terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Posso Cortar as Folhas de Maconha para Camuflar a Planta? [Cultivo Vital Ed. 152#]

por Sergio Vidal

 

Essa semana recebemos uma mensagem curiosa. O leitor nunca cultivou, mas se preocupa bastante com a segurança do cultivo de cannabis e questiona se é possível fazer modificações nas folhas para torná-las menos facilmente reconhecíveis:

 

 

“Olá Vidal,

Deus lhe ajude neste caminho de semear boas informações. Bom, gostaria de saber se é possível cortar as pontinhas e as serrinhas das fohas da erva no intuito de não ser facilmente identificada por olhos maldosos. Claro que tem que ser um corte bem pequeno somente para disfarçar. Embora eu não possa plantar por falta de recursos (kit estufa + conta de energia...), acredito que essa técnica de cortar as serrinhas da erva pode ser útil para milhares de ativistas. Abraços, Ramos”

O questionamento do leitor Ramos é importantíssimo. Muitos cultivadores experientes podem achar que é uma pergunta boba, por saberem que nenhum dano deve ser provocado à planta, por qualquer motivo que seja. Mas, no fundo, a pergunta do leitor tem haver não com modificação estética da planta em si, mas com a segurança do jardim. Antes de entrar na questão da segurança em si, é importante frisar que nenhum dano jamais deve ser provocado às folhas da cannabis. As folhas cumprem funções importantíssimas e acumulam tarefas que em nós humanos são realizadas por diferentes órgãos. De forma simplificada, as folhas realizam a absorção de luz, dióxido de carbono e também são responsáveis pela transpiração da planta, tais processos são essenciais no metabolismo do vegetal. Através dos estômatos, as plantas respiram, transpiram, suam e também comem (sim, é possível aplicar fertilizantes às plantas através das folhas). Por isso, qualquer alteração nas folhas são prejudiciais à saúde das plantas. Mas que isso, as folhas são os principais indicadores da saúde das plantas. Quando as folhas têm suas nervuras e serrilhados bem formados, e apresentam um tom esverdeado intenso, é sinal de que as plantas estão saudáveis. A não ser plantas que apresentam modificações foliares por questões genéticas, qualquer alteração nesse aspecto tradicional das planta é sinal de desequilíbrio. Muitas deficiências nutritivas ou problemas com o cultivo são identificados através das alterações nas folhas.

 

 

Na minha opinião, a preocupação com a segurança de um jardim de cannabis é a primeira coisa que um cultivador deve ter. Se o espaço que será destinado ao jardim não for seguro, você não deve iniciar o cultivo. Seja em cultivo com lâmpadas ou no exterior, é muito importante que nenhuma pessoa tenha acesso às plantas. Se há a possibilidade de vizinhos ou outras pessoas enxergarem o jardim, então é prudente pensar em outro local para abrigar as plantas. No Brasil, todos os casos de cultivadores presos foram por denúncia anônima de pessoas que viram as plantas e chamaram a polícia. Nenhum caso foi desencadeado por uma investigação iniciada por vontade própria da polícia. Ou seja, para evitar que uma denúncia seja feita por causa das suas plantinhas, é melhor se precaver de olhares curiosos dos vizinhos ou de amigos que visitem sua casa. Também é importante tentar manter uma relação amistosa com os vizinhos, ou, no mínimo, evitar brigas e desentendimentos que possa provocar a hostilidade por parte das pessoas que moram ao seu redor.

 

A forma mais segura de esconder as plantas é cultivar usando lâmpadas. Dessa forma da para planejar uma estufa bem discreta e controlar ao máximo o acesso de pessoas estranhas às plantas. É claro que se a estufa for planejada de forma pouco cuidadosa os riscos podem continuar sendo os mesmos. Mesmo uma estufa discreta e bem planejada pode ser denunciada por um cultivador pouco cuidadoso. O jardineiro deve fechar suas janelas antes de cuidar das plantas, caso haja vizinhos que possam ver suas plantas e se preocupar com o vazamento de luz, caso mantenha as lâmpadas ligadas durante a noite também, para evitar chamar atenção de curiosos.

