terça-feira, 17 de julho de 2012

Adivinha quem Financia o Tráfico de Drogas? [Chapa2 #177]

A cena do Capitão Nascimento agredindo um "maconheiro financiador do tráfico" no primeiro Tropa de Elite simboliza muito bem como a sociedade proibicionista interpreta o problema da violência na guerra às drogas. Aplicam uma fórmula simples para entender e "resolver" uma equação complexa: traficante vende a droga + usuário compra = traficante ganha dinheiro e compra armas para aterrorizar as pessoas de bem. E a solução disseminada pela mídia de massa? "Porrada na vagabundagem!"

 

Mas aqui na Hempada a informação é tratada de maneira diferente. Afinal, os neurônios dos leitores estão mais ativos e capazes de entender o tema com a devida complexidade.

 

A maior ingenuidade de todas é achar que o "lucro do tráfico" fica nas mãos dos varejistas deste negócio. Fosse assim, nossas favelas seriam parecidas com as encostas do principado de Mônaco. Quem lucra de verdade provavelmente não encosta as mãos na droga. E funciona assim em qualquer empresa de grande porte, onde o patrão assiste da sua sala confortável a peãozada fazendo o trabalho sujo e pesado.

 

A principal diferença de uma atividade legal para uma ilícita é a contabilidade. Um Barão de Tráfico precisa ser muito habilidoso na hora de declarar seu patrimônio no imposto de renda. E ai que começa a lavagem de dinheiro...

 

As possibilidades são infinitas: empresas de fachada, utilização de laranjas, contas com nome falso, etc. Mas existe um lugar, muito respeitado pela sociedade de bem, onde qualquer pessoa com muito dinheiro é recebida com um sorriso, um café e não precisa justificar a origem daquela grana: O BANCO.

 

O tráfico encontrou no sistema bancário e financeiro o melhor caminho para lavar o dinheiro de um negócio sujo e moralmente condenado. Depois de algumas operações de câmbio, compras de títulos, ações ou commodities é praticamente impossível descobrir a origem do mesmo. Tudo dentro das regras do bom capitalismo.

 

Prova disso é a investigação aberta pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o banco HSBC pela cumplicidade na transferência de dinheiro de narcotraficantes mexicanos para os EUA e vice-versa. A permissividade com a lavagem de dinheiro também ajudou organizações terroristas. Uma saia justa nada nobre para a respeitável instituição financeira.

 

De acordo com The Wall Street Journal o presidente-executivo do HSBC, Stuart Gulliver, admitiu os "erros" e que a gestão teria falhado em detectar e lidar com comportamentos "inaceitáveis". Curiosamente, o banco tenta uma estratégia jurídica para arquivar o processo e manter tudo na mais perfeita ordem.

 

Em momentos como este não aparece um Capitão Nascimento para dar uns tapas na cara do banqueiro. Mas quem financia esta merda mesmo?

17 comentários:

  1. Uma matéria para agregar mais informação sobre como os bancos lucram milhões com o narcotráfico. A DILMA filha de uma puta e seus cavaleiros das trevas políticos nunca vão quere legalizar por isso... ta na hora de investir pesado em informação para não votarmos em seres escrotos como eles. Vejam a matéria.

    http://www.libertar.in/2012/06/quem-financia-nova-ordem-mundial-bancos.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, muito direto e verídica esta análise. Agora mesmo estava vendo o segundo documentário do zeitgeist, e esse post foi de caráter bem similar ao que o video quer passar, em relação à bancos e etc... enfim, tudo farinha do mesmo saco!

    ResponderExcluir
  3. Wow, texto que entra pro Top 10 do Hempadão!

    ResponderExcluir
  4. eu que patrocino essa guerra toda!!!!!
    com meus impostos de cidadão de bem.
    O proibicinismo que sustenta o narcotrafico

    No episodio 2 capitão nascimento não conseguiu mais prender a cidadã de bem que portavamaconha com seu filho, nos dias hj nem o filho dele ele consegiu prender, não como usuario pelo menos

    ResponderExcluir
  5. Boa mermo!!!mandou bem o chefão aê!!!Meus Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Bendito seja o Freixo, digo, o Fraga no caminho do Nascimento...O capitão era bem burrinho, bem ceguinho...menos mal que ele percebeu, não em tempo, pois enquanto se escreve vidas estão sendo perdidas por conta de ódio gratuito e valio$o. Mas que injustiça com o HSBC...e os outros?

    ResponderExcluir
  7. Proibicionistas em pouco tempo serão vistos como os nazistas são vistos hoje. São vergonhosos, não por serem burros, mas por serem assassinos. Em sua maioria, são psicopatas, seja de Wall Stresst, seja das farmacêuticas, seja da putaquepariu, só pensam em dinheiro e poder. Que seja a custa da sonegação da cura/prevenção do câncer barata e acessível a todos, seja a custa do que for. Tinha que pegar todos os usuários do mundo que querem paz e lhes dar um país. Em uma semana, este novo país apresentaria melhoras visíveis em aspectos sobre os quais os burocratas calhordas postergam por décadas e ainda querem falar de moral, bons costumes e 'família'.

