quinta-feira, 2 de agosto de 2012

37% dos Maconheiros são Dependentes, diz o Dr. Laranjeiras! [Hemportagem #179]

A divulgação de uma pesquisa indicando que o Brasil tem 1,5 milhão de pessoas que usam maconha diariamente foi destaque em todos os portais da grande imprensa. Na linha de frente deste estudo e fonte de boa parte das reportagens está o Dr. Ronaldo Laranjeiras, que também é proprietário de uma clínica de reabilitação.

 

Uma eventual crítica a metodologia do estudo depende de uma análise técnica e demorada do relatório completo do mesmo (veja aqui o relatório editado). Mas um dado divulgado pelos jornais chamou a nossa atenção: a pesquisa coordenada pelo Dr. Laranjeiras apontou que o índice de dependência de maconha entre usuários adultos é de 37%.

 

E como ele chegou a esse número? Apenas com a utilização de questionários! Tradicionalmente o diagnóstico de dependência de drogas é feito depois de uma entrevista com um psiquiatra. Usando esta metodologia o índice médio de dependência para a cannabis é de 9%.

 

Em entrevista ao Correio Braziliense o neurocientista Renato Malcher também questionou a metodologia para chegar ao índice de 37%. "A maconha não provoca dependência física. Fatores comportamentais não deveriam ser considerados para avaliar a dependência, já que esses mesmos fatores poderiam ser vinculados a qualquer prática que provoque a sensação de prazer".

 

Para nossa alegria o Dr. Laranjeira ainda disse que a maconha é a única droga que causa esquizofrenia, além de provocar os ativistas da legalização "Quem vai cuidar dos 10% dos usuários expostos a esse risco? Quem é a favor da legalização deveria responder isso", disse em entrevista ao G1.

 

A nossa resposta é que o senhor Laranjeiras esta totalmente equivocado sobre essa relação entre maconha e esquizofrenia. O que ocorre, segundo o camarada Renato Malcher, envolve um grupo de risco de menos de 1% da população que já possui predisposição para esquizofrenia. Para este grupo o uso de maconha pode antecipar a em cerca de um ano a ocorrência do primeiro surto em pessoas esquizofrênicas ainda não diagnosticadas. Mas o uso de maconha não aumenta a frequência de esquizofrênicos na população!

 

Outro ponto que chamou atenção nas declarações do Dr. Laranjeira foi uma crítica a "frouxidão legislativa" da lei 11.343/06 que acabou com a pena de prisão para usuário de drogas "Os países com menor consumo de maconha, como Suécia e Japão, têm mais rigor e restrições. A solução não é colocar os usuários na prisão, mas nesses lugares há uma certa intolerância com o consumo. Ou vamos por esse caminho ou liberamos e aumentamos o uso. Será que a minoria vai determinar e pautar o que a gente quer como sociedade?", disse Laranjeiras.

 

Com essa linha de ser intolerante ao uso de drogas o Dr. Laranjeiras tenta vender o velho argumento proibicionista de defesa da vida e proteção da juventude. Infelizmente ele ignora que essa linha de pensamento alimenta a intolerância social a uso de drogas. Só faltou dizer que a Clínica Alamedas é lugar que garante a segurança e a dignidade dos usuários.

 

Os argumentos do Dr. Laranjeiras alimentam uma ideologia de preconceito e intolerância contra uma minoria, desrespeita uma prática cultural milenar, além de atentar contra os 99% população que pode se beneficiar das propriedades terapêuticas da cannabis.

31 comentários:

  1. Ao lado dos neurocientistas e da juíza Karam, dr. Laranjeira perde a linha e é conduzido à DP por acusação de racismo...Laranjeira, racismo é inafiançável, viu? Deu sorte, deve ter rolado um deixa-disso, o menino tá sem argumento contra ciência, ficou nervoso...

    ResponderExcluir
  2. As vezes me pergunto, será que os maconheiros que trabalham para a globo não sentem nada vendo que a midia destrói um país com essas matérias ignorantes com pessoas ignorantes.

