terça-feira, 15 de maio de 2012

Combate à Pragas no Jardim de Maconha?! [Cultivo Vital 168#]

Por Sergio Vidal,

 

Essa semana recebemos uma dúvida de um cultivador de exterior, o que nos ajudará a discutir algumas questões importantes desse tema.

 

“Boa tarde, cultivo outdoor a algum tempo e minha maior dificuldade para manter a planta saúdavel até o periodo de floração são com relação a pragas e fungos. Já tentei combater com fumo, neem, e até produto químico, mas só obtive sucesso com as pragas, já com o fungo não consegui. Qual produto é mais eficaz para o combate? E vi uma vez que devemos combater antes mesmo de aparecer as pragas, isso é verdade mesmo? Temos que estar sempre pulverizando a planta durante o período vegetativo? Obrigado pela atenção.”

 

Primeiro é importante dizer que em cultivos de exterior a planta está totalmente exposta à interação com a natureza. Os riscos de que pragas ataquem a planta é muito grande, especialmente no verão. Em épocas de chuva os insetos têm maior dificuldade de colonizar as plantas. A alta umidade ajuda nessa tarefa, mas, por outro lado, isso traz os riscos de mofo para a planta. Existem diferentes fungos que atacam a cannabis. Alguns podem colonizar a superfície do solo, favorecendo o apodrecimento das raízes e prejudicando a saúde da planta. Mas o que mais pode prejudicar uma planta em floração e tornar a vida do cultivador difícil são os fungos do tipo botrytis, bastante comuns em diversos tipos de planta. O fungo marrom ou fungo cinza, como também é chamado, ataca as flores da cannabis impossibilitando seu uso e estragando completamente a colheita. Flores atacadas por ele não podem ser usadas pois podem prejudicar a saúde do consumidor.

 

 

O botrytis pode ser combatido com o uso de bactérias e fungos benéficos, disponíveis no mercado especializado, mas dificeis de achar no Brasil. Bacillus pumilus, bacillus subtilis, pseudomonas são alguns dos exemplos de bactérias que cumprem essa função. Os trichodermas, fungos benéficos que são aplicadas geralmente no solo para dar maior vigor às raízes das plantas e melhorar a microbiologia do solo também é usado no combate aos fungos cinza/marrom. Qualquer flor contaminada deve ser retirada antes que o fungo se espalhe para outras partes da planta.

 

A maior dificuldade no cultivo em exterior para quem quer controlar o desenvolvimento dos fungos é justamente manter sob controle a umidade. Ambiemtes muito umidos são excelentes fontes de vida para os fungos. Em exterior dificilmente temos como ajustar isso. Mas é possível instalar ventiladores também que podem atuar melhorando a circulação de ar. Outra estratégia e não deixar as plantar tomarem chuva, evitando que as flores sejam molhadas.

 

Já com relação às pragas não há muito o que fazer a não ser prevenir mesmo. Tanto em cultivos exteriores como em cultivos com lâmpadas o ideal é sempre atuar de forma preventiva, aplicando ao menos 1 vez por mês óleo de neem ou água de fumo. O óleo de neem deve ser aplicado conforme a instruções do fornecedor. A água de fumo pode ser feita com 2 cigarros de tabaco comuns, deixados de molho em 1 litro de água durante 24hs. A água resultante dessa infusão deve ser diluída em mais água e utilizada como um repelente de insetos, ao menos 1 vez por mês. Tanto a água de fumo como o óleo de neem podem ser usados tanto na prevenção como no tratamento de pragas. O ideal é ver qual tipo de praga está atacando as plantas, mas a maioria delas é repelida com esses dois produtos. É importante lembrar que esses produtos não podem ser usados em plantas próximas da colheita, para que não fique gosto nas flores.

