes ontem...

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo trabalho Vidal!

    ResponderExcluir
  27. Bom artigo vidal. Incrivel como a magica acontece.

    Quanto ao lance de utiizar papel toalha. No geral, papel toalha não é poroso como o algodão ou mesmo o rockwool ou jiffy p, que tem suas fibras tao espaçadas que o radiculo simplesmente iria se emburacar ali pelo meio.

    Então a afirmação de que o seu uso é prejudicial nào é valida.

    Até porque quando você prejudica parte da raiz, contanto que não seja um dano gigantesco em proporção a raiz, ela irá se recuperar muito rapido, e inclusive a toda poda na raiz, ela multiplica o numero de shootings. Bem como os seus galhos acima da terra.

    ResponderExcluir
  28. Ja plantei sementes só que não germinaram,gostei da ideia do papel toalha.Irei tentar este método.


    Valeu*-*

    ResponderExcluir
  29. Eu coloco direto na terra as selecionadas de prensado aui no Sul. Faço um buraquinho, boto a semente. Tapo de terra, molho um pouquinho e deixo no sol para pegar calor, mas sem pegar luz. Nasce tudo. Nasceu umas até sem querer. Ficam doidas atrás de luz quando germinam. Tem de ter uma terra boa, bem humosa, adubadinha no orgânico e SEM fungos (matam a semente e a plântula). Se tu der luz cresce muito rápido. É só ter espaço, justamente oi que me falta.

    ResponderExcluir
  30. shoow o site! isssssa! 420 a todos! vlws as dicas , pior q ja tive muitas so que ultimamente ando meio azarado
    rsrs

    ResponderExcluir
  31. Espero obter sucesso com o metodo.'
    Estou usando sementes de weed prensada se der certo mais pra frente eu compro sementes melhores. =D

    ResponderExcluir
  32. Ae galera comecei a plantar há 10 anos atrás, na época nem havia material em português e em inglês era raro. Vídeos e youtube não existiam e venda de sementes na internet era ficção.

    O que me ajudou muito a desenvolver a técnica de germinação, plantio, poda e colheita, foi uma cópia xerocada de um manual de um site pioneiro aqui no brasil que não existe mais. Quem é das antigas conheceu o http://www.bolha.cjb.net/, então vou disponibilizar o endereço do manual para vocês estudarem.

    http://pt.scribd.com/doc/58292539/Tecnicas-para-Cultivo-de-Cannabis-em-Ambientes-Fechados#download

    ResponderExcluir
  33. Primeiramente um bom dia a todos . já conssegui germinar seeds de laboratório & tal's só que tõ com uma duvida sobre seeds de um prenssadoque peguei ,enfim sei dos metodos de germinação & os dois metódos citados aquie são eficazes ! queria saber se algumas sementes não tem força suficiente pra romper a casca pois coloquei uma só uma msm pra germinas & ela descolou de uma lado mas com a casca ainda fechada nisso peguei & tirei essa parte pra melhores resultados não é mto uma dúvida mais sim uma metáfora se as sementes não consseguem romper a casca msm elas sendo boas pra germinar pode se 'ajuda-las' como fiz no caso ?! isso que queria saber ,Agradeço pelo site em tentar nos ajudar ficarei grato se minha duvida for esclarecida fiquem na vibe positiva & bouns hemps !

    ResponderExcluir
  34. Vocês tem dicas pra montar um growroom, pois não posso plantar em meu quintal, preciso montar o meu viveiro, tô com problemas para conseguir seed só pra testar as dicas que vejo na net...

    ResponderExcluir
  35. Olá, queria saber se tem como eu conseguir sementes no brasil pois não possuo cartão de crédito pra comprar do exterior!! estou a tempos atrás de umas... se alguém souber me responder, meu email : msilverol@yahoo.com Bjoos adoro o site!

    ResponderExcluir
  36. galera, como saber se uma semente é boa ou nau? '-' iniciante

    ResponderExcluir
  37. taque dentro de um copo d' agua se boiar está ruim, se afundar está provavelmente boa.. aperte de leve a semente e ver se ela se mantem entacta, obs :não aperte forte dms, e de preferencia escolha as mais escuras....

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem algum problema em usar aquelas garrafas de agua mineral de 10L, para usar como vaso para o "cultivo medicinal" da planta cannabis? Pois o vaso seria translúcido e passaria luz. Isso afetária de alguma forma o crescimento da planta?
    Agradeço desde já se poderiam me tirar essa duvida.

