sábado, 7 de abril de 2012

Fumar Maconha é um Desajuste?! [Universidade da Ganja 162#]

Já pararam para pensar a quantidade de artigos e trabalhos acadêmicos feitos a respeito da Maconha? Sim, além de músicas, desenhos, blocos e partidos, a erva também gera infinita mobilização nas faculdades, em áreas diversas que versam livremente entre médicas e humanas. E esse é mais um espaço no Hempadão, onde todo sábado vamos mergulhar em um universo de sabedoria e estudo científico sobre a ganja.

 

Recebemos sempre contatos de jovens universitários com ideias ou até trabalhos prontos doidos por divulgação, pois então, vamos lá: basta enviar seu email pro hempadao@gmail.com e seu assunto pode acabar vindo parar aqui, em nossa rede de compartilhamento de conteúdo acadêmico canábico. Vamos começar com a sociologia, trabalhado a seis mãos e publicado na revista Literatura e Autoritarismo, vamos entender um pouco sobre conceitos de Howard beck… não! Becker. Bons estudos.

 

 

O artigo é intitulado assim: O Lirismo dos Desajustados: Una Análise dos Outsiders na Peça "E Éramos Todos Thunderbirds", de Mário Bortolotto. O contexto é de personagens traficantes fortemente estereotipados pois se trata de uma análise a partir de uma obra encenada. O jogo de significação deixa claro a marginalidade hedonista: aquela que chega ao ponto de não vender e só fumar toda maconha que tem. Em seu trabalho, o Becker analisa esse comportamento não em traficantes, mas em artistas adeptos da cultura da erva, digamos, além de outras "doidões". E assim foi composto o Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, livro citado de forma central no artigo aqui referido.

 

No prefácio da tradução publicado aqui no Brasil pela Zahar, o autor explica: "Escrevi sobre músicos que trabalhavam em bares e outros locais modestos, tocando uma música que tinha uma espécie de aura romântica, e escrevi sobre a maconha que alguns deles fumavam, a mesma maconha que muitos daqueles estudantes experimentavam e de cujos efeitos aprendiam a gostar (exatamente como a análise sugerida nos textos)".

 

Mas o artigo que rendeu este post é composto por apenas sete páginas e sete citações à palavra maconha. Um simples digestivo para começarmos os trabalhos por aqui. As próximas edições serão mais densas e muito mais cheias de THC. Por hora, divirta-se e aprenda sociologia, teatro e literatura, marolando ideias: AQUI!

 

Ah claro, convidamos a todos os leitores para compor a roda desse post como espaço aberto de opinião e exposição do pensamento. Sobretudo a soma de conhecimento, sem expressão de ódio, porque tudo que não precisamos é de maior fragmentação entre os já considerados outsiders.

11 comentários:

  1. Ótima iniciativa. Ciência e cannabis, desmistificação da plantinha. A verdade não se esconde, só a pesquisa científica para continuar publicando os benefícios da santa erva.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais essa iniciativa. Contamos com e apoiamos o Hempadão!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. sobrenome campeão o dele (meu tb haha) em

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Melhor do que ficar na velha briga contra a igreja. Mandaram bem.

    ResponderExcluir
  7. clap clap clap...
    palmas pro hempadao mais uma vez!!

    aproveito pra sugerir um post especial sobre a erva do diabo (livro do castaneda)

    ResponderExcluir
  8. Li o artigo e recomendo. Fica meio dificil de compreender a parte que fala do lirismo, mas a questao dos outsiders é muito interessante e acho que vai ter gente que vai se identificar..

    Acabei baixando o livro também. Espero ter uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  9. AGORA SIM HEMPADA!
    Becker é demais! A todos que gostarem e se interessarem por Becker, recomendo que leiam o Gilberto Velho, um expoente brasileiro daquilo que se chamou a escola de Chicago. Velho também tem estudos sobre o uso de tóxicos, desmistifica muitas questões.
    Nem todo maconheiro precisa ser sociólogo, mas entender daquilo que você faz parte é tomar consciência, de você mesmo num ambiente social. A gente só faz o que aprende a fazer. E o mesmo se dá com fumar erva.

    ResponderExcluir
  10. Tudu di bom, todos maconheiros tem alguma coisa de ciencia cannabica, de médico e louco, a gente tem de monte!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional a idéia, temos que ser assim e sempre buscar mais conhecimento sobre tudo, pois é isso que abre as portas na nossa mente

    ResponderExcluir