terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Posso completar a Luz do Sol com Lâmpadas para adiar a Floração? [Cultivo Vital Ed. 154#]

por Sergio Vidal

 

Essa semana recebemos uma mensagem do cultivador Ganja Gyn:

“Olá Hempadão e Sergio Vidal,

Antes de mais nada parabéns por tudo. Minha dúvida para o Vidal:

Vidal, pelo que pesquisei, o outono de 2012 começa dia 20 de Março. Eu tenho duas mudas que germinaram a dois dias, no dia 28/01/2012. Quando o outono começar acredito que elas ainda estarão pequenas. (Estou plantando no outdoor) Meu plano é adiar o fotoperíodo até dia 20 de Abril, utilizando luz auxiliar, que será ligada das 18hs às 24hs, a partir do dia 15 de Março, até o dia 20 de Abril, que é a data em que pretendo colocá-las para florir.

Penso em utilizar uma HPS 250 Watts, como luz auxiliar. Acha que essa técnica irá funcionar. Adiando o outono, elas ainda assim irão florir da mesma maneira?

Abraços, Ganga Gyn”

 

Gyn, você está certo quanto ao começo do outono. De fato, todos os anos as estações ocorrem em períodos muito próximos, que nós, humanos, costumamos chamar de equinócios e solstícios. O que o Wikipédia nos diz sobre as estações do ano no Brasil:

 

 

“As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso na prática não há estações do ano. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.”

 

Para os cultivadores, é importante procurar entender como isso funciona na sua região. Enquanto em algumas partes do país uma planta terá muita dificuldade de florir durante o verão, em outras, quase não há diferença e a maioria das variedades floresce o ano todo. Isso faz com que as plantas cresçam pouco, e tenham menor rendimento por planta.

 

No caso específico do Gyn, ele está preocupado pois suas plantas acabaram de germinar e independente de qual região ele esteja, o outono está chegando. E, como eu falei em textos anteriores, a cannabis floresce com a chegada do outono, quando os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. Em cultivos usando lâmpadas, o cultivador é quem controla quando será a chegada do outono, mas em cultivos em exteriores quem controla é o planeta. Costumo dizer que, em exterior, o temporizar que liga e desliga as lâmpadas está programado para apenas uma colheita por ano, então, é preciso aproveitá-la bem!

 

É possível completar as horas de luz que a planta recebe diariamente com o uso de lâmpadas. Muitos cultivadores inclusive fazem isso como uma estratégia de economizar energia elétrica. Aproveitam que têm algumas horas de sol diária no jardim, e apenas completam o restante do fotoperíodo para evitar que as plantas entrem em floração.

 

Quanto mais luz for usada na complementação diária, maior será o crescimento das plantas. No entanto, alguns cultivadores utilizam o mínimo de lâmpadas também, apenas para fazer as plantas entenderem que não está totalmente noite. Pode funcionar, mas também pode causar stress e consequências negativas como perda de rendimento ou hermafroditismo.

 

O ideal mesmo é ter uma estufa com lâmpadas para fazer o vegetativo adequado, e usá-la para vegetar plantas até o tamanho desejado e só então colocá-las em outdoor para florir. Assim se evita pragas e é possível aplicar até 24hs de luz por dia, acelerando o crescimento. Existem muitas polêmicas sobre o uso de estufas de vegetativo ligadas 24hs por dia, mas, de fato, existem muitos estudos demonstrando que as plantas realmente crescem mais rápido.

 

Alguns cultivadores que trabalham na indústria medicinal de larga escala na Califórnia, inclusive, vegetam as plantas durante alguns meses, para só depois colocá-las em outdoor, tendo assim maior rendimento e melhor aproveitamento por planta. Os 250w que o Gyn pretende usar são suficientes para cobrir uma área de 1 metro quadrado, mas, caso a lâmpada esteja sendo comprada apenas para completar o período de vegetação, é melhor optar por lâmpadas de vapor metálico (HQI), ao invés das vapor de sódio (HPS), que são mais específicas para o período de floração, apesar de também servirem para o vegetativo.

 

Espero que tenha podido ajudar a esclarecer as dúvidas do Gyn e de outras pessoas. Fico aguardando as mensagens de vocês. Mandem para redacao@hempadao.com

 

Até semana que vem! Grande abraço!

Leia os textos do #CultivoVital das outras semanas!

9 comentários:

  1. plantei no mes 10 vou colher em março?

    ResponderExcluir
  2. hahahaha. nego não se aguenta... Se rasga maluco, aqui a lógica não é a mesma da sua área não....

    ResponderExcluir
  3. Alguém viu falar da Banana buble kush que rolou no universo paralello #11??? coisa fina, totalmente frutal e com uma potência impressionante... que genética.. parabéns a esses parceiros capixabas...

    ResponderExcluir
  4. Caralho, uma coincidência muito bacana. Eu vim ler a coluna do Vidal e quando vejo é resposta à pergunta que enviei!! Que surpresa agradável!

    Fui muito bem respondido, obrigado e parabéns!

    Ganja Gyn

    ResponderExcluir
  5. Ola, desejo apressar a floração, ela já esta quase, ja vejo os cristais nos pestilos em flor, vou viajar e não quero deixar passar da hora de colher, existe algum procedimento ??

    ResponderExcluir
  6. Procedimento seja out ou in...Tanto faz, terá que esperar e esperar...mês. o no 12 por 12 .

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias molho meu pezinho e ponho no sol desde o nascer do sol e molho com água mineral todo dia cedo na mesma hora todo dia e ela toma sol o dia todo e a noite deixo ela na luz florescente o resto da noite até amanhecer .
    Tá certo meu processo? ??

    ResponderExcluir
  8. Todos os dias molho meu pezinho e ponho no sol desde o nascer do sol e molho com água mineral todo dia cedo na mesma hora todo dia e ela toma sol o dia todo e a noite deixo ela na luz florescente o resto da noite até amanhecer .
    Tá certo meu processo? ??

    ResponderExcluir