sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Será que a Guarda Negligente Está Mudando? [bONG Ed. #147]

por Marco Hollanda

Um dos passos mais importantes para alcançar a legalização e a erradicação (no mínimo a diminuição) do pensamento preconceituoso em relação ao uso das drogas atualmente ilícitas. Mesmo na polícia, onde a doutrina de caça ao maconheiro é amplamente conhecida, já é possível encontrar exemplos de guardas que adotam uma linha de ação mais progressista.

 

Uma história desse tipo aconteceu em São José dos Campos (SP), onde um grupo de cinco amigos foi até o terreno de um futuro condomínio para dar uns carburadas ao som de uma viola e boas gargalhadas. Ali, a alegria durou pouco tempo.

 

Apesar do local estar totalmente desabitado eles foram surpreendidos por uma patrulha que aproximou-se na surdina sem dar tempo de dispensar o flagrante e as pontas que estavam no chão. Com as armas apontadas os dois tiras saíram do carro obrigando que todos colocassem a mão sobre a cabeça. Questionados se estavam portando armas ou entorpecentes os amigos optaram por não esconder o porte da erva proibida. Até os guardas elogiaram a honestidade!

 

Um policial foi revistar o carro enquanto o outro recolhia as carteiras de identidade para levantar a ficha criminal de todos. Enquanto realizava a verificação o Tira pediu desculpas pela severidade da abordagem inicial, dizendo que tal atitude era necessária pois o grupo estava em condições suspeitas. Ele seguiu conversa questionando se todas eram estudantes e viciados em maconha.

 

Depois de confirmar que todos tinham a ficha limpa o Homem de Farda aconselhou que eles "curtissem essa onda em outro lugar e que não vale a pena fumar maconha". Vale destacar que caso ocorreu em um bairro de classe média da cidade e, como dito pelo amigo que enviou este relato, este bONG seria bem diferente em bairro carente.

 

Se você já foi vítima da Guarda Negligente envie um relato para redacao@hempadao.com

16 comentários:

  1. Parece que dessa vez foi diferente ! parece...

    ResponderExcluir
  2. Um dos passos mais importantes para alcançar a legalização e a erradicação (no mínimo a diminuição) do pensamento preconceituoso em relação ao uso das drogas atualmente ilícitas.




    chapadão

    ResponderExcluir
  3. Na favela, e, com maioria negra, as coisas seriam diferentes.

    ResponderExcluir
  4. ja aconteceu a mesma coisa comigo em SJC na praça atras do SESI. Os guardas foram tão gentis que eu até assustei.

    ResponderExcluir
  5. As vezes é questão do guarda ser um dos poucos policiais certos do Brasil...

    Se for realmente um bom policial, os maconheiros da roda nesse bONG praticamente ganharam na loteria! Pq é foda achar um bom policial

    ResponderExcluir
  6. isso é raro hj...mas existe...legaliza Brasil 2012!

    ResponderExcluir
  7. Quero ve esses enquadro qui eles fais aqui na favela se fosse assim....agente era feliz!
    mais infelismente a realidade eh outra

    ResponderExcluir
  8. Pensamos ser raro esse tipo de atitude, porém, as 3 ou 4 vezes que já fui abordado não diferiu muito disso. A questao é aonde que você é abordado e se tem características de pessoa de baixa renda. Se está bem vestido, com uma quantidade pequena e não tenta omitir nada, a abordagem tem tudo para ser tranquila e não truculenta.

    ResponderExcluir
  9. ''Vale destacar que caso ocorreu em um bairro de classe média da cidade e, como dito pelo amigo que enviou este relato, este bONG seria bem diferente em bairro carente''

    ResponderExcluir
  10. Eu moro aki em sanja! e realmente o enquadro é MTO diferente dependendo da região!!!...poucas vezes encontramos uns COPS q pegam mais leve!!!

    ResponderExcluir
  11. POLICIA É UMA "COISA" ASSUSTADORA!!!!

    QUERO DISTÂNCIA!!! JÁ APANHEI MUITO! JÁ TOMEI MUITAS DURAS!!!
    MEU DEUS DO CËU!!! QUERO DISTÂNCIA DESTES POLICIAIS COVARDES && CORRUPTOS!!!

    UM DIA ESTES POLICIAIS QUE AGRIDEM A GENTE, VÃO SE ENVERGONHAR DO QUE FIZERAM E PEDIR DESCULPAS. ESTE DIA CHEGARÁ!!!!

    CANNABIS CURA CANCER!!! QUE VENHA 2012!!!!

    ResponderExcluir
  12. Uma vez me pegaram queimando uma ponta dentro de um baile ( tá certo eu errei) mas não precisava ocorrer o que ocorreu. o filha da puta do policial. me bateu e quis tirar de min de quem eu comprei, ai complicou eu num disse e apanhei paca..kk sorte que o vinho e o xá anestesiaram minha dor.. kkkk

    ResponderExcluir
  13. Aqui em sampa uma vez ha alguns anos atrás (e que foi a ultima vez que eu fui numa biqueira) dois PM da rocam(moto) deram um bote em mim na hora que eu tava fazendo a volta de carro no quarterao pra pegar o fumo. No meio da bocada. Aquele papo que eles viram, ta tudo filmado, vc ta fudido, revista, um monte de esculacho e no final, nao deu em nada pq eles nao esperaram eu pegar a mercadoria.
    Só nao rolou nenhuma violencia pq eu nao deixei eles montarem muito em cima de mim. Falava convicto o tempo todo que nao sabia o que eles estavam falando, que a gente podia ir pra delegacia a hora que fosse, que eu nao tinha nada a temer, tava passando alí por acaso, que ia ligar pro meu advogado (nessa hora um deles pegou meu celular e só me devolveu no final da papagaiada toda). Nao puderam fazer nada alem de me esculachar de drogado, vagabundo, bandido, sem moral, financiador do trafico, que nao era pq nao tinha prova que nao fosse dificil de arrumar uma, etc....
    Enfim, na minha opiniao, (gostaria muito de estar errado) essa historinha de PM mocinho só rola mesmo em bairro de playboy ou com playboy.

    ResponderExcluir
  14. Pois é esse role foi comigo que aconteceu, já rodei duas vezes aqui em sao jose, a primeira os caras me xingaram até a morte, nos ameaçando. A segunda, que foi semana passada, ja foi relatada aqui. Espero que um dia eu possa fumar meu baseado sem me preocupar.

    ResponderExcluir
  15. Não são os porcos que estão diferentes.
    É que como eu já disse uma vez..
    Não vale generalizar! tem coxinha fdp, e tem coxinha, que realmente faz o serviço e ta aqui pra proteger agente de ladrão.
    queremos é mais policiais assim!!

    ResponderExcluir
  16. sou de são josé tambem e na ultima vez que rodei aqui foi muito suave, foi tipo esse ai do relato, mas eles nem apontaram a arma pra gente nem nada, eles só pediram pra gente acompanhar eles, nos revistaram, a gente entrego tudo e eles falaram q nao valia a pena fumar maconha, nao por causa da maocnha, mas porcausa de ser ilegal e contribuir com o trafico e tals.. muito suave aqueles cops XD

    ResponderExcluir