quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O PT e o Debate Sobre a Legalização das Drogas! [Hemportagem 146#]

por Pietro

Nos últimos anos a política mundial sobre a maconha tem sido marcada por avanços e retrocessos. Uns descriminalizam, outros fecham o cerco aos coffeshops e dispensários de cannabis medicinal e o Brasil ainda tenta quebrar o tabu do debate canábico.

 

E quando o tabu começa a ser quebrado cabe a nós comemorar. O Deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP) vem desenvolvendo projetos em prol da regulamentação do plantio para consumo próprio e a descriminalização total do porte de drogas. Mas isso não é novidade para os leitores do Hempadão.

 

Só que a opinião de Paulo Teixeira ainda enfrenta oposição dentro do próprio PT. Sobre esse assunto o líder do governo Dilma na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP), foi bem direto. "Tenho uma posição muito diferente, mas vamos discutir isso no PT. O deputado tem fundamentos para a discussão e como líder tem sido muito correto nos debates com o governo."

 

Já o líder do PT no Senado, Humberto Costa, saiu em defesa do projeto do colega de partido. "Sou favorável à ideia de debater. A legalização seria uma maneira de combater o tráfico, mas isso não tem unanimidade. São argumentos muito fortes, mas não tenho opinião. Em tese, a legalização pode ajudar a combater o tráfico, mas os desdobramentos precisam ser estudados."

 

Humberto foi ministro da saúde pelo governo Lula e disse também que "nunca discutimos o plantio, mas o PT defende que o problema não é o usuário e sim o traficante. A opinião do Paulo Teixeira é individual e pode ser a melhor opinião, mas isso não foi discutido no PT. O debate sobre a legalização das drogas leves faz parte da discussão."

 

Só que quando o assunto diz respeito a política partidária brasileira é melhor não ficar muito animado. A melhor a fazer é continuar firme no ativismo popular de cada dia.

29 comentários:

  1. vou acender um até eles decidirem!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande bosta esse PT, o que eles saber fazer bem é roubar.

    ResponderExcluir
  3. Roubar, todos roubam! O PT, pelo menos, rouba e trabalha!

    ResponderExcluir
  4. é um pequeno passo já , mas falta muito ainda...

    ResponderExcluir
  5. sinto que estamos cada vez mais perto de ter o direito de plantar e nao ter medo de ser enquadrado como traficante

    ResponderExcluir
  6. Aliás, rouba os politicos de todoo mundo, o sistema financeiro, os bancos, é um sistema mundial de roubalheira.Pq será que poucos tem quase tudo e a maioria tem pouco?

    ResponderExcluir
  7. Tão se aproveitando que 2012 é ano de eleição, isso é puro oportunismo politico, espero que eu esteja errado, mas...

    Legalize o cultivo caseiro!

    ResponderExcluir
  8. Não compartilho do otimismo de vocês, infelizmente. Acho que a mera descriminalização da maconha só vai virar realidade daqui a uns 15 anos, senão mais, e sabe-se lá se por um debate genuinamente brasileiro ou por pressão política do tipo internacional (a mesma que ajudou a satanizar a nossa amada ervinha). Mas, é óbvio, o ativismo é fundamental. Continuemos!

    ResponderExcluir
  9. Sempre na luta! Vamos fazer a nossa parte, e continuar a marchar(mas sem deixar os partidos políticos entrarem no meio).

    ResponderExcluir
  10. hey!!!!!! it's snowing at Hempadao !!!!!!!!

    ps: Eu quero Hempaquéshhh-ti.

    ResponderExcluir
  11. "o PT defende que o problema não é o usuário e sim o traficante"
    Falam isso como se a definição estivesse bem delimitada. Parece que ninguém admite que a situação atual é insustentável, e somos os últimos, pra variar, a reconhecer a inconstitucionalidade e o absurdo da nossa repressão aos direitos cidadãos. Independente do partido, que alguém com poder resolva essa palhaçada, pelo amor de deus.

    ResponderExcluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=qyijJLjV8sk&feature=related

    Como vocês querem a legalização?quantas pessoas assistem a essa porcaria de jornal e acreditam no que ali é falado?