 

Se as pragas forem as chamadas spidermites, que são aranhas minúsculas, podem e devem ser retiradas manualmente também. Use a parte macia de uma esponja de lavar pratos para delicadamente esfregar a parte de baixo das folhas, onde as spidermites colocam seus ovos. Plantas atacadas por spidermites têm como característica pequenos pontos pretos na parte de baixo das folhas. Já se as folhas estiverem corroídas como se tivessem sido comidas certamente seu problema são com lagartas. As lagartas são a primeira etapa das borboletas e das mariposas. Em geral elas ficam escondidas em alguam parte da planta em volta do local que ela está comento. Se a planta estiver bem florida pode procurar por entre flores que as lagartas gostam de se esconder por lá. As lagartas podem ser removidas manualmente e jogadas em algum planta longe do seu jardim. Spidermites, moscas brancas e outras pragas podem ser controladas com a retirada manual, que requer manutenção diária, aliada à pulverização de óleo de neem ou água de fumo diluídos. Evite aplicar esses produtos na parte do dia em que o sol está muito intenso em cima das plantas.

 

Muito obrigado por ter mandado sua mensagem e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e com isso ajudado também outras pessoas! Mandem suas mensagens e fotos para cultivo@hempadao.com

Um abraço e até semana que vem!

 

*Sergio Vidal é pesquisador, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

 

http://facebook.com/vidalsergio

http://twitter.com/sergio__vidal

34 comentários:

  1. Suricate_Vinicius15 de maio de 2012 23:07

    Muito construtivo e explicativo! [2]

    ResponderExcluir
  2. Vidal.
    Essas bacterias e fungos benéficos não podem alterar o ecossistema? você disse que são difíceis de encontrar no Brasil.. pra quem cultiva outdoor, isso não é um risco?
    Sua resposta de hoje me ajudou muito! eu me encontro em uma das situações que vc descreveu, sempre tirei as spidermites com os dedos: pego e esmago, são muito moles.
    obrigado e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. ola, faço meu cultivo indoor, como moro na Italia aqui podemos ter problemas diferentes, os mais comuns sao a tal da aranha vermelha e a mosca branca principalmente no verao. Com a aranha vermelha e a mosca branca, resolvi lavando a planta (folhas) com agua corrente por varias vezes. Para evitar os fungos, uso o cobre no periodo vegetativo.

    ResponderExcluir
  4. só faltou falar como ajudar a evitar o fungo, e o que fazer com o fumo que mofou, não querendo dar uma de sabichão, só vou passar informações que obtive procurando e o cervantes diz pro fumo mofado dar um banho na agua oxigenada e para evitar não lembro quem disse, mais me disseram que é bom colocar alguns fios de cobre, tipo anéis nos galhos, como sempre cultivo out e é muito húmido aqui já perdi altas G de fumo mais depois do cobre tive uma reduzida considerável !!

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA URGENTE????????????????????ALGUEM SABE O TEMPO QUE A SEMENTE FICA MADURA DEPOIS DA POLINIZAÇÃO DA FEMEA COM O MACHO?????????????AJUDA AE GALERA,POLINIZEI NO COMEÇO DE MAIO,MAIS JÁ TAH NA HORA DE TIRA OS CAMARÕES MAIS AS SEMENTES AINDA ESTÃO AMADURECENDO,PREFIRO PERDER OS CAMARÕES PASSANDO DO TEMPO DO QUE TIRAR AS SEMENTES IMATURAS,SERA A SALVAÇÃO ESSAS SEMENTES DO BOM!VALEU GALERA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So deixar pra colher depois, até os pistilhos ficarem bem secos!!!

      Excluir
  6. ae joe da semente! se a semente tiver saltando pra fora da bolsinha do camarão e estiver durinha, então ta pronta!

    ResponderExcluir
  7. PALMAS! Grandee artigo e dúvida bastante pertinente. VALEU!

    ResponderExcluir
  8. tenta montar uma composteira. o chorume vc coloca num borrifador e joga na planta. com ctz vai ajudar, sua planta vai ficar mais forte e saudável. abs!

    ResponderExcluir
  9. Será que alguém me pode ajudar? No solo da minha planta apareceram uns bichinhos brilhantes miniaturas, com 1mm apenas. Quando eu mexo na superficie da terra eles movimentam-se e é preciso estar om muita atençao para os ver mexer. Nao sei o que fazer pois não sei de que tipo de praga se trata. Alguém sabe? Por favor ajudem-me!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porra broo, to com o mesmo problema!!! são pequenos mosquitos??

