segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma Política Antidrogas e Contra a Vida! [CaosInCasa #171]

O relato que recebemos é tão profundo que merece ser publicado na íntegra e na forma como foi escrito. É provável que muitos leitores identifiquem a própria história no testemunho abaixo!

 

Carreguei a curiosidade pela ganja durante toda a minha adolescência, entretanto só fui fumar pela primeira vez aos 21 anos de idade (2009). Nesse mesmo ano, cheguei em casa, após um show gratuito do B. Negão & Seletores, que acontecera na Torre de TV (Brasília). Nesse evento, cheguei a fumar cerca de 4 baseados (número nunca novamente alcançado por mim mesmo), porém não sequelei, não enxerguei nada surreal, curti o show, cheguei em casa com fome e muito sono, obviamente.
     
Mainha estava acordada lá pelas 2 h da manhã, com as luzes acesas. Com aquele cheiro flagrante que eu trazia impregnado na camiseta, foi impossível passar despercebido, e ela perguntou:


ELA: Você tava fumando cigarro?
EU: Não – respondi sem peso de consciência, visto que detesto cigarro (nicotina).

        
Mas eu sei que ela fez aquela pergunta, referindo-se à maconha, só não quis pronunciar o nome, por medo da resposta. Na hora fui tomado por um sentimento tão ruim que a larica passou, nem passei pela cozinha e fui dormir. No dia seguinte ela conversou comigo e já foi mais direta:


ELA: Você já usou alguma droga?
EU: Já. Álcool e maconha – respondi com toda sinceridade.
 
Embora não considere a marijuana uma droga, aquele não era o momento de entrar nesses detalhes. Em seguida veio a pergunta que desencadeou o que podia vir de pior:


ELA: Você gostou?
EU: Álcool eu já experimentei cerveja, birinight, vinho, champagne, vodka, uísque e não gostei de nenhum. De maconha eu gosto.
 
Sua maior tristeza não foi saber que eu havia fumado, pois ela já esperava que viesse a acontecer um dia ou outro, mas o que a decepcionou de fato foi saber que eu gosto. Nesse tempo passei a me sentir tratado como um reles. Parecia que eu estava fazendo algo errado. Depois desse ocorrido, voltei a fumar um ano depois, e parei por aí. Parei há dois anos! É raro eu ver maconha de perto hoje em dia, e se vir não fumo, recuso quando oferecem, não por não gostar mais, no entanto, é cada vez mais difícil encontrar a PLANTA, e muito mais fácil dar de cara com os prensados que podem trazer até mesmo crack na mescla. Nunca comprei, nunca tive o mínimo contato com traficante, às vezes tenho vontade de tostar um novamente... Enfim...
 
O que me preocupa é que por morarmos só eu e mainha em casa, acho que deveria haver mais abertura para o diálogo. O assunto que mais me interessa não é se a ganja faz bem, se faz mal, se eu vou voltar a fumar, se não vou nunca mais... Para mim, o que importa é a legalização. E sobre isso, nem minha mãe, nem ninguém da família quer conversar. Dentro da família sempre tive o estigma de lerdo, desajuizado, “não-sabe-o-que-diz”, tolo, ingênuo, que vem desde bem antes da maconha. Normalmente, os jovens que se rebelam lá pela adolescência, defendendo seu direito de queimar um, logo desistem lá pelos 20 anos, aceitam o que a sociedade impõe, e futuramente até chegam a dizer que se envergonham de ter fumado a “erva do capeta” um dia. Eu, particularmente, não me acho um rebelde, hoje tenho 24 anos, e cada dia que passa sou mais a favor da legalização, vejo minha família cada vez mais alcoólatra e mais preconceituosa em saber que gosto da weeda. Eles morrem de medo da violência urbana, mas preferem os traficantes tomando conta das ruas, ao invés de ao menos PENSAR na hipótese de legalizar. Aqui em casa nunca houve briga por causa disso, mas já vi minha mãe chorar por causa disso, e foi muito pior.
 