 

Mas se a pessoa tem um quintal ou uma área na casa que não seja acessível visualmente à pessoas estranhas e vizinhos pode se aventurar a cultivar usando o sol, afinal, a energia do astro rei é incomparável e, principalmente, gratuita. Caso haja qualquer acesso de vizinhos ao jardim, é extremamente desaconselhável fazer o cultivo dessa maneira. Não se deve cultivar em casas de muro baixo ou cerca, ou em casas que tenham prédios ou casas mais altas como vizinhas. Infelizmente as pessoas no Brasil ainda não entendem que usuários que cultivam precisam ser respeitados e não denunciados. Nesses casos, o melhor mesmo é se planejar melhor e optar por uma estufa com lâmpadas. Mas em casas sem esses riscos, é possível cultivar sem maiores preocupações. Nesses casos, o maior problema são as rondas policiais de helicóptero, que, apesar de não estarem procurando especificamente cultivadores de maconha, sempre podem encontrar um jardim por acaso.

 

A melhor estratégia, nesses casos, é cultivar outras plantas, das mais variadas, junto com as cannabis. Quanto mais variado for o jardim em formatos e cores, mais difícil será fixar a atenção em uma ou outra planta. Agora, um quintal onde não há qualquer outra planta a não ser alguns pés de maconha, certamente está facilitando a identificação das marias por parte dos olhares indesejáveis. É possível também construir uma estufa exterior, conhecidas como green houses, que ajudam a proteger as plantas dos olhares curiosos sem prejudicar essencialmente a absorção de luz. Existem diferentes materiais que podem ser usados na construção da green house, que variam de acordo com a preferência e o poder de compra do cultivador.

 

Cultivar outras plantas junto com a cannabis também ajudará a afastar as pragas que eventualmente podem atacar suas plantas. Afinal, os insetos terão mais opções para se alimentar caso cheguem até o seu jardim. Já que você está disposto a se dedicar à arte da jardinagem, nada mais adequado do que começar também a cultivar outras plantas, como um tomateiro, uma pimenteira, dentre outras. Afinal, nem só de erva vivem homens e mulheres :D.

 

Fico aguardando as mensagens de vocês. Mandem para – redacao@hempadao.com

 

Até semana que vem! Grande abraço!

Leia os textos do #CultivoVital das outras semanas: CLIQUE AQUI

25 comentários:

  1. Olá,sou de Santa Catarina,queria saber qual o mês ou estação ideal para semear cannabis?Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Opa... também sou de SC e curioso por informações de cultivo no nosso estado! também é minha duvida!

    ResponderExcluir
  3. tbm gostaria de saber isso, minha plantinha ja ta nascendo so nao sei aonde botar quando ela crescer =x

    so anonimos aqui husahusa

    ResponderExcluir
  4. VOCE NAO RESPONDEU A PERGUNTA DELE

    ResponderExcluir
  5. Vá no grow room e façam as pazes com seus hábitos de leitura

    ResponderExcluir
  6. Plantio Outdoor melhor época de germinação é no inicio da primaveira.

    ResponderExcluir
  7. SC aqui também, estamos em peso. Tenho uma pergunta fora do assunto, mas talvez alguém saiba. Vai ter alguma marcha da maconha esse ano em Floripa? To tentando me informar mas parece que nada.

    ResponderExcluir
  8. Acho importantissimo todas essas informações. Infelizmente no brasil, temos uma midia manipuladora que controla o comportamento e as opiniões das pessoas, e isso acaba afetando no bom dialogo e respeito em relação a plantar cannabis. É um absurdo prender uma pessoa só pq planta, uma planta!!!!! ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
  9. galera de sc, sou agrônomo e grower, pra vocês ai no sul por terem um clima ameno, o ideal seria semear por volta do mês de outubro/novembro pois dessa forma a planta entraria em sua fase de formação na época do solstício de verão, onde certamente o desempenho seria melhor por causa do fotoperiodismo e temperatura média nesse período do ano... porem diferente do que muitos falam ela não é uma planta taoooooo delicada assim, só precisa de cuidados constantes... uma boa terra e irrigação na medida certa sao os principais segredos, ahh a iluminação... sim ela é importante porem se naoo tiver a disposição os aparatos pra fornecer uma boa iluminação indoor, o sol vai servir pode ter ctza, um fato, a planta não desenvolverá o máximo potencial geralmente apresenta um porte pequeno e baixa produtividade, mas ela vai sobreviver e apôs umas 16 semanas vcs vão ter algo descente pra fumar...oque se pode fazer tb é oferecer uma iluminação artificial de pelo menos mais umas 5 horas por dia afim de prolongar o período em que a planta vegeta dessa forma ela se desenvolveria melhor. E LEMBREM-SE NA FASE DE CRESCIMENTO VEGETATIVO OU SEJA MONTA DE RAMOS E FOLHAS FORNEÇA UMA SUPLEMENTAÇÃO A BASE DE NITROGÊNIO E NO FLORESCIMENTO POTÁSSIO E FOSFORO... ESSAS SUPLEMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE ENCONTRADAS EM LOJAS ESPECIALIZADAS EM JARDIM, SUGIRO USAR TORTA DE ALGODÃO POIS A LIBERAÇÃO DOS NUTRIENTES É LENTA EVITANDO A QUEIMA POR EXCESSO DE NITROGÊNIO E ALEM DISSO É UM PODEROSO CONDICIONADOR DE SOLO, MANTEM MICRONUTRIENTES EQUILIBRADOS... ABRAÇOS E BOM CULTIVO.

