quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Legalização do Aborto e a Vitória da Liberdade no Uruguai! [Hemportagem Ed. 148#]

por Pietro

 

Nesta quinta iremos fugir um pouco do habitual contexto da Hemportagem. Vamos tratar de mais uma vitória progressista dos vizinhos do Uruguai, que na última terça-feira aprovaram no Senado a lei que legaliza o aborto nas primeiras 12 semanas de gestação. Em 2008 o povo já tinha apoiado a proposta por meio de um plebiscito, mas a decisão foi refutada pelo ex-presidente Tabaré Vazquez com a pressão dos movimentos religiosos.

 

Foram 10 horas de debate político, com 17 senadores votando a favor e outros 14 contra a legalização. A proposta ainda precisa ser analisada pelos deputados e a Igreja Católica não deixou barato e ameaçando excomungar legisladores que votarem a favor da mudança na lei do aborto. "A lei vigente é ineficaz, discriminatória e injusta, por que algumas (mulheres) podem levar adiante suas decisões e outras, não", disse a senadora Mónica Xavier.

 

Pesquisas feitas nos últimos anos estimam que no Uruguai sejam feitos 30 mil abortos anuais, muitos deles sem suporte básico de saneamento para atender a tal necessidade. De acordo com o projeto de lei os serviços públicos de saúde, de caráter público ou privado, terão a obrigação de realizar o aborto gratuitamente nas mulheres que solicitarem o procedimento.

 

É definitivamente um passo rumo ao libertarismo, as liberdades das escolhas individuais e a neutralização do moralismo conservador. Que a decisão do governo uruguaio sirva de estímulo a outras nações democráticas e abertas ao debate.

27 comentários:

  1. Um passo para a liberdade realmente.

    Que esse fato sirva de fagulha para que a discussão sobre a legalização do aborto estoure também aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eita assunto complexo esse. Por um lado quem é contra o aborto não está de todo errado, afinal não é só da decisão da mulher que está se falando, mas de uma outra vida. Por outro, tem toda a questao das mulheres que fazem aborto em clinicas clandestinas e isso mostra que proibir não adianta nada. Enfim, acho que é um dos únicos assuntos sobre o qual eu não tenho opinião formada.

    ResponderExcluir
  3. Um passo para trás!!!Liberdade??Liberdade para por em prática um egoismo desmedido, assassinando inocentes que tentam fugir enquanto a lâmina se aproxima para esquarteja-los!!!Sou a favor da luta da mulheres em qse tudo,entendam o feto está dentro do corpo da mulher mas não é parte do corpo dela.É um ser distinto!Aborto é assassinato!Paz!@ndultchak

    ResponderExcluir
  4. Filhao, ate 12 semanas O FETO NAO TEM CONSCIENCIA.
    se vc tem uma mentalidade medieval do tipo, o semen entrou na vagina da mulher, perfurou o ovulo = ja é vida, aí sinto muito, você parou no tempo.
    abs

    ResponderExcluir
  5. mano, achei que isso era um site de maconha, nao da quarta internacional!

    nao posso fumar um e ser contra o aborto entao? que palhaçada ideologica é essa?! olavo de carvalho está certo entao?!

    nao sou contra o aborto, mas acho que isso é um site de maconheiros e essa reportagem não é digna de ser chamada de "hemportagem".

    é uma falta de respeito! o público do site nao é base eleitoral!

    ResponderExcluir
  6. Até 12 semanas pode não ter consciência, tudo bem, mas de qualquer forma, caso a gravidez não fosse interrompida ele passaria a ter. É um assunto delicado, e concordo com o anônimo que falou que hempadão é site sobre maconha, e que eu posso muito bem ser a favor da legalização da maconha e contra o aborto (não tenho opinião formada sobre o assunto). Também não acho legal ficar postando essas coisas, ficar ligando uma idéia a outra, isso influencia aquele velho pensamento binário de esquerda ou direita, de que as pessoas não podem ter o pensamento livre, têm de se apegar a um grupo e adotar todas as idéias daquele grupo, isso sim é um pensamento antiquado.

    ResponderExcluir
  7. ótima hemportagem! da próxima vez poderiam falar das milhares de mulheres do Brasil e do mundo q morrem depois de fazerem abortos ilegais. a vida das mulheres está em jogo.
    abraço,
    Miguel

    ResponderExcluir
  8. Eu lamento o fato de ainda existirem pessoas que pensam em abortar. Exceto em casos de estupro, ou seja, 99,9% dos casos, é pura irresponsabilidade da mãe e do pai que depois pensam em fazer o descarte da vida que vem.

