quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lutar Pela Liberdade na Internet é um Dever de Cada Internauta! [Hemportagem #151]

por Pietro

 

Há dezenas de anos um teórico da comunicação sonhou com um meio que possibilitasse a transmissão de informação em larga escala, permitindo ao receptor a possibilidade de ser um produtor de conteúdo. Eisenberg idealizou este sistema de comunicação em uma rádio receptor e emissor de ondas, onde o interlocutor entrasse em contato direto com o ouvinte. Mas não foi por meios de vozes que surgiu este meio de comunicação. O avanço foi maio! A internet, que surgiu em meados da década de 90 desenvolvida inicialmente como um sistema de troca de informações entre universidades e entre bases militares (Arpanet) possibilitou isso.

 

A livre troca de informações a longa distancia, a criação de ambientes independentes e opinativos, transformou cada blogueiro e cada leitor em um potencial emissor opinativo. Além da troca de ideias, o compartilhamento de arquivos é algo extremamente comum neste ambiente virtual. Chamado de compartilhamento P2P (person to person), a internet permite um ambiente onde possamos compartilhar qualquer tipo de arquivo convertido para bits. Musicas, filmes, livros, imagens, textos, vídeos e jogos e programas circulam livremente no espaço virtual. Mas isso pode acabar!

 

No congresso norte-americano tramita um projeto de lei que criminaliza o compartilhamento de arquivos protegidos pela Lei da Cópia. Mas isso já não é crime? Sim, a questão é que a nova lei vai punir os ambientes que "permitem" esta troca. Por exemplo, se você posta uma musica do Michael Jackson no Youtube, a culpa será do site. Se você posta um link de algum filme no The Rebelz, a culpa será do fórum. Se você manda uma música por e-mail a culpa será sua. Isso mesmo, eles vão supervisionar todos os e-mails a fins de descobrir quem compartilha o que. Sua privacidade na internet, que já é mensurada, será nula. E o seu livre arbítrio neste ambiente também será extremamente limitado.

 

Essa medida deve afetar a maioria dos canais que permitem um compartilhamento massivo de informação. O poderoso Google teria que restringir suas pesquisas pela metade. O Youtube seria obrigado a tirar do ar a maioria dos seus vídeos, desde clipes a vídeos de crianças cantando músicas famosas. O Facebook e o Twitter seriam obrigados a censurar grande parte de seus usuários. O Wordpress pode perder parte de sua funcionalidade, pois de que vale um ambiente independente se este será sempre censurado?

 

Para que isso não aconteça estas grandes corporações da web se reuniram em um movimento a fim de vetar este projeto. #SOPA como foi taggeado no Twitter, é um dia de protesto dos grandes ambientes virtuais. E as empresas alertam que isso é só o começo do que está por vir, caso o governo americano não abandone a proposta.

 

O próprio Hempadão pode ser censurado por conta do compartilhamento de links em editorias como o Downdois e Discolized. Manter a internet livre, com espaços onde possamos nos comunicar abertamente com o intuito de desenvolver a cultura e disseminar a informação é uma luta de de todos internautas. Aproveite para assinar a petição do Google!

12 comentários:

  1. Sou a favor disso , vamos ver se as pessoas esquecem um pouco a tecnologia e começem a viver mais em contato com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Ah tá, é isso que vai fazer as pessoas se aproximarem da natureza. O que é que uma coisa tem a ver com a outra first?

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o first ali ta viajando, essa era da boa em poe dessa pra mim(8)
    vou baixar essa musica agrrr

    ResponderExcluir
  4. Sequelei no comment mesmo , o que eu quis dizer , é que com a extrema censura na internet , cada vez mais e mais pessoas parariam de usa-la tanto quanto usamos hoje :)

    Isso é extremamente positivo.

    ResponderExcluir
  5. megaupload ja rodou...

    tentem : www.megaupload.com

    ResponderExcluir
  6. facebook e twitter também não tá rolando de entrar aqui :S

    ResponderExcluir
  7. mega upload derrubado! FUCK !

    ResponderExcluir
  8. E mais uma vez os EUA tentam impor uma medida que vai f*der o mundo todo sem perguntar à ninguém.

    ResponderExcluir
  9. as vezes ate ateh acho q essa lei sopa vai ser uma boa.. vamos parar de ficar vendo merda na internet e ir fazer outra coisa mais util

    nao vao conseguir fechar tudo na internet.. soh vai ficar mais trabalhoso de encontrar

    e na moral.. revolucao nenhuma vai comecar por facebook

    ResponderExcluir
  10. a petição do avaaz

    http://www.avaaz.org/po/save_the_internet_action_center_b/?fp

    ResponderExcluir
  11. os protestos pra derrubar o governo na líbia se iniciaram no facebook

    ResponderExcluir
  12. vcs não tão entendendo não basta derrubar o governo, tem que derrubar o congresso, nos EUA não é só o governante conservador como a grande maioria da bancada, mas eu só quero ver polícia levando playboyzinho pra fuñdação casa pq coloco uma música do restart no twitter, isso pra mim é só papo e não vai passar disso logo mais eles liberam pq se não as consequencias vaõ ser pesadas pra todo mundo...

    ResponderExcluir