terça-feira, 24 de julho de 2012

É possível ajudar a planta a iniciar a floração? [Cultivo Vital Ed. 178#]

Por Sergio Vidal

Essa semana recebemos uma mensagem muito interessante:

 

“Ola amigos do Hempadão estou com o meu jardim a todo vapor porém algumas plantas estão me deixando intrigado. No início do ano trouxe umas sementes do Peru e plantei elas uma semana antes do carnaval, ou seja, já fazem praticamente 5 meses que as plantei. Entretanto, 3 vasos ainda não começaram a florar e pelo tempo que plantei isso já era para estar ocorrendo assim como aconteceu com outras plantas que foram plantadas na mesma época e que inclusive já foram colhidas. Essas três plantas além de não terem iniciado a floração estão rebrotando. Quando falo rebrotando é quando começa a nascer aquelas folhas com apenas uma ponta. O que está acontecendo e o que devo fazer? Aguardo mais um tempo? Arranco elas para plantar outras? Se fosse possível tirar essas dúvidas ficaria grato.”

 

Agradeço por sua mensagem que nos ajudará a refletir sobre as possibilidade de ajudar a planta a engatar o ciclo de floração. Primeiro, preciso dizer que seria muito melhor para ajudar a responder sua pergunta se tivesse mandado fotos das plantas. Por isso sempre peço fotos. E também seria legal saber mais detalhes sobre o cultivo. Se você usa lâmpadas ou a luz do sol. Qual o tipo de solo e se usa fertilizantes. Quanto mais informações sobre o cultivo eu tiver, mais facilmente poderei entender qual o ambiente de vida da planta e assim ter um diagnóstico mais preciso.

 

Você disse que as sementes são do Peru, por isso imagino que seja genéticas mais sativas, acostumadas ao ambiente da natureza, onde somente na época de lua cheia as noites ficam um pouco mais claras. Sativas nativas, ou landraces, como são chamadas as linhagens de cannabis que não sofreram hibridização, em geral tem muita dificuldade de engatar a floração caso não seja respeitado o limite de 12hs de escuridão total diária. Sem um regime de luz e escuridão adequados algumas plantas simplesmente jamais entram totalmente em floração. Basta que uma lâmpada, mesmo que de baixa voltagem, permaneça acesa por algum tempo a poucos metros das lâmpadas que já pode ser o suficiente para atrapalhar a floração de algumas plantas. Se a planta fica perto de algum poste de iluminação pública é possível que isso esteja atrapalhando também.

 

Se você está cultivando em uma estufa fechada com lâmpadas, procure algum vazamento de luz do ambiente externo para dentro da estufa, pois essa pode ser a causa do problema. É possível também aplicar durante 1 ou 2 semanas um regime de 10 ou 11 horas de luzes ligadas e 13 a 14hs de escuridão total, para forçar essas sativas a engatarem a floração. Se você cultiva usando a luz do sol, pode improvisar uma estrutura ao redor da planta que possa 1 ou 2 horas logo que o sol for nascer ou antes do por do sol, para que a planta receba algumas horas extras de escuridão e seja estimulada a florir.

 

Além do regime de luz e escuridão, a nutrição das plantas também pode interferir nas etapas de crescimento e no início da floração. Alguns cultivadores aplicam doses mais altas de potássio e fósforo para induzir plantas já maduras a iniciarem a floração. Mas é preciso fazer isso com muito cuidado para não provocar danos por excessos de um ou outro nutriente. Uma dose maior de nitrogênio durante o início da floração pode fazer a planta voltar ao processo de vegetação e retomar o crescimento foliar. Muitos cultivadores não sabem quais nutrientes a planta precisa em cada fase e isso é algo fundamental. O básico é que no vegetativo ela come muito mais nitrogênio do que na floração, período no qual a necessidade desse nutriente diminui bastante, e vai diminuindo gradativamente ainda mais até o momento da colheita.

 

Leias as colunas de outras semanas, onde abordo diversos outros temas, incluindo nutrição adequada das plantas em cada estágio. Clique Aqui

 

Obrigado por sua mensagem, espero que tenha podido ajudar a esclarecer suas dúvidas e torço pra que essas sativeiras comecem logo a florir intensamente!