Os casos que conheço de maconheiros que destruíram a vida, têm todos o mesmo motivo: consequência da ineficiência da lei antidrogas! Mas o que o senso comum prega? Que a erva é o mal da humanidade! Que é a mesma coisa que cocaína e crack! Que destrói lares! Que é porta de entrada para drogas pesadas... Na minha opinião falácias e mais falácias, o mal continua sendo a lei antidrogas, que não está nem aí para a saúde pública. Diante de dados científico, os proibicionistas não têm argumentos mais contundentes que: “Mas é droga, vicia!”, “Não mata, mas é droga”, “Cura câncer, mas é droga!”.
 
Para ter moral para me chamar de drogado, é necessário primeiramente tirar o cigarro e a garrafa da boca. Minha mãe é uma das poucas que tem moral para isso, já que ela não bebe nem fuma nada. Há de se reconhecer que já passou da hora de eu desenvolver esse diálogo com mainha, minhas tias, meus tios, primos, parentes mais presentes no meu cotidiano, afinal são eles que me interessam. Até hoje não houve desfecho para este caso, mas sonho e corro atrás de um final feliz. Tenho muito mais para desabafar, mas se for prosseguir não acabo nunca.

31 comentários:

  1. Sensacional! belíssima história e acredito que realmente seja bem comum em lares brasileiros, fico aquina torcida para que realmente chegue a um final feliz. PAZ!

    ResponderExcluir
  2. A ultima que meu pai disse pra mim por eu ter chegado em casa com cheiro foi: "tao fazendo as marchas la neh, se fosse um cara la com uma metralhadora e matasse uns 20 eu dava nota 10 pra ele. E se vc tivesse la no meio, eu ia só falar: meu filho ´pediu pra morrer." E ele me levou pra fazer exame sai toxicologio, a ironia é que eu tava com 25g no bolso. Resultado sai dia 28, se ele sabe que eu fumo, vai mudar oq um exame comprovando? As vezes da vontade de tacar o foda-se e virar o maconheiro da familia, como eles sao cabeças fechadas, com certeza eu ia ficar muito afastado.

    ResponderExcluir
  3. http://oglobo.globo.com/mundo/nova-york-quer-descriminalizar-posse-de-maconha-em-publico-5119091

    ResponderExcluir
  4. Virar o maconheiro da familia é na maioria das vezes questão de tempo.
    Ou vc aceita o pré conceito e finge q eles não sabem pra q eles façam de conta de q não sabem.
    Ou vc liga o foda-se e defende com propriedade aquilo q acredita.
    Levo minha vida na maior honestidade, é oq basta de satisfação a dar,o q eu faço da minha vida é problema meu, quem se preocupa comigo, me respeita.

    ResponderExcluir
  5. " virar o maconheiro da família " um termo bem tecnico huauhshshuahusahushuasuhauhshaushuahusféfe´féfe´fe´.

    ResponderExcluir
  6. É amigos esse testemunho descreve na real a situação que encontra-se hoje a maioria da população brasileira, anos de injeções de preconceito e criminalização não acabarão simplesmente num passe de mágica, a descriminalização pode até acontecer, mas a verdadeira aceitação e esclarecimento da sociedade essa sim levará anos. fredmontcruz

    ResponderExcluir
  7. Tamos juntos irmão, estou em uma situação semelhante e tenho certeza que muitos outros também.Nunca se esqueça, você não está sozinho nessa luta,e agente só vai ganhar-la começando pelas pessoas a nosso redor,abraços!

    ResponderExcluir
  8. Kaya
    Acorde, dance
    Acorde e me liberte (Acorde, dance)
    Porque a chuva está caindo

    Tenho que ter Kaya agora, Tenho que ter Kaya agora
    Tenho que ter Kaya agora Pela chuva que está caindo

    Eu me sinto tão alto que até toco o céu
    Acima da chuva
    Eu me sinto bem no meu bairro
    Então, aqui vou eu outra vez

    Tenho que ter Kaya agora Tenho que ter Kaya agora
    Tenho que ter Kaya agora Pela chuva que está caindo

    Eu me sinto tão alto que até toco o céu
    Acima da chuva
    Eu me sinto bem no meu bairro
    Então, aqui vou eu outra vez

    Tenho que ter Kaya agora Tenho que ter Kaya agora
    Tenho que ter Kaya agora Pela chuva que está caindo

    Levante-se e me liberte
    Acorde e me liberte
    Acorde e me liberte Pela chuva que está caindo
    Bem kayaman, kaya, kaya

    ResponderExcluir
  9. Esperem sentados a rendição
    Nossa vitória não será por acidente...