      Excluir
  10. boa rapa!eu queria saber se da pra mim recuperar a minha fêmea pois as espidermites atacaram ela e estão comendo as primeiras flores que nasceram e o que eu faço agora em parça?

    ResponderExcluir
  11. boas algem me pode dar uma dica as minhas plantas ficam com muitas pintinhas amarelas nas folhas. que poso fazer para o evitar(isto em intrior)
    obrigado.

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM PARA QUEM ESTA NO INISIO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo, gostei muito da materia, tenho um indor e infelizmente esta cheio de aranha vermelha na 5º semana de floraraçao. , os pistilos estão escurecendo bem rapido e os camaroes nao muito grandes pararam de crescer pistilos novos estao escurecendo, colho agora ou espero mais algumas semanas. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. esse fumo de tabaco é cinza ou palha...
    aguardo ajuda

    ResponderExcluir
  15. estou passando um verdadeiro pesadelo no meu outdoor um fungo que ataca a raiz impedindo o fluxo de seiva elaborada onde a planta no seu ultimo e decisivo mes perde todo o seu potencial de vigor produtividade enfim sao dois os fungos de solo; um deixa a raiz toda cheia de verrugas calombos, o outro maldito se caracteriza como se fosse uma lesma pequena branca que fica armazenada no solo se multiplicando e se arrastando pra outras plantas pois quando se joga agua dilui pelo buraco do vaso e de alguma maneira vai para outras plantas proximas.esta praga tem sido um pesadelo para mim ela realmente impede que a planta chegue na sua capacidade total floraçao, como se fosse um parasita que come tudo que se dar a planta ou seja toda seiva elaborada todo rango que se dar com tanto amor e carinho, ja tentei de tudo vertmec, oleo de neem, bt horus enfim meus queridos amigos por favor se alguem sabe como solucionar este problema ficarei grato pelo resto da vida e se puder retribuir de alguma maneira enfim muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc deve estar com problemas de nematoide, que nao é um fungo nem bacteria, é uma praga de solo, plante outra cultura nesse solo espere algum tempo para fazer um rotação de cultura.

      Excluir
  16. como posso tirar um colono?

    ResponderExcluir
  17. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir
  18. minha planta foi atacada! nao sei qual foi o inseto, mais ele cortou muitas folhas. coloquei a planta em um lugar livre de insetos e quero saber se eu preciso fazer algo pra ajudar com a recuperaçao da planta ou é so deixar a natureza se encarregar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to com o mesmo problema, a minha ainda tá jovem e esses dias algum bicho ou lagarta comeu uma folha, atrasando o desenvolvimento. queria saber se preciso cortar essa folha ou deixar regenerar... agora já coloquei ela em uma arvore longe do solo e de insetos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Mano, como vc colocou numa árvore longe do solo? Ó a brisa... AHSUAHSUAHSU

      Excluir
  19. Alguem me ajuda meus brotos nao estao sobrevivendo porque lesmas tao comendo eles todos, fica somente um pedaço do talo q n consegue sobreviver e crescer novamente o que eu faço???

    ResponderExcluir
  20. Meu pé de maconha está cheio de mordidas nas folhas porém não a nenhuma formiga próxima. Alguém sabe o que pode ser e como posso evitar que isso aconteça?

    ResponderExcluir
  21. Vlw manow ajudo bastante ja tava de cabeção aqhi kkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Pow alguem ai pode me ajuda eu perdi 2 broto de maconha cada um em dia diferente estou com outro estou com medo de perde acordei sedo de costome fui rega os pezinho quando eu cheguei so vi o pe ele estava cortado no meio quaze no chao e so tinha um pedacinho de folha no chao e nao tinha mais nada nem rastro de nada tinha sei que e algum inceto mais oque devo fazrr ja perdi 2 broto

    ResponderExcluir