terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Copenhagen Pode ser a Nova Capital da Maconha! [Chapa2 Ed. 152#]

Enquanto os políticos conservadores holandeses estão fazendo de tudo para transformar os coffeshops do país em clubes privados, a Câmara Municipal de Copenhagen, na Dinamarca, está debatendo uma forma de descriminalizar a erva e criar uma alternativa para regulação do comércio de cannabis. Afinal, de que adianta deixar de ser crime se o usuário não pode comprar de forma legal?


A principal proposta determina a abertura de 30 a 40 lojas controladas pela prefeitura, onde adultos poderão comprar maconha legalmente. Mesmo sendo uma iniciativa municipal o projeto precisa ser aprovado pelo parlamento nacional dinamarquês.


É importante destacar que a Dinamarca já teve uma política de descriminalização do porte de drogas para uso pessoal implementada na década de 70. Mas desde 2004 a posse foi novamente criminalizada, com penas que vão de desde uma advertência até a aplicação de uma multa de 70 euros (que foi quadruplicada em 2007). E foi justamente o fracasso dessa repressão que estimulou parte da classe política a defender uma mudança na relação com a erva proibida.


“De quem é melhor o jovem comprar maconha? De um traficante de drogas, que quer que os jovens usem mais, que quer que eles usem drogas pesadas, ou de um funcionário público? Nós não queremos o modelo de Amsterdã. Nós queremos uma forma de tornar legal a importação ou plantação da maconha”, disse Mikkel Warming, secretário de assuntos sociais de Copenhagen.


No memorando desta proposta, que foi apresentado em setembro de 2009, a Câmara Municipal de Copenhagen propôs uma experiência de três anos de lojas que venderiam a maconha ao preço médio de 50 Coroas (cerca de 7 euros) por grama apenas para moradores da cidade. Na época o país era governado pelo partido liberal-conservador, que imediatamente travou a proposta. Mas como o novo governo de centro-esquerda a mudança ficou mais perto de alcançada.


A postura de limitar o acesso aos coffeshops apenas para a população local pode ter frustrado muitos leitores da Hempada. Mas antes de reivindicar que Copenhagen libere o turismo canábico o brasileiro deve reivindicar a legalização aqui no Brasil.

7 comentários:

  1. A Dilma bem que podia tomar como bom exemplo essas propostas ao inves da cagada que fazem como por exemplo por ai com esses policiais de merda, e o massacre da crackolandia !
    Salveee Ganjaaah ! Legaliza Brasil !

    ResponderExcluir
  2. Tá bom... antes de legalizar cadê a revista canábica do nosso Brasilzão? Argentina com THC e Haze, Uruguai com a sua revista também... e a gente? O grande representante Sul Americano... Cade a iniciativa dos maconheiros do Brasil pra editar e publicar uma revista da cultura canábica por aqui?? Acho que tá faltando é INICIATIVA. Pessoal quer fazer muita fumaça e trabalhar pouco, aí não anda a parada...

    ResponderExcluir
  3. é isso aii, legalização aki e já

    ResponderExcluir
  4. pois é ainda estamos muito longe dos europeus quando se trata de educação e informação...

    ResponderExcluir
  5. Christiania dando bom exemplo ao mundo.

    ResponderExcluir
  6. nós temos que torcer por eles, quanto mais lugares do mundo legalizarem melhor mesmo que não seja pra gente. o importante é ver que o progresso está chegando

    ResponderExcluir