quarta-feira, 23 de maio de 2012

Qual a hora certa para colher? [Cultivo Vital #169]

Por Sergio Vidal*,

 

Essa semana vou responder uma mensagem muito legal, de um leitor que enviou inclusive algumas fotos para ajudar na análise:

 

“Boa tarde, estou cultivando pela segunda vez (a primeira so deu macho, mas chegaram a 2,5m bem bonitos) e estou com 3 femeas, nao sei a especie mas é de um cultivo de um amigo... estao com quase 60 dias de flora (as fotos é de uns 50 dias de flora)... qt teempo mais deve levar? posso continuar colocando nutrientes os vai menos de 2 semanas? deve ter certa de 20% dos pistilos marrom... estou colocando um npk de flora, organico, plantofol o nome (nao sei se é foliar por isso estou colocando direto na terra) e sal amargo, mais nadaa... o que acham?... grato!”

 

 

As fotos não estão muito boas, mas dá pra ver que as plantas estão bem saudavéis. Talvez poderiam receber mais luz. Na floração as plantas precisam de bastante luz durantes as 12hs em que ficam “acordadas”. Aparentemente são plantas com tendência mais sativa, suponho, devido ao formato das folhas. Isso significa que é uma planta com uma floração longa. Algumas sativas não hibridizadas podem chegar há 4 meses de floração ou mais. Não existe um ponto exato no qual se deve colher as plantas. O importante é observar a produção de resina das plantas e saber que quanto mais tempo você permitir que elas vivam, mas resina ela irá produzir. Se você tem pressa, está numa entresafra, pode colher antes do tempo, logo que achar que as flores já esão resinadas o suficiente. Mas é sempre importante ter em mente que a cannabis é um ser vivo com um ritmo próprio. Cada planta tem um ritmo específico de crescimento e desenvolvimento e não há muito o que fazer para mudar isso. A tarefa do cultivador de cannabis, na verdade, se resume apenas a de ter paciência em esperar a planta crescer e se formar, e ser observador para poder entender as necessidades da planta e supri-las o quanto antes.

 

Sobre suas plantas especificamente eu acho que elas ainda têm muitas semanas de floração pela frente. Eu esperaria ao menos mais umas 6 há 8 semanas. Tentando dar a ela ao menos 100 dias de amadurecimento, e só aí pensaria em começar a decidir quando colher. Aparentemente ela está na primeira leva de pistilos brancos ainda. Na floração normalmente a planta produz cálices, de onde saem os pistilos, que amadurecem, tornando-se vermelhos, laranjas, etc, de acordo com cada variedade. Enquanto os pistilos velhos tornam-se maduros, novos pistilos brancos vão nascendo, nos cálices recém-formados. As plantas que não foram fecundadas por machos continuarão produzindo novos cálices e pistilos na tentativa de captar algum polém e produzir alguma semente. Ao longo do florescimento a planta produz mais e mais cálices, e os cálices mais velhos vão engordando, ficando cada vez mais cobertos por resina. Muitos cultivadores esperam ao máximo e decidem quando colher levando em consideração o amadurecimento dos tricomas, e não dos pistilos. Os tricomas são as glândulas de resina que contém os princípios ativos, que são produzias pelas flores fêmeas da cannabis. Logo quando começam a se formar eles são transparentes e, com o amadurecimento tornam-se leitosos e, em seguida, âmbar, dourado, enfim, 2012-05-04 23.10.15depende do olhar de cada pessoa e das variedades também. Esse é o ponto do amadurecimento do tricoma. Os tricomas podem ser melhor observados com o uso de lentes de aumento, que estão disponíveis atualmente no mercado especializado.

 

Existe sim um momento em que os princípios ativos começam a se degradar, ou seja, que a colheita “passa do ponto”. Mas em geral os cultivadores acabam pecando mais por colher mais cedo do que o ponto ideal, do que por colher após o ponto. Esse ponto vai depender de uma série de fatores, mas principalmente da preferência de cada cultivador. É possível, inclusive, que goste da uma mesma variedade em pontos de colheita diferenciados. Só a experiência mesmo pode ajudar no processo de saber o ponto ideal de cada planta. Abaixo tem uma ilustração do meu livro, Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor, que mostra os diferentes pontos de amadurecimento dos cálices, tricomas e pistilos.

 

clonagem-v5

 

Muito obrigado por ter mandado sua mensagem e suas fotos e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e com isso ajudado também outras pessoas! Mandem suas mensagens e fotos para cultivo@hempadao.com

 

Um abraço e até semana que vem!

 

Sergio Vidal é pesquisador, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

http://facebook.com/vidalsergio 

http://twitter.com/sergio__vidal

33 comentários:

  1. Perfeito. Esses lindos buds vão engordar um pouco mais, e não esqueça de na manicura, resevar as folhas que tem algums resina pra fazer um hash depois.

    Liberdade para Plantar!

    ResponderExcluir
  2. melado de canna, boommmm.

