terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Insistir nos Erros é Burrice - Ou Maldade! [Chapa2 Ed. #153]

Há 100 anos a Convenção Internacional do Ópio abriu caminho para a guerra às drogas que foi ficando cada vez mais cara e sangrenta com o passar dos anos,. Mesmo com o reconhecimento público do fracasso desta política os governos de todas as regiões do planeta, pressionados pelos Estados Unidos,  ainda insistem no modelo repressivo.

 

Mas a manutenção da guerra às drogas não é um simples erro político. O combate ao narcotráfico em alguns países, principalmente nos mais pobres, é cruelmente seletivo na criminalização da pobreza quando se opta por perseguir apenas os ditos pequenos traficantes.

 

Não faltam pesquisas no Brasil e no exterior que comprovam a seletividade do sistema penal no combate ao tráfico de drogas. Por aqui, nossos traficantes são presos majoritariamente sem armas, com pequena quantidade de drogas e sem provas de ligação com alguma facção criminosa.

 

Uma análise recente feita pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a média das apreensões no Estado de São Paulo é de apenas 66,5 gramas. Entre os "pequenos traficantes" levados para o cárcere 84% dos acusados não contaram com assistência jurídica no momento da prisão e para 61% dos detentos o primeiro contato com o defensor demorou entre três e cinco meses para ocorrer.

 

Até nos Estados Unidos, a suposta terra da democracia e da liberdade, a seletividade da guerra às drogas é evidente. Na Terra do Tio Sam quase 10% dos jovens negros entre 20 e 34 anos está preso, sendo a maioria pro crimes relacionado as drogas.

 

Enquanto a polícia de todo planeta segue prendendo perigosos de traficantes que andam de chinelo e camiseta o verdadeiro tráfico segue lavando o dinheiro deste lucrativo negócio com a conivência do sistema bancário. Não enxergar isso é mais do que burrice. É maldade!

9 comentários:

  1. #first, Curitiba na ativa!

    ResponderExcluir
  2. Portanto, não deixemos o Brasil perpetuar essa barbárie, legalize já. Até os não usuários de maconha sabem que é desonesto desviar a função da polícia brasileira, polícia deve gastar seu tempo com crimes danosos como homicídios, roubos, etc. Não quero mais pagar impostos para ser jogado fora, enquanto mulheres são estupradas, políciais perdem tempo com maconheiro!

    ResponderExcluir
  3. tbm maior parte da população é sega e quer acabar com a maconha e as outras drogas e isso numk vai acabar é um fato.

    ResponderExcluir
  4. Isso sim é informação! Mas babaquice é vir aqui pra escrever "#first".

    #third (Anônimo): "Sega" é marca de game. E "nunca vai acabar" é o caralho.

    Falei.

    ResponderExcluir
  5. heauihaeiuaeui qm é vc? vc eh um zé ngm cara cala boca ai... numca vai acabar as pessoas consomen drogas a mais de mil anos q q vc foi ou é pra vim aki julga outros? se o cara qué escreve first ele paga a net e a luz e comprou o pc com o dinhero q ele ganho cara vc n tem oq fazer vem aki se axando mto man :) cuida da sua vidinha vai

    ResponderExcluir
  6. vem ai xingando e metendo as pata ... tem q se liga mais q numa dessas tu érra o pulo =)

    ResponderExcluir
  7. com certeza, anda mais que eu não tenho duvidas alguma, até o governo deve lucrar com a proibição... anda mais em países corruptos como o Brasil, aliás, quem aqui não ta careca de saber que no RJ, traficante paga a policia p/ela nao ir lá estragar os pontos de venda???

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, você não entendeu minha colocação. E talvez eu não tenha entendido bem o texto do #third - que é tão mal escrito quanto o seu. Eu sou um zé ninguém que sabe escrever. Você é um que não sabe. E p a u n o s e u c u .

    ResponderExcluir
  9. nem li os posts, se alguem ja falou desculpa...
    mas voces nao acham que essa seletividade ao perseguir os traficantes não tem nada haver com a nossa CORRUPÇÃO? está tudo interligado, temos que começar com bons politicos, inteligentes, não o tiririca aushduashd ou o clodovil q deus o tenha xD

    ResponderExcluir