    ResponderExcluir
  8. Os paizinhos-satélites d USA são todos uns merdelzinhos submissos. Só vão legalizar quando os autores da cagada, os EUA legalizarem. Só após o pedido de perdão, não em palavras, mas em legalização, os cordeirinhos puxa-sacos sem honra vão atrás. Algum matemático honesto tem que dar uma aula ao Obama. Tem de explicar que o quanto antes começar a plantação, mais rápido começa o caixa pra, inclusive, pagar as indenizações que não serão poucas. As indenizações aos camponeses pobres que tiveram suas pequenas destruídas pela estupidez. E a outros, a vários outros vitimados pelo capitalismo em busca de demanda bélica, de riquezas naturais etc

    ResponderExcluir
  9. A culpa é do meu baseado...é sim..deve ser...meu baseado fez um careta contar uma mentira que colou, porque as pessoas têm preguiça de pensar e na década de 30 não tinha internet. É... a culpa é do bagulho...

    ResponderExcluir
  10. os matemáticos mais honestos sabem que os povo dos EUA são povo amigo, e são a favor de todas as liberdades possíveis - sua história prova isso -, salvo os hipócritas nazifascistas, of course... os matemáticos mais honestos sabem que a merda mesmo são os pseudopolíticos brasileiros que, por covardia de seu povo, permanecem vivos para matar e matar, todos os dias, mais e mais brasileiros honestos, como aquele matemático honesto... resumindo: a culpa NÃO É DOS EUA (povo guerreiro, vá mexer com eles pra ver... hahahahaha). a culpa é dos brasileiros covardes e papagaiados..., que adoooram um carguinho público de meeerda, man, e passam a vidinha de merda inteira repetindo o discurso do inimigo - os 'brasileiros' ladrões. Fuck out.

    ResponderExcluir
  11. Vamos estudar um pouco de História?

    http://www.youtube.com/watch?v=e-Fhs-s7K2g&feature=related

    ResponderExcluir
  12. Que cifras assombrosas o tráfico movimenta mesmo... Mesmo ainda vc dizendo, sem contar as outras drogas: a maconha é uma "planta petróleo", dela se extrai e produz inúmeros produtos, geraria muitas riquezas, mesmo assim isso n importa... Pq qm tá ganhando dinheiro mesmo tá pouco se fudendo. E qm está gerenciando a grana, movimentando a grana de td mundo, inclusive dos próprios petroleiros, os Bancos, esses realmente estão pouco se fudendo meeeesssmo.

    HornGreenMan

    ResponderExcluir
  13. o filme SCARFACE descreve bem essa relaçao entre bandidos e bancários (desculpem a redundância)

    ResponderExcluir
  14. ante democratico... CHEGA BRASIL nao tem precisão disso, vamo combater o crime com a paz!! LEIS POLITICA sao feitas pra proprios benefecia-los e sair um tal demóstenes da vida, corrupção tbm eh violência. LEGALIZA!

    ResponderExcluir
  15. Gente, pare para pensar, nada, absolutamente nada que se faz nesse mundo capitalista é por moral, bons costumes, caráter, tudo envolve dinheiro, se o tráfico de drogas não sustentassem os politicos, os mesmos legalizavam e acabariam o problema, fico pensando nessa copa do mundo no Brasil, foi só surgir o assunto e eles tomaram o morro da mangueira do dia pra noite e instalaram as famosas UPP's e agora há morador de favela dizendo que é melhor morar na mangueira do que em um condominio fechado no RJ? então PORQUE QUE NUNCA TOMARAM TAL ATITUDE? Dinheiro! simplesmente porque antes não era interessante que fosse assim, mais agora com a copa, e todo os recursos financeiros que viram de fora eles começaram a se precocupar com a segurança pública?
    Pare e pense que tenho certeza que lembrará de outros exemplos do tipo..

    ResponderExcluir
  16. A questão é que ninguém quer chamar a responsabilidade para sí. Nosso sistemsa cria um bando de mimados que só querem ficar de mimimi, botando a culpa nos "poderosos". É claro que o buraco é mais embaixo, mas o cidadão de verdade tem que começar a fazer o que está ao seu alcance e parar de choramingar. O que está ao alcance do cidadão "comum"? Parar de fumar essa merda. E não venham me dizer que existem "drogas lícitas"(outro argumento dos mimadinhos), pois basta que não se use também essas porcarias (bebidas alcoólicas, tabaco...). Aliás, consumir esses produtos só deixa mais rico um grupo de meia dúzia de pessoas, em detrimento do "gado" que os consome e ainda se acha o podereso por beber bebida X ou fumar o tabaco Y (e aonda faz propaganda disso nas redes sociais, idiotas. Larguem de ser bebês chorões e vão cuidar do que realmente importa na vida.

    ResponderExcluir