    ResponderExcluir
  3. Gostei... vai ser últil num fututo bem próximo!
    Jah Bless!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha pergunta :-) ... valeu ae sergio, vou aguardar mais algumas semanas antes de colher, ja estao ficando bem marrons os pistilos mas vou deixar pelo menos ate metade do mes que vem florindo.
    Valeu ae Hempadao!! vou ver se arrumo melaco de canna

    ResponderExcluir
  5. eu de novo (que fez a pergunta)... no post vc diz q talvez precise de mais luz, ela esta plantada no out e fica la o tempo todo, o q devo fazer? colocar ela em um sol mais direto ou completar c uma lampada? elas pegam a maior parte do dia em sol direto e so a tarde q um muro faz uma sombra sobre elas ai elas ficam no sol mas sob uma sombra.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Brother, colhi a minha recentemente. Espera que você vai saber a hora certa de colher. O certo é ela pegar sol o dia todo mesmo, e a noite ficar em um lugar bem escuro. Eu coloquei NPK na minha pouco antes de colher, deveria ter colocado um pouco antes. Eu esqueci a concentração exata, não é qualquer NPK que vc tem q colocar la. Leia e pesquise direitinho, ou pergunte para algm q entenda do assunto. Se vc colocar algum desses nutrientes em escesso, principalmente na floraçao pode zuar.
    A parte mais importante é a secagem e depois curá-lo.
    O meu ficou 1 semana no escuro, e joguei em um pote de vidro. Ele ainda nao está no ponto de fumar, mas eu abro o pote todos os dias.
    Tem uma técnica de dobrar sua planta, mas depende do estágio q ela está. A minha aumentou muito a produçao depois q fiz isso com ela. Pesquise!

    ResponderExcluir
  8. dobrar/deitar a planta. ela aproveita muito mais a luz nos camaroes que ficam mais embaixo. mas o apical perde um pouco, nao muito

    ResponderExcluir
  9. e se tiver macho. corta fora! ele só vai zuar as femeas q estao perto dele!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. seu eu tivesse uma que nasceu dia 13 outubro. e começou a floflor por volta do dia 30/12/2012. aumentei o vazo para ela dar uma esticada agora naum sei se devo efetuar a colheita, só tem uma bubu na ponta de cada calho e os pitilhos já estão coloridos.li seu texto sobre a colheita mais fiquei com uma duvida, como assim revegetação, se eu naum efetuar a colheita agora eles os bubus iram fica maiores...? e se devo colher ela., está atualmente com 5 meses..

    ResponderExcluir
  12. queria saber como fazer p meu pe produzir mas pistilos??

    ResponderExcluir
  13. Na hora de colher, devo tirar só os camarões ou cortar o pé todo e por a secar? Creio q o meu está próximo de colher, mas Nao sei se ele brota novamente colhendo só os camaroes. se alguém puder ajudar aew!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. boa tarde rapa
    tava dixavando uma paranga axei 2 sementes coloqei na terra e esqeci la dpois d duas semanas pra minha surpresa as duas germinaram.. tenho duvida d qanto tempo demora ate a colheita.. vcš nao tem um grafico seila com especies e o tempo previsto ate a colheita?
    brigadao

    ResponderExcluir
  15. Li que colher antes, os niveis de thc são mais altos, e se colher mais tarde, caem os níveis de thc, e aumentam os níveis de cbd!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ..e também da mais agitação... do que relaxamento ...a chapada :)

      Excluir
  16. Não se afoba, espere e curta.... bleess

    ResponderExcluir
  17. Olá.  Me ajudem por favor na minha primeira flora com sucesso.  Estou cm uma planta SATIVA , cm aproximadamente 6 meses d vida.no cultivo exterior.  Entao minha planta esta na sua primeira flora. Queria saber ao certo quanto tempo ainda terei q esperar para colher os frutos mais resinado.
    Uso apenas adubos orgânicos(frutas  e folhas podres.joguei um pouco de farinha de osso tbm, mais pouca coisa). Minha planta estava amarelando as folhas ai joguei um pouco d cinza d papel, pois fikei sabendo q ajudava a planta . Realmente deu uma melhorada, Mais aparentemente esta voltando a amarelar
    .  Ah lembrando q ela está cm mais ou mns 1 mes d flora.estou deixando ela no sistema 12 por 12.
    Sera q por estar no balde  nao desenvolve os frutos? ?
    Essas folhas amareladas oq será? ?
    Sera q minha planta precisa d mais nutrientes??
    Tenho q transpantar ela no chão. Ou em algo maior? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amarelar é over, ou seja, adubou demais. Jogue cal em pó

      Excluir
  18. tenho uma fêmea pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  19. Alguem sabe onde comprar sementes feminizadas importadas pordeposito, sem precisar de cartão de credito? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir
  21. Comoi Indentificar Um Macho Da Femea ?

    ResponderExcluir
  22. Galera, um amigo tem uma com 20 cm e florecendo, ja com os calices e pestilos, ta parecendo que vai render muito pouco, ela vai desenvolver mais? ou vai ser aquilo msm? alguem ja viu algo parecido ai? vlw

    ResponderExcluir
  23. Se eu não fizer a colheita? A planta morre e eu peco todo trabalho??

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho um pe eu acho que ele é sativa já tem umas duas semanas de floração ainda vai demorar quanto tempo pra mim colher

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho um pe eu acho que ele é sativa já tem umas duas semanas de floração ainda vai demorar quanto tempo pra mim colher

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho um pe eu acho que ele é sativa já tem umas duas semanas de floração ainda vai demorar quanto tempo pra mim colher

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho um pe eu acho que ele é sativa já tem umas duas semanas de floração ainda vai demorar quanto tempo pra mim colher

    ResponderExcluir
  28. Ainda estou na duvida de quando colher!

    ResponderExcluir
  29. Ainda estou na duvida de quando colher!

    ResponderExcluir