domingo, 24 de junho de 2012

Repercussão da Proposta de Legalização da Maconha no Uruguai! [WeedNews 174#]

Indiscutivelmente o destaque do noticiário canábico desta semana foi a divulgação da proposta de legalização da maconha feita pelo governo do Uruguai. Ainda que o modelo proposto não seja o idealizado por parte dos cannabistas, devemos comemorar a iniciativa pioneira de desmonte do proibicionismo.

 

Para nossa alegria a notícia deu o que falar, gerando manifestações de apoio e oposição de em outros países. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, criticou o governo uruguaio por tomar essa decisão sem consultar outras nações. "As decisões unilaterais nunca são as melhores. Porque se legaliza em um país no outro segue ilegal", disse.

 

Já o presidente da Guatemala Otto Pérez Molina disse por meio de seu porta-voz que “Respeitando a decisão de cada país, a América Latina tem que buscar esses novos caminhos. Os países têm que buscar novos caminhos para combater o narcotráfico de uma forma mais eficiente e reduzir o impacto da violência provocada pelas organizações criminosas".

 

Combater a violência do narcotráfico é justamente a bandeira do presidente uruguaio José Mujica para defender a legalização. “Alguém tem que ser o primeiro, porque nós estamos perdendo a batalha contra as drogas e a criminalidade no continente. Faço isso pela juventude, pois as formas tradicionais de enfrentar este problema não deram resultado até agora. Temos que buscar outro caminho, mesmo que alguns o considerem ousado”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

 

Quem elogiou a proposta de legalização, mas criticou a forte intervenção estatal no mercado canábico previsto no projeto uruguaio foi o diretor-executivo da Drug Policy Alliance (DPA), Ethan Nadelmann. “Frequentemente isso leva a uma ausência de controle de qualidade ou diversidade". A DPA é a principal organização de defesa da regulamentação do mercado de drogas nos Estados Unidos.

 

Como de costume, o governo brasileiro segue calado e omisso neste debate...

14 comentários:

  1. nibiro ta chegando, junto com a legalizacao.

    ResponderExcluir
  2. Incrível como o Brasil pode ficar calado diante disso. Vamo lá, Brasil... Nós podemos!

    ResponderExcluir
  3. Brasil é o pais dos 27 pentagramas, vamos precisar de 270 mil maconheiros em Brasília gritando pra mudar isso!

    ResponderExcluir
  4. Lado bom pra nós cidadões de bem, não falta maconha no mercado, pois na cupula existem muitos (não quis dizer todos) que são o trafico propriamente dito no pais.
    Lado ruim é quem esses caras ai não deixam nem essas noticias são economicamente e historicamente importantes chegarem ao seu jornal como simples nota.
    Ou até a manchete que li no diario do Grande ABC, sim aquele que não gosta muito da cultura cannabica, "autoridades estão preocupadas com a estatização de maconha (não de drogas), no uruguai", ops estão preocpados com o combate ao trafico de maconha, isso ao meu ver é até um insulto as nossas autoridades Federais, quais motivos eles teriam para ser contra o combate a trafico.
    Não sou dono da verdade só minha opinião pessoal

    ResponderExcluir
  5. Quem é contra a legalização é a favor do trafico

    ResponderExcluir
  6. Claro que o brasil esta calado, esta mais preocupado com coisas mais importantes como a copa, olimpiadas... ¬¬

    ResponderExcluir
  7. É o Brasil segue calado, mas acho que com essa atitude belíssima do Uruguai,(lembrando que tenho fé que vai dar certo no combate as drogas)alguns outros iram sair do "armário" e ver que essa é a melhor saída. E assim o Brasil vai ter que adotar a mesma medida. A descriminalização da maconha está iminente é fato, um dia ou outro vai chegar, por mais que possa até demorar (tomara que não, pois quero desfrutar disso)ela vai chegar.

    ResponderExcluir
  8. presidente colombiano não faz e quer encher o saco de quem quer fazer. sempre assim. em todo lugar é assim. quem faz errado é que critica quem quer fazer certo. em todo lugar, sempre.

    Uruguai é Uruguai, não deve satisfação nem a Colômbia e nem a ninguém.

    ResponderExcluir
  9. Brasil cala sobre tudo. Campeão da omissão.

    Pinheirinho: gov brasileiro finge que não viu

    Paraguai: gov fica espreitando em cima do muro esperando pra onde a galera vai. Então vai junto

    ResponderExcluir
  10. Fumo de qualidade !!!! UHUL e o BRASIL CONTINUA CALADO =(

    ResponderExcluir
  11. braziu tem que ser expulso da ONU por crimes contra a humanidade, particularmente de racismo e extermínio de minorias. o braziu dos assassinatos diários. quadro bárbaro e sanguinário. ou não? é mentira, é? tá tudo ótimo, é? ninguém é perseguido, é? não morre ninguém, é?

    ResponderExcluir
  12. braziu é 'estado'-assassino, homicida, cruel, corrupto de corpo e alma. somente as novas gerações e, particularmente, as gerações vindouras poderão salvar o braziu ziu ziu ziu ziu. o que está aí estamos todos comprometidos. vêem? então, comprem óculos... haaaaaaahahahaha! desculpem, mas tem que rir pra não morrer de infarto de taaaaaanto chorar, porque aqui é triiiste demaaaais! é só ligar a tv...! todo santo dia...!

    ResponderExcluir
  13. suiahuuisahuisahuisa normal...
    vida de brasileiro é foda aiusauhasuisa
    abusam das pessoas!

    ResponderExcluir
  14. acho errado o pensamento, clar que uma das questoes mais importantes é reduzir o trafico, mas deveriam pensar na maconha como um medicamento e substancia(nao droga) recreativa. Mas pensam como se fosse tipo, vem ocorrendo muitos homicidios, para isso acabar, a partir de hoje assassinato nao é mais crime. Mesmo, assim, ja se foi um grande passo e a partir disso as consequencias vao vindo e a populacao vai comecar a ver o verdadeiro lado da maconha.

    ResponderExcluir