terça-feira, 10 de abril de 2012

Sementes Feminizadas e Sexo da Espécie! [Cultivo Vital #163]

Por Sergio Vidal

 

vrouwelijke_plant_closeEssa semana temos uma mensagem de um leitor que quer saber mais a respeito de como fazer mudas.

 

“Grande Vidal. Bom dia.

Mais uma vez estou aqui com as minhas dúvidas. E desta vez são duas:


A primeira é com relação ao sexo das plantas. Meu jardim está finalizando a 7ª semana de vega e eu gostaria de saber em que momento o sexo começa a aparecer. Sei que vou precisar de usar lupas para identificar mas não tenho ideia de quando vou poder fazer. Apesar de ter comprado de bancos que "garantiam" que 99% das sementes são feminimizadas, eu gostaria de verificar.

 


A outra dúvida é saber quando fazer clones. Talvez não no manuzeio de corte (vou ter certeza quando fizer), mas mais de onde retirá-los. Essa dúvida surge devido à estrutura de minhas plantas que não dispontam de galhos ramificados diretos do tronco ou os que surgem junto as folhas são muito pequenos e não parecem que irão crescer mais. Devo esperar mais? Estou utilizando fertilizante orgânico e sei que o processo de crescimento é mais lento. Só agora que adquiri um bom medidor de pH para tentar estabilizar o solo.

 

Desde já grato pela atenção e ao Hempadão por ajudar levantar nossa bandeira. Jah guide. ”

 

Antes de falar sobre como fazer um clone, gostaria de falar sobre sementes fêmeas. Primeiro é importante deixar claro que os bancos de sementes controlam muito bem a linhagem de plantas que eles vendem como sendo quase 100% fêmeas. O processo mais complicado no mercado de desenvolvimento de sementes não é torná-las fêmeas e sim realizar uma boa seleção genética de uma população de plantas da mesma linhagem. Os bancos de sementes cultivam centenas, às vezes milhares de sementes da mesma genética e faz clone de todas as plantas. Após a colheita, o criador seleciona qual planta deu as flores com as características mais apreciadas e só então decide qual clone irá manter.

 

Muitas plantas fêmeas têm uma tendência a desenvolver algumas flores macho, como um mecanismo de preservação da espécie. Os criadores de sementes procuraram formas de fazer com que as melhores plantas fêmeas que eles selecionavam pudessem também produzir alguns flores macho. Assim, eles puderam polinizar outras plantas fêmeas e passaram a controlar melhor as proporções com que suas sementes produziam plantas macho e fêmea. Com isso também puderam desenvolver as sementes com garantia das plantas serem quase 100% fêmeas.

 

Em todo caso, mesmo que suas sementes fossem regulares, ou seja, tivessem taxa de possibilidade de serem 50% macho e 50% fêmeas, não seria necesssário uma lente para identificar o sexo da planta. Claro que com uma lente o universo da cannabis fica muito mais rico aos nossos olhos, e quem tem condições aconselho muito comprar uma. Mas, de fato, plantas macho e fêmeas são facilmente reconhecidas, basta você ficar atento. Você não falou se seu jardim é com lâmpadas ou ao sol. Mas, seja como for, é importante que quando notar que a planta está começando a mudar seu crescimento e iniciando as mudanças para florir, nas axilas dos galhos começaram a surgir as chamadas pré-flores. São miniaturas do que serão as flores. No caso de plantas fêmeas é um pequeno cálice que aparece. No caso de plantas macho, são um conjunto de bolinhas. As bolinhas, no futuro, se tornarão parecidas com um cacho de bananas e, se você não eliminá-lo, se tornarão flores e soltarão polém capaz de fecundar fêmeas a quilomêtros. Então, se você não pretende criar sementes, elimine totalmente o macho.

 

Os machos são desprezados por muita gente, mas, na realidade, eles têm uma importância enorme. Só que é preciso ter muito cuidado com eles, para que não estraguem completamente uma colheita, caso não se deseje produzir algumas sementes usando o pólen. Se você quer criar sementes aconselho esperar as bolas virarem bananas, se formarem melhor, mas de modo algum deixá-las abrir. Então você colhe a planta, retirando para guardar apenas um pequeno galho que você vai deixar num vaso com água em algum canto isolado da casa até que as bananas abram e lhe dêm o polém. Você também pode abrir as bananas com uma lâminas para pegar o polém. Use um pincel para coletar um pouco de polém e esfregue com cuidado apenas uma ou duas inflorescências da parte de baixo de uma planta fêmea. Assim você garante que ela produzirá algumas sementes e que também continuará produzindo mais resina no restante da flores e, principalmente, na flor do topo da planta.