    Não creio que proibir o aborto seja uma coisa boa neste sentido, já que o que precisa mudar é o entendimento das pessoas sobre a vida. Proibir não vai melhorar o entendimento das pessoas, só causar mais morte. No entanto não devemos pensar que é aborto é igual a jogar um lixo na lixeira.

    Quando o ser humano chega neste mundo, a primeira lição de amor que ele recebe vem de sua mãe. Ela é o outro ser responsável por dar o primeiro e maior amor daquela nova pessoa que chega. Deve ser muito doloroso para o espírito ( e sinto muito se falar em espírito te incomoda ) ter seu corpo assassinado por quem deveria dar-lhe o primeiro amor.

    No mais, usar este site para defender visões políticas que não tem nada a ver com maconha é muito deprimente também. É preciso ter mais respeito com a audiência do site para não perdê-la. Espero que este site não deixe de ser um site sobre cultura canábica para se transformar num site de esquerda política.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou contra o aborto, mas ele deve ser legalizado, com certeza. Primeiramente, vivemos em sociedade. É necessário agir em prol da sociedade. Conclui-se então, que isto é uma questão de saúde pública. Na América Latina, 21% das mortes maternas são relacionadas ao aborto ilegal (World Health Day 98.10). Você é contra o aborto? Não aborte. Porém não venha decidir na vida de mulheres que em sua grande maioria, não possuem condições para criar uma vida que se viesse a existir, não estaria tendo o mesmo conforto que os leitores deste site. Parabéns ao Hempadao, isso não é defender PT, PSOL, P qualquer merda, isso é defender a Liberdade e os Direitos Humanos.

    ResponderExcluir
  10. esse negócio de "se não interrompesse, seria uma vida", é o argumento mais ilógico que existe. veja bem:
    a masturbação, camisinha, tirar o pênis em ejaculação pra fora, ficar em casa sábado a noite e não transar com a mina (hehe), impedem uma POTENCIAL VIDA, isso é inegavel! Proíbam isso também...

    ResponderExcluir
  11. a questão é, sendo proibido ou não as mulheres que desejam abortar irão conseguir, então não vejo o porque de não se realizar o procedimento em um ambiente hospitalar com profissionais capacitados, e não em um quarto sem estrutura nenhuma, como é feito na maioria dos países.

    ResponderExcluir
  12. nada a ver com esse site aqui. Falou em 'legalizacao' ja ligam com maconha??

    Pqp

    ResponderExcluir
  13. O aborto é realizado independente de ser proibido ou não, da mesma forma como as drogas. Quem já se informou sobre o assunto sabe que é a quarta causa de morte entre as mulheres desse país.

    Quem tem dinheiro paga um médico decente e faz um procedimento médico correto. Quem não tem dinheiro acaba indo nessas clínicas "boca de porco" e sofrendo várias complicações.

    Da mesma forma como é com as drogas, o fato de o aborto ser proibido é uma forma de criminalizar o pobre, porque o rico faz o aborto de maneira segura com bons médicos e o pobre acaba caindo na mão dos carniceiros.

    Ninguém é a favor do aborto como ato em sí, mas da liberdade das pessoas em questão poderem decidir sobre se farão ou não.

    Não se deixe enganar, a proibição do aborto é só mais uma forma do Estado restringir suas opções de vida.

    ResponderExcluir
  14. Sou contra qualquer tipo de proibição, porque simplesmente não funcionam e criam mais problemas. Mas vejo o aborto como um assassinato, e de um ser totalmente indefeso.



    Ao anônimo que comentou:
    "esse negócio de "se não interrompesse, seria uma vida", é o argumento mais ilógico que existe. veja bem:
    a masturbação, camisinha, tirar o pênis em ejaculação pra fora, ficar em casa sábado a noite e não transar com a mina (hehe), impedem uma POTENCIAL VIDA, isso é inegavel! Proíbam isso também..."

    Então abandonar um recém nascido na lata de lixo também deve ser visto como algo normal?
    Essa historinha de tantas semanas é vida, tantas semanas não é, simplesmente NÃO COLA, a ciência NÃO TEM conhecimento suficiente pra afirmar isso com tanta certeza, isso é algo para o campo da filosofia.

    ResponderExcluir
  15. Aborto nao ta com nada , Previnir pra nao remediar

    ResponderExcluir
  16. esse hempadao me envergonha como maconheiro!

