quinta-feira, 12 de julho de 2012

Uruguai Desistindo de Legalizar a Maconha? [Hemportagem 176#]

Foi com muita alegria que anunciamos e produzimos um bom número de reportagens sobre a proposta do Uruguai de legalizar a maconha. Hoje vamos falar mais uma vez do assunto para avisar que o sonho pode morrer sem virar realidade.

 

Em entrevista ao portal uruguaio UNoticias, o presidente uruguaio Jose Mujica disse que pode abortar o projeto se a maioria da população for contra a legalização da cannabis. "Se 60% da população não entende a iniciativa [a legalização da maconha] temos que retirar o projeto, porque isso é uma batalha de uma nação inteira, que não tem a ver com colorados, blancos ou frenteamplistas," disse o presidente.

 

A pesquisa em questão foi realizada pelo instituto Interconsult, apontando que 60% dos cidadãos do país sul-americano são contrários à legalização da droga. Outros 36% estão a favor.

 

Legalizar a maconha não é um projeto que precisa atender os interesses de toda população. Está muito enganado quem acredita que a democracia se faz apenas com a vontade da maioria. Governar desta forma é instituir uma ditadura da maioria.

 

Por mais que a maioria da população não use maconha e não goste de quem use, o Estado tem o dever de proteger o interesse das minorias. Afinal, o próprio presidente Mujica já explicou que a legalização é uma estratégia para afastar a juventude do mundo do crime e da pasta base de cocaína.

 

Só que precisamos enxergar além dos fatos. Esta justificativa do governo uruguaio para um eventual recuo esconde uma pressão muito maior que a simples insatisfação da população. A ONU já se manifestou contra a legalização através do seu órgão de fiscalização do proibicionismo: a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), e não é nada absurdo imaginar que a pressão nos bastidores da política internacional está sendo muito maior. Trata-se de um país pequeno e subdesenvolvido brigando contra as potências que lucram com a guerra às drogas.

 

Força, Mujica! Os verdadeiros defensores da vida apoiam a legalização da maconha.

27 comentários:

  1. é uma pena que tenha tamta gente preconceituosa a proibiçao so vai ajudar o crime organizado e num vai proibir nada que sabemos onde compra na maos dos traficantes.

    ResponderExcluir
  2. é a ditadura da maioria!

    Hoje vao atrás de nós, amanhã nao haverá ninguem para falar por voces!

    LEGALIZA!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma perigosíssima planta que foi proibida pela Anvisa.

    http://coletivodar.org/2012/07/anvisa-anuncia-proibicao-da-salvia-divinorum-e-do-lsa/

    A pergunta que fica é : Será que ainda um dia vão legaliza a maconha ??? Tá difícil hein...

    ResponderExcluir
  4. Pois LANCEMOS UMA CAMPANHA! Podemos, aqui do Brasil, através das redes sociais, enviarmos nossa força ao presidente Mujica e ao Uruguai. O mundo tá em crise, e o retrocesso é menos devido à população do Uruguai do que à pressão desses porcos da ONU que não querem mesmo deixar um país sulamericano criar um mercado tão promissor e bem regularizado como pode ser com o cânhamo.
    Hashtag's pra que te quero! #ForçaMujica #AmericaLibre

    ResponderExcluir
  5. Eles estam esperando que a america do sul extermini uns aos outros!Ordens da Organização das Nações Unidas,a guerra deles só vai acabar quando houver uma unica bandeiro e um único povo e as mortes ocasionadas por essa atrocidade ainda sera lembrada como ato heroico da humanidade!

    ResponderExcluir
  6. o galera ja q pensamos tanto nas familias e a salvia q esta proibida vamos nos mobilizar agora mesmo

    ResponderExcluir
  7. Eis a verdadeira política brasileira de drogas:

    1.
    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/07/oito-morrem-durante-ataques-em-bairros-de-osasco-diz-policia.html

    2.
    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/07/muito-abaladas-familias-vao-iml-de-osasco-liberar-corpos-de-8-mortos.html

    Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  8. Galera, não acho mais que o brasil é um país "em cima do muro" em relação às drogas proibidas. Sinceramente, acho agora que o governo quer tornar o Brasil um país CONTRA qualquer tipo de drogas.COMO PROIBIR UMA PLANTA DE EXISTIR??? Vai contra qualquer lógica, de qualquer tempo. ISSO é querer brincar de DEUS.

    VAMOS ACORDAR GALERA, A DILMA QUER TORNAR O BRASIL UM "AMIGUINHO" DOS EUA E DAS POLITICAS OPRESSORAS ABSURDAS.Devemos fazer algo, NÃO podemos ficar parados.Tudo que nós precisamos, é de um LÍDER.

