terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Insistindo no Fracasso da Repressão – Até Quando, ONU? [Chapa2 #157]

Muda o ano e o discurso esquizofrênico da ONU para política de drogas continua o mesmo. Dizem que insistir nos erros é burrice, mas continuar com a guerra às drogas é no mínimo maldade. Afinal, os corpos continuam caindo sem parar e o poder das quadrilhas que controlam o narconegócio segue firme e forte no Brasil, no México e em qualquer outro canto do planeta.


Divulgado na manhã desta terça-feira o relatório da Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), "revela" que a maconha continua sendo a droga mais consumida na América do Sul, por 3% da população. O mesmo documento aponta que 80% da maconha consumida no Brasil vem do Paraguai e outros 20% são cultivados por aqui.


Muitos devem estar questionando o baixo percentual de maconheiros da região. Mas o possível erro no número de usuários é de responsabilidade da própria política proibicionista, que intimida a maioria dos consumidores de drogas ilícitas a se revelarem como tal, tornando frágil as estatísticas que poderiam ser usadas para implementar as políticas de saúde necessárias


Também chama atenção no relatório os elogios que a ONU faz ao combate as drogas no Brasil, dando destaque para o projeto de UPPs do Rio de Janeiro. No tópico em que discute como 'responder ao problema', o documento cita a ação conjunta da Polícia Militar do Rio de Janeiro e das Forças Armadas na ocupação de favelas.


Diante desta argumentação parece que o braço humanitário da ONU está devendo uma visita ao Complexo do Alemão para ouvir dos próprios moradores denúncias sobre graves violações do direito de ir e vir, invasão de domicílio sem mandado de busca e apreensão específico e muito outras atrocidades.


Antes de elogiar a UPP com grande projeto para combater o tráfico de drogas os agentes da ONU também deveriam conversar com o secretário de segurança pública do Rio, José Mariano Beltrame. Não custa lembrar que o mesmo admitiu em entrevista a revista Época em novembro de 2011 que a UPP não vai acabar com o tráfico. "Dizer que vamos acabar com o comércio de drogas é no mínimo temerário. Eu posso dizer que não vai acontecer mais é a transação de drogas aos olhos da polícia. Tendo renda e tendo vício, vai ter droga".


Quer saber mais sobre o relatório completo da Jife. Veja a íntegra AQUI (em inglês e espanhol).

17 comentários:

  1. viva ao ONU jaja os carteis do mexico chegam aqui. ja se espalharam por toda america central ja.

    ResponderExcluir
  2. O dinheiro das drogas não fica somente na mão dos traficantes, vai para os corruptos também. Infelizmente parece que isso nunca acabará.

    ResponderExcluir
  3. Para mudarmos a história, participemos da marcha da maconha. Está garantido, pelo STF, nosso direito de participar da marcha da maconha. Faça a sua parte. Em Brasília será 25 de maio, acessem o blog da marcha.

    ResponderExcluir
  4. Daqui a pouco o PCC vai acabar virando um partido politico
    Quase todas as "substancias do satanás" vendidas em SP são distribuidas por eles

    ResponderExcluir
  5. acredito que a UNO vai emtimida os ministro pra modifica os planos deles sobre essa tal droga istalada aqui no brasil, relatando ou não pra legaliza tendo outra vizão nesse caso em bota o beiramar no assunto da democracia brasileira, fica estranho de exega a que ponto de vista eles vão demostra,, LEGALIZE JA

    ResponderExcluir
  6. Quem conviveu sabe, a fraca repressão da policia e politica; olhe eles ontem,a ditadura milita aconteceu e chegando nessa situação que esta a nossa região eles constrooi as UPP burocratizando o pessoal de baixa renda, essa tal repressão e pra tentar desvia o traffico nacional? estão todos errados##Legalize it

    ResponderExcluir
  7. Essas "pesquisas" são feitas por pessoas super acomodadas, que sequer levantam a bunda da cadeira para ir de perto ver se é real a informação passada a eles, políticos brasileiros só roubam e se preocupam em deixar gringo feliz e impressionado, certamente o governo Dilma passou tais informaçoes para parecer que o Brasil está se preparando bem para receber a copa do mundo aos olhos dos gringos,....é muita merda

    ResponderExcluir
  8. bem q o paraquai podia manda um poco pra ca onde eu moro acabei de da uma banda e nao achei nada e foda

    ResponderExcluir
  9. Reportagem que tem como titulo maconha é a "droga"(insultando o sagrado, mas mantendo a lei dos eua que nos domina)mais consumida na america do sul.
    Apesar de incluirem a erva sagrada entre as drogas, não incluiram o principal dano que seria ao meio ambiente, pois queimadas costumam ser ilegais, deixa pra lá é ordem da OTAN (não citei nome de nenhum pais agora kk).
    Reportagem muito respeitosa, pois citaram a assim "toneladas da erva" e não "driga", esse tipo de coisa que temos que mais que elogiar, cobrar respeito aos leitores da cultura cannabica.
    http://www.jornalacidade.com.br/editorias/brasil-e-mundo/2012/02/28/maconha-ainda-e-principal-droga-usada-na-america-do-sul-diz-relatorio.html

    ResponderExcluir
  10. Esperar que a ONU mude essa política bizarra de combate as drogas é superestimar demais aquela organização comandada pelos "bons costumes;' religiosos.

    ResponderExcluir
  11. A verdade não sobre a politica de drogas no Brasil mais em si sobre oq acontece no Brasil, o Brasil pode melhorar a saúde, a economia, a qualidade de vida da população, mas nunca vai melhorar a educação, nunca vão dar informação de verdade pra população, pq uma população q começa a pensar vai começar a questionar, e um governo q não tem resposta vai fazer oq ? vai cair! Então, acho q partimos de um ponto errado nessa luta, deveriamos primeiro pensar em nos Brasileiros em geral e ter a noção de q mtos caretas apenas são caretas pq foram "ensinados" que maconha faz mal, q o jto certo é a guerra as drogas e tal...
    Já vimos q nossa luta tem avançado mto e isso devemos mto ao hempadão, que passou a ser o portal de informações, passou a desmentir o governo no q diz a drogas, mas vamos começar a desmantelar esse governo lutando por uma educação q ensine q corrupção é crime e q votar em corrupto é associação ao crime.
    Por um país de homens pensantes e não zumbis.

    ResponderExcluir
  12. A ONU é formada pelos EUA e parece que só eles querem ter o direito de descriminalizar né? ou não querem dar paz ao mundo... lembrando que os eua ganha muito com a guerra por venda de armamentos...

    ResponderExcluir
  13. pra se organizado tem que ser legalizado, assim do jeito que se emcotra Ninguem vai saber montar uma istrutura que impeça essa tempestarde de drogados, o ninistro da segurança querendo forma o esquema de segurança que na logica vai ser totalmente utopica, so vai servi pra tentar reprime,obvio que nossos imposto vai se todo financiado com as FILIAIS do gorveno,, tudo abafado,e o que eles querem//

    ResponderExcluir
  14. eles têm medo pq a erva sagrada faz a gnt pensar e isso não é interesse do governo, eles querem a gnt burro para continuar "sugando" a nossa alma.

    JAH BLESS amigos.

    ResponderExcluir
  15. morei em sao conrado a vida toda e sempre a rocinha teve trafico depois da entrada da upp ja fui assaltado como explicar isso?

    ResponderExcluir