    ResponderExcluir
  39. uma tecnica muito simples tambm pra o processo de germinação é a que faziamos nas escolhas com algodao e feijao, poem no nosso caso obviamente nao sera feijao.
    uma dica tbm é que ao desenvolvimento do pé como passar do tempo vc sempre observear se nao há fomigas comendo seu pé ou algum outro inseto ou bixu, e por ultimo vc sempre procurar se livrar de folhas ou galhos que estejam secos ou secando pois isto desvia nutrientes de uma parte boa para a que nao esta na tentativa de reviver. por isso fique sempre ligado qualquer coisa é só me contatar no face Julio Rodrigues
    o Link é : http://www.facebook.com/julio.rodrigues.3192479?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  40. boa tarde a todos alguem sabe onde encontro sementes de uma jenetica boa

    ResponderExcluir
  41. ola galera
    a situação é a seguinte
    faz uma semana que coloquei pra germinar 4 sementes de prensado e a radicula de 3 sementes ja esta aparecendo
    como faço para transplantala de lugar(colocar num vaso grande)
    quais os cuidados q devo tomar?
    obs:elas estao germinando num pedaço de algodao

    ResponderExcluir
  42. Site seedsman. Pague com western union. E um tipo de transferência internacional de dinheiro a vista. Tem um posto da western no centro. Vc faz a compra no site recebe umas informacoes leva para western faz a transferência recebe um codigo envia para eles na secao helpdesk da conta no site e pronto eles enviam. Caso nao saiba inglês dúvidas use tradutor pra tudo...que e fácil...

    Nao desmerecendo nenhum metodo mas tente colocar um papel toalha umedecido com agua da torneira e as sementes dentro de um pote de plastico com tampa e guarde dentro do seu guarda roupa verifique uma vez por dia e quando vc ver o rabinho branco com uns 3cm voce planta no que preferir. Tente plantar em um vaso pequeno. Para a planta crescer a raiz enconsta no fundo do vaso antes. Faca um vaso com fundo falso e comprove.depois vc transplanta para uma vaso maior..

    Use uma boa mistura que vc nem precisa se preocupar com fert no inicio. Tem muito lugar dando dicas. Mas misturando terra humus areia e cascalho fica bom e bem barato.tem terra cara e terra barata.ve o que vc pode gastar e faca seus testes.

    Vegetação 18 horas de luz.. se quiser gastar un pouco use a marca advanced nutrients Sensi grow mais b52 mais voodoo juice pronto.mistura tudo ve o ph e rega.se tiver humus e alguns nutrientes no solo nem precisa de fert na vega.mas se quiser um monstro use fert da advanced.

    Floracao 12 horas de luz se quiser gastar um pouco use Connosseur mais Bigbud mais b52 mais voodojuice e no fim da flora manda tudo com overgrow.existe farinha de osso.melado de cana um esquema de morcego etc pra gastar pouco.nao gosto muito destes por que nao tem proporção exata de nutrientes etc. Essa e uma grande direnca de usar um fert proprio para a erva porque tem medida especifica etc

    Em alguns sites os produtos sao vendidos fracionados e fica barato.confira

    Nao precisa regar muito.precisa comprar um medidor de ph isso e o mais importante.voce confere o ph da agua e depois rega.tem que ficar por volta de uns 6.5.


    Quem tiver duvidas sobre o meu relato manda email para ralmeida1050@gmail.com q eu dou um help ou pergunta embaixo!!!

    Abracos do Ren

    ResponderExcluir
  43. Planntei no papel toalha " porem faz 3 dias e nao vi resultado ainda oq devo fazer ?

    ResponderExcluir
  44. Quanto tempo demora para a radícula ficar do tamanho dessas aí da ultima foto? porque as radículas das minhas sementes até brotam, eu uso o método do copo com água, depois passo para o papel toalha mas mesmo assim não desenvolvem, será que é porque eu toquei na semente? O que eu faço?

    ResponderExcluir
  45. Fiço no guardanapo e nao deu resultado ja faz esatamente 4 dias oq eu faço

    ResponderExcluir
  46. Comprei umas sementes em uma feira de passáros, mas o cara disse que foram cozidas, comprei pra testar, só que quando boto na água sai a radícula mas depois de alguns dias não cresce. Até agora não entendi se estão estéreis ou férteis, tô com essa dúvida. Poderiam me esclarecer isso por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se saiu a radícula é pq germinou, é uma semente boa... Coloca na terra com cuidado com a radícula pra baixo, coisa de 2 cm só... Ai rega de leve a terra e boaa..

      Excluir
    2. Mas eu plantei, a terra não é lá grande coisa mas eu acho que deveria vingar pelo menos uma. Não sei se estava regando muito, talvez pode ser mania de achar que a semente precisa de muita água, mas eu molhava uma vez por dia, mas acho que a terra não escoava a água, vou comprar terra preta pra testar, mas mesmo assim ainda acho estranho o fato de a radícula não crescer depois de sair nem se eu colocar no papel toalha, ela parece que morre, não sei porque.