    ResponderExcluir
  10. Belo depoimento. Tristeza por vivermos em uma sociedade alienada que não procura informações reais para formar opiniões.

    ResponderExcluir
  11. Lamentavel, já causei demais, usei muitas drogas mas nunca fui viciado em nada, era só parte da balada, como o principal as mulheres, alcool e destilados em excesso, e ainda gosto muito isso, mas to na paz.
    To com meus quase 34 anos, quase criando juizo, minha mãe fica feliz por isso, melhorei em muitos aspectos, mas um dia ela me disse que seu maior desgosto era que eu fumo maconha (se refirindo como se fosse um vicio ou uma droga), a erva sagrada não têm nada a ver com esboarnia, noiotes em claro ou algo tipo, com problemas de saude menos ainda.
    Enfim seu maior desgosto é ilusão!!!!Tenho minha consciencia e limpa, e esse tipo de coisa me faz levantar a bandeira contra essa proibição que come o cerebro das pessoas.
    Não adimito que façam isso com as pessoas que mais amo, se aproveitando da inocencia dos mesmos.
    Por causa dessas e outras que sou presente a marcha da maconha e muitas outras, não brigo pra fumar maconha, isso é faço todo dia.
    Mas como Braisleiro que ama esse pais, mais do que a maconha!!!!

    ResponderExcluir
  12. Se vc qr mudar a sua história, tem q se impor! Tem q ser o melhor Sr. Humano q vc pode ser, se vc realmente assumir a erva. Se vc for um bom filho, um bom amigo, marido, pai, etc... Se for um funcionário e trabalhador exemplar, se for um aluno estudioso, tratar as pessoas bem, tratar familiares bem, der atenção e carinho, vc pode encher a boca: fumo maconha! Isso pq vc vai mostrar p todos q vc n é um "drogado"; e ao contrário: vai deixar a cabeça dos preconceituosos e proibicionistas em parafuso! (não vão ter o q argumentar). Como um drogado pode ser qm é e ter tanto sucesso sendo drogado, se a "droga" (erva amaldiçoada) só traz desgraça? Se mesmo assim nego quizer tampar o ouvido c cera, vc diz qm é, se impõe, impõe seu respeito, e diz: lamentável a sua vida de alcoolatra e tabagista de calça curta, vem falar da minha droga, e a sua q te faz uma desgraça, se é a droga mesmo q acaba c a vida das pessoas, ou as proprias pessoas com a suas vidas... Tem q ser um ser humano melhor p poder quebrar os preconceitos alheios... (Que é mais dificil q partir o átomo! - segundo Einstein)

    ResponderExcluir
  13. 21 anos na cara e com medo do que "mainha"
    vai achar?

    ResponderExcluir
  14. TD CULPA DA TV, O POVO É PREGUIÇOSO E MEDIUCRE NAO QUER NUNCA BUSCA AS INFORMAÇÕES CERTAS, SÓ SENTA A BUNDA NO SOFÁ E FICA VENDO OS JORNALIXOS E APLAUDI COM MTA CONVICÇÃO. VÁRIOS ABSURDOS ROLANDO NA TV, CHEGA A SER ATÉ PIADA OQ ELES PASSAM, QQ SER IMBECIL TERIA UM POUCO DE PERCEPÇÃO PRA SABE Q ESSES JORNALIXOS SÃO REALMENTE LIXOS, MAS NÃO O POVO É MAIS BURRO Q ISSO E ACREDITA EM TD E AINDA APLAUDI!!! REDE GLOBO MANIPULADORA DO CARALHO TBEM NUNCA VI ND IGUAL! MAIS A PIOR EMISSORA É REDETV PQP Q COISA RUIM NÃO SEI COMO NÃO FALIU AINDA!

    ResponderExcluir
  15. vamos dar uma força pro brother ai...
    Pede o endereço dele, vamos enviar umas cartas pra mãe dele dando uma força, falando sobre os benefícios e reais malefícios, informando mesmo a mãe dele.
    Mas cuidado, não vão escrotizar a "mainha" do cara!!