    ResponderExcluir
  13. O grande problema é que isso tudo é muito burocrático e demorado, para ocorrer um debate aonde pessoas importantes e sensatas estejam envolvidas demora muito tempo, a legalização e descriminalização da cannabis esta na porta mundialmente falando, e de todas outras as drogas mais a frente. Porém aqui no Brasil além da falta de informação da população aliado a um preconceito gigantesco contra ideias novas, tem a questão burocrática e demorada do nosso parlamento no geral. Mas o povo é quem precisa acender a chama para despertar os poderosos em Brasilia, assim como o ficha limpa que não deu em nada mas despertou a população e deu o recado para os politicos grisalhos de cabelos pintados, de que nós não estamos tããão assim "dormindo no ponto" e nem aí para politica. Eu vejo um avanço lento, a passos de tartaruga mesmo, e concerteza não é aqui no Brasil que vai acontecer uma revolução de âmbito global, porém com Dinamarca, suíça e outros entrando na onda da cannabis quem sabe não se desperte algo por aqui em terras tupiniquins. Mas acho que só veremos ações concretas em favor da legalização não só no Brasil como no resto do mundo, após os EUA legalizarem a cannabis e acabarem com a estapafúrdica "War on Drugs" do Nixon e Reagan

    ResponderExcluir
  14. Me soa tão falso isso...duvido que o PT vai levar isso pra frente, com a Dilma como presidente? uma dentuça feia pra caralho com cabelo escroto e totalmente a favor da repressão ? vão sonhado....e o Paulo Teixeira está lutando sozinho dentro do partido....Valeu Paulo Teixeira...Rola do Lupi na Dilma...

    ResponderExcluir
  15. Nao acho que o assunto esteja parado. Se a gente fizer um retrospecto, o maior marco no debate da legalizacao é o posicionamento do FHC e o filme Quebrando o Tabu. Até entao, nenhum rosto "sério e conhecido" havia se posicionado contra a proibicao. Lembram que até o ano passado, a Marcha da Maconha era proibida na maioria das cidades? Hoje o assunto é posto em pauta toda hora. Claro que podia ser mais acelerado esse processo.

    ResponderExcluir
  16. ja legaziram o sorvete de maconha , isso é o sinal que o pais está evoluindo

    ResponderExcluir
  17. 10 ANOS NO PODER. não precisa falar mais nada. nesse tempo, morreram pelo menos 500 mil brasileiros inocentes na atual GUERRA DO PT CONTRA AS 'DROGAS'. ou é mentira?
    APÓS 10 ANOS DE OBSERVAÇÃO, constata-se que o pt mantém um discurso muito diferente da ação, e já não resta dúvida de que, infelizmente, o pt CACAREJA PARA A 'ESQUERDA', MAS BOTA OVOS PARA A DIREITONA..., ou, o pt 'é a 'esquerda' de que a direitona gosta' (palavras de Darci Ribeiro).
    Tão ricos, fumando do melhor, cheirando só pó de primeiro mundo, bebendo uísque 12 anos, comendo caviar com champanhe 'moet chandon' e rindo da cara dos otários dos brasidiotas, que somos nós, aqueles que pagamos nossas contas pra vivermos 60 anos perseguidos, torturados, extorquidos, achacados ou mortos por balas perdidas.
    fudidos tamos nós, porque somos 'drogados' perigosos, 'maconheiros' ....
    perigo mesmo são e foram os últimos 20 desgovernos do brasil sil sil sil sil sil sil... um verdadeiro atentado contra a humanidade inteira.
    dê-lhe sil aí, hein?

    ResponderExcluir
  18. "uma dentuça feia pra caralho com cabelo escroto e totalmente a favor da repressão?"

    Parceiro, a mulher foi torturada (e não caguetou) por lutar contra a repressão nos anos 60. Será que ela é mesmo a favor de algum tipo de "repressão"?
    Lei federal quem faz são os deputados. Se tiver militância, liberdade, informação e representantes da idéia lá, a coisa até que tá indo...
    E nenhum presidente se meteria em alterar a lista das "substâncias tóxicas" e mandar tirar a erva de lá. Imagina a barulho que a oposição faria em cima disso.

    Quanto aos dentes e ao cabelo não acho q seja relevante comentar.

    Vlw

    ResponderExcluir
  19. Não que eu seja PETISTA. Prefiro o lema dos anônimos: "não nos representam". Pelo menos na prática não.

    ResponderExcluir
  20. legalizeee jaaaaaaaaaaaaaaaaah logo logoo vao ver que estavam errados

    ResponderExcluir
  21. Paulo Teixeira fica enganando agente e não faz nada na pratica, fica só no discurso mesmo.

    Triste ver o PT so envolvido em corrupçao igual aos outros partidos pt = dem

    ResponderExcluir
  22. porra, o partido entende q o problema é o traficante e nao o usuario, um acarreta no outro né, nao tem como desvincular, cabeção!!

    ResponderExcluir
  23. eu creio q se o governo libera se pelo menos o plantio caseiro, e focasse mais nos traficantes d quimica e siteticos, seria muito melor p/ nois q somos usuarios, pios naum teriaamos a nessidade d saior d ksa com entorpecentes no bolso

    ResponderExcluir
  24. só nos resta ter fé no PT!! Estamos acompanhando!!

    ResponderExcluir
  25. FÉ no PT ??

    Eu vou me mudar pra Argentina intao ...

    ResponderExcluir