    ResponderExcluir
  10. Ae galera de SC...não me envergonha porra, bando de muleke juvenil criado a leite com pera....vao pesquisar antes de perguntar seus filhos da puta...

    ResponderExcluir
  11. hsuahsuahsuahushaushuahsuahsuh gilh brotherrrr na area kkk

    ResponderExcluir
  12. bota a dentadura no cu e ri pro caralho!
    auiehiuaehaeh

    ovomaltino!

    ResponderExcluir
  13. sua velha!


    aehiuaehiuahiuaeh

    ResponderExcluir
  14. E a marcha quando vai te em floripa? o/ husauhsa

    ResponderExcluir
  15. Vá no grow room e façam as pazes com seus hábitos de leitura (2)

    ResponderExcluir
  16. Alguem pode me dizer onde posso encontrar sementes? Elas são vendidas em algum lugar, ou alguém aí de ctba tem pra me vender?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Caso já tenha podado as folhas, a planta poderá ainda sobreviver e gerar uma boa colheita?

    ResponderExcluir
  18. Vc n respondeu a pergunta dele nalgum de SC tem excedente de seeds pra ajudar, só n kero prenpren

    ResponderExcluir
  19. plantei uma de prensado em SC em pleno outono (indoor é claro) e cresceu muito bonita
    Quem não arrisca não petisca

    ResponderExcluir
  20. bom dia galera plantei uma semente mais a planta saiu com as folhas arredondadas,ta certo isso

    ResponderExcluir
  21. Acabei de ver no meu vaso de sete ervas, esta nascendo a cannabis hahahahahahah, plantei semana passada umas 4 sementes joguei la e hj fui regar minhas meninas.... e olha que surpresa um pezinho fino com quatro folhinhas saindo, duas redondinhas e outras duas cerradas nas bordas.... tô felizona...hahahahahhahah...... agora quero saber como vou tirar ela de lá para plantar em outro vaso....?!! acho que vou deixar ele crescer mais ^^

    ResponderExcluir
  22. carai... to doidão, segue nosso insta ai só xileirices, plantas, lombras e laricas

    insta> Homer_delaras

    ResponderExcluir
  23. Pra mim nao correr o risco tenho minha plantação out pois in pra mim não funciona nao posso criar elas mesmo se tivesse dinheiro de sobra pra conta de luz e equipos mas pelo trabalho q me daria nao valeria a pena, não mesmo cara, controlando temperatura, luz e oxigenio, quero ser livre nao controlado, planto out, as sauvas podam elas pra eu, se eu esqueço de regar Deus manda chuva, teve épocas de eu até esquecer q tinha essas plantas e de'ois de um mês ir lá e achar elas forges igual o mato, é assim fico deitado no chao esperando os frutos, Deus deu a terra pra nois e nois fizemos os escravos, Pros curioso eu meditei e pensei muito e me garanti na fita, hoje quando alguem me pergunta o q é aquilo lá plantado, bom ela já tem a folha tipo mandioca, eu conclui e assim falo q é mandioquinha Obelix do país de Gales, comprei na net importação da China, como ja tem a batata Asterix dei esse nome pra ela, o foda é quando pedem muda. Mas até hoje ninguém puxou um pé pra ver a mandioquinha, a preguiça é mesmo ma grande amiga.

    ResponderExcluir