    ResponderExcluir
  16. Capetalismo = mentiras + mentiras + burrice

    Se quiserem parar a 3ª mundial, legalizem. Se não, fodam-se. Só tenho pena dos moradores próximos às bocas que vivem inferno diariamente. Da classe mérdia vítima de balas perdidas não tenho mais pena. Eles gostam.

    ResponderExcluir
  17. Tristeza por vivermos em uma sociedade alienada que não procura informações reais para formar opiniões.

    2X!

    ResponderExcluir
  18. acho que deveria liberar, todos os depoimentos que leio, so me diz que a liberaçao da erva eh a soluçao

    ResponderExcluir
  19. "...cura câncer, mas é droga" n sei o quê, mas é droga...

    Dementes. Quem argumenta essas bostas precisa de droga urgente pra ver se dá um clique no cérebro e aprende a raciocinar. Pra ver se dá um clique na alma e deixa de ser escroto.

    ResponderExcluir
  20. A criaçao dessa editoria CAOSEMCASA foi uma das grandes "bolas dentro" do Hempadao. As vezes enche o saco ler alguns relatos de algumas pessoas que nao sabem lidar com conflitos familiares (principalmente em se tratando de consumo de maconha), e ficam expondo suas birras infantis pro pessoal do blog.
    Mas outros casos, como foi esse em questao, é que encoraja a gente a nao perder a calma e debater os problemas da proibição com nossos familiares.
    Parabens a redação e ao brother que compartilhou esse problema familiar. Calma e conversa... é assim que a gente vai pra frente.

    ResponderExcluir
  21. Srs. pais, se ficarem com vergoinha do filho maconheiro, adestrados pela tv, e por conta disso proibirem seus filhos de fumarem em casa, em segurança, depois tenham ao menos vergonha na cara e não digam que maconha foi porta de entrada pra porra nenhuma. Porta de entrada foi vcs abrirem a porta de casa expulsando seus filhos, obrigando-os a fumar na rua, expostos e em contato com toda sorte de perigos e companhias.

    ResponderExcluir
  22. Essa porra já tá é legalizada. A sociedade jumenta equina está sendo preparada paulatinamente. Tem que informar constantemente, doses homeopáticas e constantes, pra não impactar muito os cavalgaduras sem-cérebro quando for oficial.

    ResponderExcluir
  23. TODO MUNDO UMA HORA CAIII
    MELHOR COISA --> VERDADE

    ResponderExcluir
  24. Eu falei abertamente a minha mãe, e joguei informação em cima dela, ate ela perceber que o filho dela que trabalha, faz faculdades e ainda sustenta uma casa sozinho, é o mesmo cara legal, mesmo quando eu fumava e ela não sabia até agora que fumo e ela sabe rs até a convidei pra fumar um comigo mas ela recusou e ainda fez cara feia :(

    ResponderExcluir
  25. Passo pela mesma coisa tirando o fato que fui de frente desde meus 17 anos quando comecei fazer uso diariamente, admito que o preconceito ainda impera aqui mesmo eu levando informações, agradecem a tantos anos de pura desinformação! ! !

    ResponderExcluir
  26. comigo foi do mesmo jeito.. Ver minha mãe chorar foi a pior coisa que eu já vi na minha vida! Sei como é sua dor, viver ao redor de caretas e cabeça dura.. mas temos que entender, foram criados assim e depois de velhos não vão mudar de opinião.. Sei como é seu sentimento, e dói man, dói muuito!

    ResponderExcluir
  27. nunca vi ou peguei prensado com crack .. nunca nem ouvi isso de alguém de confiança ! cada papinho !

    ResponderExcluir
  28. Aqui em casa foi a mesma coisa...mas no fundo eu nao achei ruim ter "rodado" ...o bom que a verdade foi aparecendo ! nao gosto de esconder nada da minha mae...o que eu quero mostrar e que sempre vou ser o mesmo...mesmo fumando Cannabis e que nao usarei drogas nunca na minha vida >:)...sou doido para morar sozinho em uma outra cidade... é isso aew galera ! sustentar o back quando roda...porque umm dia a verdade vai ser liberada :)
    Paz !

    ResponderExcluir