domingo, 22 de julho de 2012

Legalização Avança no Uruguai e Descriminalização na Porta do STF! [WeedNews 178#]

Duas notícias da última semana merecem uma análise de destaque no WeedNews. A primeira é sobre o Uruguai, que segue enfrentando a pressão externa e avançando com o projeto de legalização da maconha para afastar a juventude do mundo do crime. A outra é sobre o julgamento do STF que pode descriminalizar o porte de drogas no Brasil.

 

Depois de apresentar uma possível desistência da proposta por conta do baixo apoio popular, o governo uruguaio anunciou que a mesma será encaminhando ainda esta semana para o Congresso, seguindo o caminho normal de qualquer projeto de lei em um estado democrático.

 

“É uma nova forma de luta contra o narcotráfico que o governo propõe já que, [a tentativa que] foi estabelecida pelo ex-presidente Richard Nixon nos Estados Unidos na década de 1970, e que até agora tem sido aplicada em todo o mundo, fracassou", explicou o secretário da Presidência, Alberto Breccia.

 

Agora, mais do que nunca, o grande Mujica precisa de coragem e peito firme para enfrentar a pressão que a ONU e seus comissários preparam para impedir a legalização, que futuramente será lembrada como a primeira iniciativa de desmonte do proibicionismo.

 

Aqui no Brasil o debate sobre a legalização ainda esta muito longe do Congresso, mas a descriminalização pode estar entrando no plenário do Supremo Tribunal Federal. A informação da jornalista Mônica Bergamo, influente colunista política de Brasília, é de que o julgamento sobre a constitucionalidade do artigo 28 da lei de drogas será julgado ainda este ano, provavelmente após o julgamento do mensalão (que começa no dia 2 de agosto e não tem data para terminar).

 

Os ministros vão decidir se é legítimo ou não o Estado interferir e criminalizar uma conduta (o uso de drogas) pessoal que não causa danos a terceiros. Para explicar essa questão, vale resgatar uma aula do juiz José Henrique Torres, presidente da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD). O vídeo foi gravado na Marcha da Maconha de São Paulo deste ano.

 

21 comentários:

  1. Positive Vibrations, Jah's brothers!

    ResponderExcluir
  2. ai sim boas noticias!

    http://girlhigh-13.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  3. Sinto um energia muito boa, nada mais, paz para todos, iluminem todos os que estejam em um caminho errado, pois se deixarmos de lutar com as mesmas armas que eles e abençoa-los, vamos trinufar!

    ResponderExcluir
  4. isso ai vamo legaliza
    quero fuma em paz
    sem fika olhando todo carro se vem se nao é uma viatura

    ResponderExcluir
  5. parabéns para ess cara dando o discurso o cara falo tudo
    mando bem demais

    ResponderExcluir
  6. Vamos descriminalizar o cultivo caseiro, partecipem.
    http://www.avaaz.org/po/petition/Descriminalizacao_do_Cultivo_Caseiro_de_Cannabis/

    ResponderExcluir
  7. Papo gordo, papo gordo!
    A culpa foi principalmente da CIA e do Richard Nixon, não foi do 'povão estadunidense norteamericano', que é nosso povo-irmão e amigo (também somos americanos).
    A parada no STF tem que ser por ADIN - ação direta de inconstitucionalidade - para que sejam revogadas todas as disposições em contrário à Constituição Federal, no artigo 5º, VI, que estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias, que é o caso dos maconheiros brasileiros crentes em Jesus com ritual Rastafári, ou seja, os RastaCristos ou os Cristafáris, além dos Rastafáris, entre outros. Liberdade de Culto já, com liturgias de maconheiros religiosos Já!
    O resto é papo magro.
    Vamos ver a cor do STF, agora. Tomara que seja da cor do povo.

    ResponderExcluir
  8. ***__***
    Hey, alguém viu meu filho *_* aí?

    ResponderExcluir
  9. Eu vi ele falando na faculdade São Francisco, com mais uma Bancada com ilustres homens da Lei dos homens, na Deus é mais que legitima essa ervinha.
    Me lembrou mamãe no anos 90 quando tinha essa visão, e ela tentava me convencer que eu era um "drogado" e "viciado" porque tinha o habito de fumar maconha, diziam assim pra mim:
    "Só um viviado e vagabundo, traficante, bandido etc e tal, pra concordar com essas ideias de que a guerra não beneficia a vida humana"
    To vendo Senadores que se diziam "pela Fammilia" caindo, enquanto ilustrissimos Juizes pedem a paz e respeito aos direitos
    individuais, que são partes dos direitos humanos

    ResponderExcluir
  10. Eu tava lá,pai
    Assinado: *_*

    ResponderExcluir
  11. DESCRIMINALIZAR e poder plantar quantas ervas quiser, isso será a verdadeira evolução espiritual e cultural.
    Quando um caretão proibicionista argumentar que tem que haver quantidade máxima de plantas por pessoa para o usuário "não perder o controle ou exagerar na dose" (coisa de quem não entende nada de erva)basta argumentar que quem "perder o controle" continuará sendo punido pela lei brasileira, se for o caso (sei que não existe nínguem cometendo crimes por causa da erva, mas careta inventa história mesmo, na maior cara de pau ainda diz que conheceu um caso...).
    Ou seja, qualquer cidadão que cometer crime, mesmo que tenha fumado/vaporizado/ingerido maconha, continuará passível de punição, simples.

    ResponderExcluir
  12. aii legaliza para nois fumar as nossa planta a legalizaçao so vai ajudar o brasil LEGALIZE!!!

    ResponderExcluir
  13. é pessoal... estamos presenciando um grande marco da história moderna! :))
    vamos fazer história no brasil tambem!! legaliza caralhooo

    ResponderExcluir
  14. 2 de agosto julgamento do mensalão...sem previsão de término...será que dura uma semana ou um mês? Depois...partir p o abraço.

    ResponderExcluir
  15. ****__**** Massa, eu tava sem as lunas.
    Tô na laiga.

    ResponderExcluir
  16. *****_*****

    Um hidroavião...

    ResponderExcluir
  17. Maior esperança hoje é o STF, na boa.

    Mesmo o projeto de Lei encabeçado pela Viva Rio é muito, muito tímido. Poderia avançar no mínimo na questão do auto-cultivo e não avança.. Vamos ver no que vai dar e reforçar para em prol da mudança.

    ResponderExcluir
  18. queremos plantar se naõ o trafico não acaba e continuamos em perigo, não queremos fumar maconha podre sem astral queremos ter o prazer de plantar e saber o que estamos consumindo.

    ResponderExcluir
  19. o mensalão deve acabar no meio de setembro

    ResponderExcluir