domingo, 29 de abril de 2012

1º de maio: Início do Fim dos Coffeeshops da Holanda? [WeedNews 166#]

Com a força do poder conservador a política de repressão ao funcionamento dos coffeeshops vai ganhando força na Holanda. Na última semana os proprietários dos estabelecimentos perderam uma disputa em um Tribunal de Haia contra o projeto que pretende transformar os coffeeshops em clubes restritos a holandeses e estrangeiros residentes no país.

 

A medida começar a valer neste 1º de maio para os coffeeshops localizados nas provinciais do sul (Brabante, Limburgo e Zeelandia) onde cada estabelecimento poderá ter até 2 mil clientes devidamente cadastrados. Se medida seguir em frente, o resto do país deve fechar as portas ao turismo canábico em 2013.

 

Seguindo de forma brilhante o caderninho de ações da guerra às drogas norte-americana os juízes acreditam que essa repressão é "um meio para combater a delinquência". Amarga ilusão! Com essa linha de pensamento os holandeses poderão assistir o fortalecimento do tráfico de drogas nas ruas, com a erva vendida sem nenhum controle de qualidade e e para qualquer interessado, inclusive menores.

 

Mas é importante explicar que o modelo de funcionamento dos coffeeshops holandeses não é o melhor dos mundos. Apesar do comércio varejista ser legal, a maconha comprada no atacado pelos comerciantes é totalmente ilegal. Ficou confuso? Mas é confuso mesmo! E é justamente por isso que não podemos dizer que a maconha é legalizada na Holanda.

 

Com medo do enfraquecimento do turismo na cidade, o prefeito de Amsterdam é uma das principais vozes contra a medida, uma vez que um terço dos turistas que visitam a cidade soltam algumas baforadas nos cafés. Na Holanda, os cafés movimentavam anualmente 3,9 milhões de euros. E os turistas são responsáveis por 70% desta grana.

 

Será que se esse dinheiro cair na mão do tráfico a meta de "combater a delinquência" vai ser alcançada?

7 comentários:

  1. dei muita sorte, by barneys, basjoy, baba, grey area, rokrij, any day, hillstreetb, o unico cu foi o careca do grenhouse (pedante).

    ResponderExcluir
  2. Do que adianta botar políticos no congresso, se eles não criam leis que queremos. To cansado de ver hipocrisia!!!

    Legalize

    ResponderExcluir
  3. ae galera, enquanto lá ta acontecendo isso aqui no Brasil a policia "jogou a toalha" ;

    se liga ...

    http://www.youtube.com/watch?v=89B3ofbAqL0&feature=related

    #LegalizaBrasil2012

    ResponderExcluir
  4. Será que se esse dinheiro cair na mão do tráfico a meta de "combater a delinquência" vai ser alcançada?

    ResponderExcluir
  5. Isso me dá raiva, é muita ignorancia! Isso é muita estupidez, tá loco! Muita burrice!

    ResponderExcluir
  6. Amsterdam fica na província de Noord Holland, ainda não entra nessa!!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não concordar com o tráfico não entendam o tráfico lá como o daqui, a diferença é gritante.

    ResponderExcluir