    ResponderExcluir
  3. Sobre as drogas no Japão: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/lojas-de-drogas-sinteticas-em-toquio-burlam-lei-japonesa -
    "Por um preço que varia entre 2,5 mil e 5 mil ienes (R$ 65 e R$ 130, aproximadamente), qualquer pessoa maior de idade pode adquirir dezenas de tipos de alucinógenos, ervas líquidas e inclusive de uma nova droga cujo efeito é similar ao da cocaína sintética, a chamada "sais de banho"".

    Sem falar que existem países mais rigorosos com relação às drogas, como a Indonésia, onde traficantes são condenados à morte. Será que é esse o caminho? Ou será que o dr. Laranjeira é um tremendo de um laranja?

    ResponderExcluir
  4. Na globo e no seu jornal G1 é só podridão mesmo, tenta alienar e formar a opinião do povo sempre. Entrevista um racista sem moral nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Laranjeira, por que na Califórnia e estados que já usam cannabis medicinal o apoio à legalização não pára de crescer?

    ResponderExcluir
  6. Dr. Laranjeira, por que o senhor não informa que proibição foi racista? Dr. Laranjeira, o senhor é racista?

    ResponderExcluir
  7. Confiar num cara que enche a boca pra dizer que todos os pacientes dele começaram com maconha? Em que planeta se fuma maconha antes de fumar tabaco, antes de beber álcool? Pra chegar a essa conclusão absurda ele deve elaborar um questionário separando lícitas de ilícitas, pra ter a resposta que ele quer.

    ResponderExcluir
  8. Psiquiatria rotulando crianças

    http://www.youtube.com/watch?v=xwikz8DfDko&playnext=1&list=PL56B5D500498BA388&feature=results_video

    ResponderExcluir
  9. veja que ele já nem arrisca mais vim com abobrinha de 'morte de neurônios', pois tá sabendo que, pelo contrário, maconha restaura células nervosas e ele, que nunca chegou perto de um microscópio na vida, não tem como refutar.

    Sobre dependência... ser dependente é o quê? Eu sou. E no entanto, trabalho e continuo fazendo tudo normalmente quanto não tem. Fico puto, sinto angústia, mas continuo.

    Ah, claro, mas o que o proibicionista nazista quer 'de bom ' p mim é isso: fique mal, sinta vontade de se matar, perca apetite, mas não use maconha! Afinal, eu não uso, então é isso, vc tb não deve usar porque EU acho que não deve.

    Fica difícil responder outra coisa a não ser:

    -Proibicionistas, vão pra puta que respectivamente os pariu! Vão cuidar das suas mal resolvidas vidas!

    ResponderExcluir
  10. Ainda que seja verdade o percentual sobre dependência, o que eu não acredito, não acredito nem que eles tenham uma definição clara sobre o que é dependdência, mas, ainda que fosse verdade, cabe a pergunta:

    - A guerra vai bem? Belos resultados...quanta eficácia...

    ResponderExcluir
  11. Das pessoas que fumaram em 2011, 37% de dependência? Interessante...mistura mais. Proíbe mais...

    ResponderExcluir
  12. ah e dai se um cara é dependente ou nao qual a diferença? maconmha nao faz nada só relaxa, e dai se eu so viciado em relaxa?

    ResponderExcluir
  13. ^Daí que as pessoas burras, acham que vício é sinônimo de 'passar pra outras 'drogas', acham que vício é sinônimo de roubar, matar. Tem cretino até para fazer comparações absurdas e criminosas com pedofilia. No desespero em perseguir, o vício em odiar, faz as pessoas de forma irresponsavel saírem falando abóbora em cima de abóbora.

    " Com o tempo, o povo será tão vil quanto a imprensa " (ñ lembro o autor)

    ResponderExcluir
  14. esse cara é podre, nao quer perder a boquinha $$ fumo tem que tratar no consultorio dele . essssse mundo ∑ dos bem esperto, em terra de troxa ainda, facillll, extremamente facilll, lallallaa e eu e tudo mundo caga juntoooo . ( na tua boca troxa) fala merda fala.