    ResponderExcluir
  17. Meus amigos, aqui segue um ótimo texto do Dr. Dráuzio Varella sobre o tema. Leiam, vale a pena

    http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/gravidez/a-questao-do-aborto/

    ResponderExcluir
  18. Não deixe de ser canábica para ser politica de esquerda, idiota o que isso tem haver com o direito de escolha da mulher se deve ou não ter um filho.Se vc acha ruim , beleza, faça bom proveito da sua opinião. Agora não me venha com essa palhaçada de vida e que o site vai perder leitores. Só tem idiota mesmo, vc acha que eu vou abortar pq quero, que prazer imenso em abortar, todos mulheres tem orgasmo em abortar que delicia, se ela tem que abortar é pq precisa idiota, Principalmente um monte de mulheres pobres por aí que não vão ter condições de cuidar do filho.E mesmo sendo rica, quem disse que a mulher vai ter prazer em criar o filho? Aí vem falar de vida, vida, enfia no teu rabo essa merda vida. Vida é o ser nascer tendo condições de ser amado e cuidado com todo carinho,não porque idiotas acham que o ser tem que nascer de qualquer forma pq na minha concepção crente de merda o bichinho humano tem que sair cuspindo merda de humanos por aí.

    ResponderExcluir
  19. Só tem idiota mesmo, eu leio esse site pq tem assuntos para ser discutidos e noticias referentes a debates sobre liberdade individual.Não quero ser um crente alienado que só quer fumar um ervinha.Essa debate sobre a legalização é uma discussão que vai além da minha vontade de fumar maconha. Quem disse que isso não é uma discussão politica?

    ResponderExcluir
  20. Minha namorada engravidou e a primeira coisa que passou em nossas cabeças foi abortar. Mas passado o susto encaramos a responsabilidade e hoje estamos com nosso filho de 2 anos e 3 meses de idade. FOI A MELHOR ESCOLHA DA NOSSA VIDA! Ter um bebê é como ter uma anteninha emitindo felicidade dentro da sua casa 24hs por dia! Não tenho situação financeira estável ainda, vivo com muita dificuldade e pouco dinheiro ainda mas isso não é empecilho para nossa felicidade e união. Quem estiver prestes a ter um bebê, eu aconselho a ter pois vale muito a pena. Se eu estou sobrevivendo a toda dificuldade você também pode, eu não sou melhor que você.

    Aos demais companheiros deste site, que estão usando de argumentos como: "Idiotas", "crentes alienados" e coisas desse nível. Enxerguem-se! Esses argumentos deixam bem claro quem são os verdadeiros idiotas e alienados aqui.

    Eu não sou a favor da criminalização do aborto. Mas tenho compromisso com a verdade: abortar não é a melhor escolha, nunca. Essa conversa de "eu não tenho condições" é desculpa, covardia.

    ResponderExcluir
  21. Existem pessoas que realmente não tem condições de criar um filho.Ae vão falar: "não fizesse" tudo bem, mas já foi feito. Muito melhor abortar que botar mais um no mundo pra ficar ae sofrendo, e muitas vezes fazendo merda. Pra mim não tem essa, é obvio q uma pessoa q pensou em abortar e não abortou, vai amar o filho e achar que tomou a opção, porem se tivesse abortado, esse amor não teria se desenvolvido e nada ia acontecer...

    Se eu tivesse sido abortado, fazer o que? Nunca tomaria consciência disso.

    ResponderExcluir
  22. A cada post que passa, mais se ve a ignorancia dos leitores no hempadao. Só querem a legalização da maconha por que? Pra fumar, e só! Não pensam na complexidade sócio-economica que tem por trás da erva. Não devem ter ideia da ciencia médica por trás da cannabis. Recusar um assunto como esse... quanta ignorancia!

    ResponderExcluir
  23. impressionante a incapacidade de muitos leitores desse site (supostamente pessoas progressistas e de mente aberta) de separar as questões públicas, como as leis do país, daquelas que dizem respeito à vida privada, como a religião. se vc é católico, crente, kardecista ou qualquer coisa que proíba o aborto, ok, não faça um nunquinha na sua vida !!! agora, achar que todo mundo deve seguir sua visão é um pouquinho demais né? ABORTO LEGAL JÁ!!!

    ResponderExcluir
  24. eu acho que todas as pessoas que preferem a democracia à teocracia como regime político devem dar um BASTA a esses CRENTES TALIBÃS que estão infestando o país, e inclusive o Congresso. FUNDAMENTALISMO JÁ ERA !!! será que eles já ouviram falar de ILUMINISMO? acho que não, pois não teriam ideias tão obscurantistas como violentar a liberdade feminina proibindo o aborto, perseguindo homossexuais, etc

    ResponderExcluir
  25. o aborto não é proibido suas antas, é só ler o código penal.

    ResponderExcluir
  26. Sou absolutamente contra o aborto, apenas em caso de estupro mesmo. Tiveram a irresponsabilidade de fazer sexo sem prevenção? Tenham a responsabilidade de criar uma criança.

    ResponderExcluir