 

Sobre a melhor hora para clonar suas plantas. De fato, não há um momento ideal. O melhor é que as mudas sejam retiradas antes da floração. Um clone é um galho da planta, basta ter crescido o suficiente para ter alguns centímetros de galho e já é o bastante para que vire um clone. Muitos cultivadores preferem tirar clones menores, outros preferem mudas maiores. Se sua planta ainda não possui um galho que possa ser cortado para fazer o clone, o melhor é força-la a manter-se vegetando por mais algum tempo, até que forme galhos. Você pode fazer isso dando-lhe mais de 16hs de luz por dia. Caso esteja usando a luz do sol, pode complementar o fotoperíodo com algumas lâmpadas fluorescentes. Se estiver usando lâmpadas, basta programar seu timer para a tarefa. Você pode ainda amarrar a planta para forçá-la a se ramificar. Se optar por fazer isso tome cuidado para não partir a planta colocando muita força. Procure respeitar o limite de tensão dos caules e galhos. Eles se recuperam com facilidade e tem uma mobilidade incrível, mas têm limites. Mas, ao amarrar a planta e forçar o topo a manter-se na horizontal você faz a planta entender que precisa distribuir melhor os hormonios de crescimento e os nutrientes, fazendo ela acreditar que tem muitos topos e que precisa dedicar-se a desenvoler esses galhos. Você também pode podar topo da planta, para forçá-la a se ramificar mais, mas só faça isso se ela ainda for vegetar por muitas semanas, para que dê tempo de se recuperar.

 

Muito obrigado por ter mandado sua mensagem e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e com isso ajudado também outras pessoas! Mandem suas mensagens e fotos para cultivo@hempadao.com

 

Um abraço e até semana que vem!

Sergio Vidal é pesquisador, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

http://facebook.com/vidalsergio

http://twitter.com/sergio__vidal

26 comentários:

  1. Putz, sequelei e esqueci de responder a parte da pergunta sobre clonagem :D

    Lá vai.

    "Sobre a melhor hora para clonar suas plantas. De fato, não há um momento ideal. O melhor é que as mudas sejam retiradas antes da floração. Um clone é um galho da planta, basta ter crescido o suficiente para ter alguns centímetros de galho e já é o bastante para que vire um clone. Muitos cultivadores preferem tirar clones menores, outros preferem mudas maiores. Se sua planta ainda não possui um galho que possa ser cortado para fazer o clone, o melhor é força-la a manter-se vegetando por mais algum tempo, até que forme galhos. Você pode fazer isso dando-lhe mais de 16hs de luz por dia. Caso esteja usando a luz do sol, pode complementar o fotoperíodo com algumas lâmpadas fluorescentes. Se estiver usando lâmpadas, basta programar seu timer para a tarefa. Você pode ainda amarrar a planta para forçá-la a se ramificar. Se optar por fazer isso tome cuidado para não partir a planta colocando muita força. Procure respeitar o limite de tensão dos caules e galhos. Eles se recuperam com facilidade e tem uma mobilidade incrível, mas têm limites."

    ResponderExcluir
  2. excelente post, Sérgio!

    ResponderExcluir
  3. Suricate_Vinicius11 de abril de 2012 01:56

    Escola Vidal!
    Parabéns pelo post.

    Suricate_Vinicius

    ResponderExcluir
  4. Conversando sobre que li aqui, que o que se fuma da planta é a flor e somente das fêmeas (pq os machos não dão flores, correto?), colocaram outro argumento, que se fuma tudo misturado,incluindo a planta macho, principalmente nesses 'prensados', porém a flor é mais forte, tem maior nível de thc. E que haxixe é feito da seiva da planta...
    Alguém sabe confirmar o que é verdade e o que é mito nesses argumentos?

    ResponderExcluir
  5. ao anonimo acima: no prenssado tem de tudo desde folha, barata, produtos quimicos, tem até a lenda de q se faltar amonia os caras mijam no bagulho porq a urina contem amonia.
    Mas o ideal medicinal seria só usar as flores femeas q são boas, o macho só da polen.