    ResponderExcluir
  15. Aê, Dossiê, a investigar. Do G1:

    " Jairo Thiago 3 horas atrás

    COLEGAS DA UNIFESP CHAMAM O LARAJEIRAS DE MUN-HA, UM TÍPICO MORALISTA QUE APOIOU A DITADURA ENQUANTO O MUNDO ACADÊMICO QUERIA DERRUBÁ-LA, AQUELE TIPO DE CIENTISTA QUE FAZ CIÊNCIA TENDENCIONISTA E PUXA SARDINHA NAS PESQUISAS POR SUA OPINIÃO, UM CARA BEM POLÊMICO QUE DEVERIA ESTAR NUM QUARTEL RESMUNGANDO DO QUE NUMA UNIVERSIDADE. "

    ResponderExcluir
  16. como sempre o laranjada bostejando pela boca

    ResponderExcluir
  17. Me apresente um dependente de canabis e eu passarei a acreditar em Deus, Lucifer, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Branca de Neve, Rumplestiltskin, todos os santos ordenados pela Igreja, etc...
    []ões

    ResponderExcluir
  18. Barbaaaaaridade, ta tirando a favela!!!

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkk
    dependente de maconha, kkkkkkkk
    até as mentiras são as mesmas do seculo retrasado, não é mais passado
    Esses caretas proibicionistas estão indoidandando mesmo
    coisa de loco esses retardados

    ResponderExcluir
  20. Parabéns ai hempada pelo post
    legalize jah

    ResponderExcluir
  21. Ótimo post. É isso aí, não vem com falácia pra cima da rapaze que vai passa como babaca ignorante.

    ResponderExcluir
  22. O Dr Larajeiras está desesperado, não sabe mais o que fazer, pois a legalização e a regulamentação do consumo e do plantio estão aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Como foi essa hitória do Laranjeiras no DP?

    ResponderExcluir
  24. Eu tô com o Zé Celso. O negócio é queimar um baseado logo de manhã e logo depois tomar pó de guaraná pra equilibrar a vida.

    Como disse o próprio Zé Celso: as pessoas que nunca tiveram contanto com a cannabis e não conhecem os seus efeitos deveriam calar a boca.

    "Cura as dores do corpo e da alma".

    ResponderExcluir
  25. Ah, o sistema capetalista, endemoniando as pessoas...mecânico q dá pane em carro bom, psiquiatra q dá pane em mente sã... e por aí vai..assim é o capetalismo: nada funciona, 99% vendidos ao diabo.

    ResponderExcluir
  26. Eu moro na Suecia e posso garantir q aqui o consumo é autisimo! E eu e meus amigos sempre fumamos tranquilos. A coisa é q eles só relatam ou descobre 15% da galera q consumi, ai fica muito facio dizer q nao tem muito consumo. mas no canada tem regras mt duras tanbem e algem pode me dizer pq eles sao um dos maiores consumidores do mundo? (det är bara skitsnak!) (isso é uma conversa de merda)!

    ResponderExcluir
  27. Eu também moro na Suécia e aqui vc estuprando uma pessoa e fumando um da a mesma sentença. (Mais de um ano de prisão.) É uma estupides!!!

    ResponderExcluir
  28. No que se refere ao consumo de álcool, tabaco, remédios, remédios controlados e outras drogas, a discussão ainda é atravessada pelo medo e pelo moralismo. É preciso desconstruir mitos e abrir espaço para reflexões que procurem ir à raiz da questão, descortinando os interesses em jogo e analisando criticamente a efetividade dos modelos vigentes. Fora que culpar a substância e proibir gera incapacidade e obscurece a busca por soluções.

    ResponderExcluir
  29. acho coerente, pois todo maconheiro que eu conheço é dependente.
    entendo como dependencia não arruinar sua vida, mas fazer disso um habito, como conheço muitas pessoas dependentes de coca cola, ou de fast food.
    a vida é minha e sou dependente do que eu quiser.

    ResponderExcluir
  30. Sr. laranjeiras, você é racista?!

    ResponderExcluir