 

Abraços e até semana que vem. Mandem suas mensagens com fotos para cultivo@hempadao.com

 

*Sergio Vidal é pesquisador e ativista, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

 

Facebook

Twitter

15 comentários:

  1. tira ela do 18/8 e coloca no 12/12 mais cedo estimula a floração.

    ResponderExcluir
  2. A minha plantinha começou a apresentar as pré flores e eu na inocência estava usando um ferti 15-0-0 (pelo que tem no fundo do vaso, ele é riquissimo em nitrogenio) para deixar as folhas bem verdes, se eu continuar usando só esse ferti ela vai continuar no vegetativo?
    Ela ja ta enorme, é em outdoor e tem o tempo de escuridão respeitado, salvo nas noites de lua cheia.

    ResponderExcluir
  3. Luz da lua, mesmo cheia, não atrapalha o fotoperiodo!!

    ResponderExcluir
  4. Meu parcero pelo amor dos Deuses.. Lembra que aqui ainda não é permitido plantar, então se suas plantas não começaram a florir ainda com esse tempo todo soga elas no mato, faz um chá sei la... mais desprega dessa genética...
    O conselho que te dou é buscar uma planta com floração no máximo de 60 dias.... jogo rápido voce ja renova o ciclo... não vale a pena e nunca vai valer mesmo legalizando ou discriminando cultivar essas plantas de longas dadas para colheita... essas que demoram muito tem chances maiores de sofre stress e hermafroditar ACABANDO com Todo seu cultivo.... Então procure achar os seus erros as evoluções com que realmente mereça..
    Falo isso por experiencia própria perdi 15 plantas lindas em fase de floração por causa de uma semente que ganhei de um amigo... a desgramada tava toda atrasada e tal... mais vinha até florindo toda estranha mais estava floriando... do nada apareceu uma bananinha amarela dentro de uma flor ... ae fudeooo.. já era... todas qe estavam na estufa começaram a encher de sementes... casa caiu perdi meu projeto verão 2011 kkkkkkkkkkk..... mais a vida continuou eu aprendi e agora pote cheio denovo...
    Cultivo gasta dinheiro tempo dedicação além de correr risco de dar uma merda e ainda a namorada fica com ciúmes do cultivo (sera pq são todas fêmeas...rs)

    Paz a todos guerreiros de fé...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara! É bem assim! Falo tudo!

      Excluir
    2. Vishh , nem falo nada. Acapulco gold Demora 1 ano e 4 meses.
      1 anos vegetativo 4 meses floracao.
      Quem jah fumou sabe que vale a pena.
      O Bagulho eh loco mais o processo eh lento.
      Bagulho bom e rapido eh G13-Haze ou soh as Indicas.

      Excluir
  5. www.growroom.net ESTUDEM COMO SE FAZ

    ResponderExcluir
  6. cara posta um topico como fazer um cha com humus,torta de mamona,farinha de ossos.ficaria mais leve ? ureia se usa no cha ? ficaria muito grato!

    ResponderExcluir
  7. Ola estou cultivando essa cannabis de prensado estou deixando no grow com a luz ligada 24/h des do seu nascimento está com 9 semanas nasceu com terra adubada de loja e húmus e um fertilizante 10-10-10 quando devo mudar a lâmpada para sódio e tentar florir não sei exatamente vejo muitos com semanas outro com messes !!! Obrigado !!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,
    Gostaria de uma orientação é que tenho um pé de mutre com 2, 30 a três, mas ate agora não florou. que posso fazer?
    obrigado pela atenção,
    Atenciosamente, maria góes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca no 12/12 de luz se for indoor e da um 04/14/08 é um adubo que vende em todas as sementeiras ajuda na floração. 👌 blz

      Excluir
    2. Coloca no 12/12 de luz se for indoor e da um 04/14/08 é um adubo que vende em todas as sementeiras ajuda na floração. 👌 blz

      Excluir
  10. Bom dia,
    Gostaria de uma orientação é que tenho um pé de mutre com 2, 30 a três, mas ate agora não florou. que posso fazer?
    obrigado pela atenção,
    Atenciosamente, maria góes.

    ResponderExcluir