    ResponderExcluir
  6. noss da muita raiva....agente trabalha pra kraio consegui um dinheiro pra tira um lazer e tem qui ir compra essas porcaria de erva prensada...qui quase nunca vem da hora....sempre vem coisa junto, ja cheguei a pega carosso de terra junto no meio da minha paranga...ou seja paguei 5 real nun carosso de terra manow _)_ vai se fude esses traficante sao td arrombados _)_

    ResponderExcluir
  7. Muito bom..parabéns galera!

    ResponderExcluir
  8. melhoro aiinda mai meus conhecimentos vo ate sarva grato ae hempadao...inté....

    ResponderExcluir
  9. cara a amonia eh o processo de decomposição do prensado.. nao tem pq os cara gasta dinheiro acrescentando produto quimico sendo q a planta eh vendida in natura

    ResponderExcluir
  10. realmente, vai colocar amônia no car... não na sagrada erva. mas os caras são burros, fazer o que?
    e o haxixe, é feito da seiva mesmo, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  11. Haxixe é feito da resina que é produzido pelas flores (buds) femininas, com uma concentração muito maior de canabinóides. Depois do "fumo" curado e secado, os tricomas, as glândulas da resina canabinóica, são retiradas por um processo de peneiração, cuidadosamente. Este haxixe é conhecido como marroquino. Tem um outro mais artesanal, bem conhecido na Índia, Nepal e Tibete, chamado charas, em que a pessoa esfrega as mãos nos próprios buds e folhas jovens, na própria planta ainda no solo, dai a resina vai encrustando entre os dedos, e depois ele retira e molda em rolinhos ou bolinhas e fuma num cachimbo de pedra específico.
    Não sei se tem outros haxs... mas é uma pancada.

    ResponderExcluir
  12. qual e o melhor site pra comprar sementes ?

    ResponderExcluir
  13. Ai to com uma planta cuidei muito bem dela meu amigo falo que era feminizada dai saiu as bola depois saiu tipo umas bananinha, dai eu tirei... mais eu tenho observado que minha planta tinha 7 folhas faz 3 meses que tenho ela...
    do nada ela começo sai so 5 folhas i fica toda roxa meu amigo falo que era Purple Haze...
    agora man me ajuda sera que e machu ou femia minha planta ??
    saiu pestilho branco tbm depois fico roxo TO CONFUZO ALGuem da um ajuda Flw !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qnd sua planta deu as bolinhas,significa que ela é macho, e o segundo estagio dessas bolinhas sao essas "bananinhas" de q vc tava falando, e depois disso essas "bananinhas"irao virar flores, porém com mt menos de THC q uma femea, espero ter ajudado abraco.

      Excluir
  14. kralhoo manero essa explicacao sua , sou cultivador e curti o hempadao . agora quero aprende amarra minhas automaticas :)
    good vibes

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. como estocar polen? para polimerizar a planta femea e necessario que a planta macho tenha o mesmo tempo de vida da femea? qual o periodo que ocorre a polimerização, em meses?

    ResponderExcluir
  17. quero produzir sementes. tenho uma que ja identifiquei ser macho e outras duas menores com diferença de 1 mes para a macho em questao, que ainda nao sei o sexo. a minha duvida e : essa maior que e macho conseguira polimerizar as duas menores caso estas sejas femeas? se quiser armazenar o polen como fazer? como colher esse polen e de que forma posso guardar?

    ResponderExcluir
  18. putz tô com o esquema todo armado pra começar um pc-grow, mas os prensados aki da minha jurisdição vem tudo sem seeds, tá foda, tô tentando germinar umas sementes de curió mas não tá rolando, véio, osso duro ... quero comprar umas seeds mas não tenho cartão internacional, se alguém tiver um excedente de sementes e quiser fazer um rolo manda um e-mail watchuma@yahoo.com.br. Paz !

    ResponderExcluir
  19. Queria saber a qualidade da minha planta...se é sativa ou indica etc
    alguen pode meajudar ta com 3meses de vida e é femia como faço?

    ResponderExcluir
  20. Sergio se vc tiver zap zap add eu para tirar umas duvidas e enviar umas foto do meu pe de canabis...11 95856 9214
    Desde ja agradeço a atençao un forte abraço.

    ResponderExcluir
  21. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir
  22. Ja tenho 2 plantinhas e sementes nem pagar para alguma coisa os amigos servem!����

    ResponderExcluir