    TUDO QUE PRECISAMOS É DE UM LÍDER.

    ResponderExcluir
  9. não pode ser amiga dos EUA. São 14 (ou mais) estados independentes norte-americanos que aliviaram a ganja. ziuma tá contra o paraguay e a favor da venezuela, ou não?

    ResponderExcluir
  10. o primeiro passo rumo à independência é o reconhecimento do próprio aprisionamento. parem de culpar 'onu', 'usa' o kralho a 4. a m. é o ziu ziu...

    http://www.youtube.com/watch?v=ubfcK6PJE-0

    ResponderExcluir
  11. proibiram a salvia e as sementes que contem lsa.
    Noticia aí hempada.

    ResponderExcluir
  12. e nacao de burros fdp, coloca a meia na janela no natalll tmb, ok

    ResponderExcluir
  13. a sálvia é livre nos EUA... hahahahahaha! contra fatos, não há argumentos...

    ResponderExcluir
  14. É.... O gigante continua deitado, só que não mais em berço tão esplêndido. Apequena-se com disseminação da desfaçatez e sente diminuir seu fulgor ante a sanha destruidora dos que teimam em reduzí-lo a mais uma mera republiqueta terceiromundista.

    ResponderExcluir
  15. Essa obscenidade adicional ilumina as profundezas do submundo da 'política' (hahahahaha) brasileira, e escancara a face verdadeira da escória que governa o Brasil desde 2003. De costas para o cumprimento do dever.

    ResponderExcluir
  16. só a salvia foi proibida e a substancia lsa.
    As plantas como argyreia que apenas contem lsa não foram para a lista de proibidas, apenas a salvia.

    ResponderExcluir
  17. Foi só aquele cara da ONU ir jogar uma conversa lá que eles mudaram de opinião.

    ResponderExcluir
  18. Pqp, mais essa agora, a salvia e a argyréia proibidas...
    É uma imenssa luta pra engatinharmos em anos, e com uma simples decisão esses fdp's atrasam ainda mais o nosso lado, bem agora q tava com minhas trepadeiras crescendo...

    ResponderExcluir
  19. igual quando entregaram Jesus e Barrabas, foi perguntando ao povo massa de manobra o que fazer

    ResponderExcluir
  20. democracia tem dessas coisas! hahaha

    ResponderExcluir
  21. sei, sei q foi pela pesquisa que o presidente retrocedeu...sei, sei...é ... deve ser

    ainda q fosse, a opinião pública muda em curtíssimo prazo após a legalização. batata

    ResponderExcluir
  22. A maioria fuma, ou asume que fuma, ou se importa????
    Eu sou Hetero, quando me perguntam o que acho sobre questões dos direitos homossexuais,sempre respondo:
    Têm que ser discutido sim, mas pela parte da população GLS (acho que aumentou as siglas mas enfim), a maioria hetero não pode decidir nem discutir por eles, eles têm conhecimento de causa.
    Por que eu que tenho que decidir por eles????

    ResponderExcluir
  23. Pressão dos EUA, é logico, pra quem sabe ler um pingo é letra.

    ResponderExcluir
  24. que graanda merda a geração dos 60. disseram um dia que mudariam o mundo e simplesmente FODERAM com o mundo, matando, perseguindo, poluindo, destruindo. tudo kaozaço com miguelaço.

    ResponderExcluir
  25. 14 ou mais estados aliviaram, EUA país 1º Mundo, Desenvolvido, Potência Socioeconômica.Eles escutam sua população(às vezes).

    Brasil é o quê?Não é desenvolvido, não é potência, um dos MAIS CORRUPTOS, etc etc

    Países em desenvolvimento não podem simplesmente ir contra a ONU.Senão a ONU ameaça 2 sanções e nós colocamos o rabo entre as pernas e pedimos desculpas.

    Não estou dizendo que não há esperança.O que faz o Brasil DEVE SER sua população.Mas num país onde os políticos só querem saber de si mesmos, o povão só leva chumbo e pólvora.A imprensa então nem se fala, a greve dos professores quase não foi noticiada.

    Resta a nós, crescermos e fazer um país direito, onde a JUSTIÇA FUNCIONA.Estamos atrasados, mas estamos ANDANDO.O que não pode é parar/retroceder, como proibindo a sálvia.

    ResponderExcluir
  26. O Mujica não pode desistir,,,força Mujica!!!!

    ResponderExcluir