terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fim da Tolerância com a Maconha na Holanda? Ainda Não! [Chapa2 Ed. #147]

As notícias que chegam da Holanda pela grande imprensa falam da restrição cada vez maior ao funcionamento dos coffe shops. Mas aqui no Hempadão as entrelinhas desta história são debatidas com mais clareza e desfazendo todas as falácias que estão sendo ditas por aí.

 

Antes de tudo é preciso dizer que a maconha não é legalizada na Holanda. Pois é, meu nobre! O que existe por lá é uma tolerância ao comércio da erva dentro dos coffe shops com a venda de até 5g por cliente. Apesar de progressista e pioneira a legislação holandesa está longe de ser um modelo ideal de legalização.

 

A última notícia que chegou aos jornais brasileiros fala de uma lei que começa a vigorar em maio de 2012 proibindo o acesso de pessoas que não residem na Holanda de entrar nos coffe shops do sul do país. Isso mesmo! a restrição é apenas para os estabelecimentos próximos a fronteira sul da Holanda. Na bela Amsterdã tudo continua na mesma.

 

Os conservadores argumentam que o turismo canábico gera congestionamentos, poluição, baderna e aumento do tráfico nas tranquilas ruas da Holanda com todos os doidões da Europa correndo pra lá. Mas gostando ou não o turismo em busca da erva é uma realidade holandesa - principalmente em Amsterdã - onde algumas pesquisas apontam que 25% turistas vão a cidade com interesse de fumar um beck legalmente. Coffe shop paga imposto, gera empregos formais e não se organiza de forma criminosa para manter seu funcionamento.

 

Com uma simples canetada o governo holandês pode colocar todos os cafés na ilegalidade por fim ao que foi uma das vitórias do movimento de contra cultura dos anos 70. Mas só os tolos acreditam que isso vai acabar com o comércio da erva neste pequeno, desenvolvido e simpático país europeu. Como em qualquer outro lugar onde a proibição é plena o tráfico vai assumir o mercado canábico por completo e colher todos os lucros de um negócio que está entres os mais lucrativos do mundo. A opção pela violência na compra e venda de maconha está nas mãos do governo holandês!

 

Por outro lado, cabe aos holandeses decidirem se querem ou não os turistas da marofa em seu país. A nossa luta deve ser pela legalização da maconha no Brasil e no resto no resto do mundo, inclusive na Holanda!

10 comentários:

  1. o modelo da holanda e bom, mais so pode ter apenas 100g por estabelimento ai fica foda

    ResponderExcluir
  2. seguinte, é melhor ir no coffe shop que só tem erva , do que ir na "boca" onde há outras. pense (segue: @romulooberthem

    ResponderExcluir
  3. antes igor sp agora goi sp20 de dezembro de 2011 às 17:10

    se la esta ou nao longe de ser legalizado o que intereça eh que maconheiro la eh tratato que nem gente...COISA QUE BRASIL AINDA TEM QUE APRENDER!

    ResponderExcluir
  4. A Europa está saturada de estrangeiros mal-educados. Há pessoas que arrumam um bom emprego na ZonaEuro e esquecem-se de suas origens humildes, adotando posturas arrogantes e não se integrando à comunidade holandesa nem europeia, desrespeitando direitos e liberdades conquistados a duras penas pelos holandeses, e não somente. O fato é que os macôs holandeses e os macôs estrangeiros residentes legalmente na Holanda continuarão fumando a melhor erva do planeta, e pagando o maior imposto do mundo sobre a mesma. Vamos aguardar. Aposto 100% das fichas que a macô JAMAIS será banida dos Países Baixos. Deus fez o Mundo. Os holandeses fizeram a Holanda. Quanto a postura dos holandeses, é preciso lembrar que são o povo mais desenvolvido do Mundo. Por isso a sua Polícia (com P Maiúsculo) TOLERA consumidores de canábis no Reino dos Países Baixos. Não há perseguição cerrada, nem casos de achaques, torturas e mortes, como há aos milhões em subpaíses por aí a fora. Subpaíses sem saneamento básico, porque 70% do dinheiro público é roubado há 200 anos..., impunemente.

    ResponderExcluir
  5. Fim da tolerância com a maconhe esta acontecendo aki no Brasil:
    http://www.osmarterra.com.br/noticia.php?idnoticia=221

    ResponderExcluir
  6. HAHAAAAAAA
    Muito obrigado por terem esclarecido esta história, pois tinha visto em primeira instância de um jornalista sensacionalista falando que iria ser proibida em toda a Holanda.
    Agora sei da verdadeira história.

    Vlw!

    (vamo mostrar a cara maconherada)

    ResponderExcluir
  7. Moro em Dublin e estou indo em janeiro para amsterdã fazer uma terapia "verde" intensiva de 4 dias. Fiquei sabendo disso e resolvi pesquisar sobre o assunto mandnado um e-mail para o The Bulldog - um dos mais tradicionais coofee shop de Amsterdã - e eles responderam que a lei foi renovada até 2015 e que a imprensa gosta de noticiar as "bad news", mas as boas não divulgam. Segue a resposta e Jah abençoe a Holanda! Wohoooooo!

    Dear Mario,

    There is no need to worry, no laws have been changed and will not change until atleast 2015 - if at all. The media is very quick to announce bad news, but hardly ever announces the good. Please read the following update on our website regarding the weedpass status.

    http://www.thebulldog.com/amsterdam-proposed-weed-id-pass-system-wietpas

    Regards,

    R. Maigret

    Obrigado Jah!

    ResponderExcluir
  8. Ta'í. Os macôs holandeses estão protegidos por lei federal!
    brasília é barbárie e não representa mais nada da aspiração nacional.

    ResponderExcluir
  9. Aí, galera, pesquisa científica terrível para os tabagistas e para os alcoólatras, feita na Austrália, país altamente conservador, mas tolerante com os macôs locais:

    FUMAR -- UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE: causas de morte na Austrália:
    tabaco 19,019; álcool 25.831; acidentes de automóvel 1,731; drogas ilegais 863; assassinatos 203.
    Tabagismo causa mais mortes do que o assassinato, drogas e acidentes de carro combinados.
    Fumantes não só vivem vidas mais curtas, mas também mais anos com problemas de saúde incapacitantes.
    FUMAR PROVOCA DOENÇAS CARDÍACAS: o tabagismo estreita as artérias do coração, fazendo com que fiquem bloqueadas. Isto pode causar ataques cardíacos e morte. Fumar pode dobrar o risco de morte por ataque cardíaco.
    FUMAR É UM VÍCIO: quando você fuma, inala a nicotina, que é uma droga. Em pouco tempo você pode achar difícil controlar o quanto você fuma, ou parar de fumar. Muitas pessoas não percebem que estão dependentes do cigarro até que tentam parar de fumar. Até mesmo os fumantes de longa data CONSEGUEM parar e param.
    Você CONSEGUE parar de fumar. Ligue Linha de Saída, fale com seu médico ou farmacêutico ou visite o site.

    http://www.youtube.com/watch?v=oMNCcnpOG9Y&feature=player_embedded

    ResponderExcluir