      Excluir
    3. Regou demais, a rega deve ter menor frequência.

      Excluir
  47. Boa tarde galera.
    Bom eu creio que todas sementes foram feito pra nasce, ao contrario de sementes quebradas ou sem vida.
    Eu fumo maconha a 7 anos, ate que um dia desses peguei um do prenssado que acompanhava cm muitas sementes, bom eu nao me importei com élas, simplesmente peguei e deixo no vaso da minha vó,
    passou se 4 dias, um cheiro forte de maconha, fui olhar a sementinha tinha nascido :D

    ResponderExcluir
  48. Galera, eu plantei 2 sementes a 4 dias, uma marrom e uma branca meio amassada, a marron rachou e a branca ta inchada mudando de cor, será que elas vão nascer? Se alguém souber responde. :DD abraços

    ResponderExcluir
  49. Depois que a semente é levada a terra, em outdoor, ela deve permanecer no escuro, ou pode ser exposta ao sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema um pouco de sol, mas cuidado para não torrar a semente, mantenha o local úmido e quando estiver muito quente coloca alguma coisa em cima, pode ser um plástico escuro ou algo assim porque mantém a umidade na terra e protege um pouco dos raios UV.

      Excluir
  50. eu to sem sorte de germina semente de prensado ,tentei germina mais de 20
    seeds e nenhuma germino,coloquei para germina no papel toalha nenhuma germino e nem na terra germino,mas nao vou desisti coloquei mais 3 hj dessa
    vez vou ter sorte se deus qise.

    ResponderExcluir
  51. ai galera entao comprei umas seeds do site do marihuana seeds shop mas eu nao tenho cartao de credito ,entao eu fiz na forma de pagamento de transferencia bancaria ,entao se alguem souber se o banco qe eu for fazer essa transferencia internacional se eles cobram caro a taxa.agradecido se alguem responde falo ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importar sementes não dá B.O não? já comprou alguma outra vez?

      Excluir
  52. ai galera entao comprei umas seeds do site do marihuana seeds shop mas eu nao tenho cartao de credito ,entao eu fiz na forma de pagamento de transferencia bancaria ,entao se alguem souber se o banco qe eu for fazer essa transferencia internacional se eles cobram caro a taxa.agradecido se alguem responde falo ate mais

    ResponderExcluir
  53. eu to sem sorte de germina semente de prensado ,tentei germina mais de 20
    seeds e nenhuma germino,coloquei para germina no papel toalha nenhuma germino e nem na terra germino,mas nao vou desisti coloquei mais 3 hj dessa
    vez vou ter sorte se deus qise.

    ResponderExcluir
  54. Coloquei duas para germinar no copo com agua, e rachou uma e a outra ficou com uma rachadura mais pequena, eu a coloquei numa vasilha com terra normal do meu quintal.. e a outra semente ? O que eu faço

    ResponderExcluir
  55. sementes de cannabis Pronta entrega no Brasil
    http://straindavez.loja2.com.br

    ResponderExcluir
  56. Compro sementes desse cidadão aqui (seedsbrasil@hotmail.com), sempre entregou certinho, o lado ruim dele é que só tem sementes da sensi seeds, mais pra quem ta começando acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  57. Galera onde tem site de sementes gringas que não tem perigo de ser pego

    ResponderExcluir
  58. glr alguem ja compro semente nesse site! BUY DUT SEEDS. ele e da horlanda to meio escamado de nao chegar

    ResponderExcluir
  59. Onde eu arrumo umas sementes, pelo amor de DEUS não aguento mais olha pra o vento e ver que o prensado esta tirando o meu sorriso :/

    ResponderExcluir
  60. bom dia!
    tenho uma pergunta!
    bom, tinha algumas sementes de prensado e resolvir plantá-las. fiz o processo de colocar as sementes em uma caixa com algofao para que as raízes da semente pudessem desenvolver. o processo ainda não tinha sido completado ainda e peguei uma dessas sementes e pressionei a mesma estourou e dentro saiu uma massa branca e de cheiro não agradável! alguém sabe informar ou responder algo sobre essa situação?!

    obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Sensi seeds faz Encomenda para o Brasil ?

    ResponderExcluir
  62. Galera meu pe quase morreu por causa de muito cha de banana kkk e ele queimo a metade do pe algumas flores estao verdes ainda...sera q vai fica boa pra fumar?muito obrigado agradeço desde ja

    ResponderExcluir