quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Planet Hempa no Circo Voador! [Adão e Erva #181]

Show do Planet Hemp. Circo Voador. Melhor do que saber que vai ter é ter a presença garantida, como não? Se a venda de ingresso começa ao meio dia, o doidão da redação do Hempa chegou faltando cinco minutos, tempo de ver iniciar a venda, ver a venda da felicidade, compartilhar o ar da felicidade – gerações de doidões que simplesmente não acreditavam que iam de fato comprar aquele ingresso. Meio dia. Horário ótimo para o compromisso marcado com a casa de show mais legalized do Rio de Janeiro que está fazendo aniversário e chamou pra fazer a festa nada mais nada menos que… o Planet Hemp!!!

A fila chegava exatamente na esquina e era recheada de camaradas, pessoas que se conheciam e comungavam a materialização do sonho de ver as músicas do Planet ao vivo. Vivas, no palco. E não só latentes nos anos a fio de mp3s, e – vá lá, não somos tão novos – desde disc-mans e vinis. O som da marola, na hora, mais uma vez. O circo vai pegar fogo e o primeiro ato da festa foi a venda do ingresso, finalizada em uma hora. Que banda faz isso nos dias de hoje? Ora, ora, os camaradas outrora nas grades da prisão, agora parecem mover a multidão até fazer cair o site de ingressos. Quanto vale esse ingresso? A que vale esse ingresso? O universo marginal e genial de uma banda que mistura a porra toda e continua sua saga.


Caixas eletrônicos das redondezas lotados de uma galera que saca dinheiro demorado, meio que quase se esquecendo a senha, é foda. A menina que passava despercebida olhou pro Circo, viu a fila, perguntou: show do Planet? Passou, depois voltou, perguntou: será que aceitam crédito? Não sei, mas tem um caixa bem ali, ó. Depois um casal muito louco passou perguntando que horas eram, que horas são, e apontando para o pulso. Ambos tinham uma tatuagem igual como se houvesse um relógio marcando eternamente 4e20. Esse era o clima, imagina… e é concreto: um ato histórico da cultura canábica nesse pedaço de terra chamado Brasil.

Em Portugal maconheiros amam o Planet e é claro que seus instrumentais são universais. A banda é uma das mais representativas do rock nacional por sua ousadia de ritmos e letras de qualidade, grafadas pra sempre como trilha sonora do nosso movimentos. Mcs chapadões de consciência e coragem como Marcelo D2, BNegão e Black Alien são um trio de ataque valioso, capazes de lotar não só um Circo, mas um Estádio – e imagina o estado do local, evaporando raprockinrollpsicodeliahardcoreragga. Vão se reunir, não sabemos ao certo quem vai, quem não, mas quanto mais deles melhor. Podiam até produzir o holograma do Speed Freaks igual fizeram com 2Pac. Ué, sonhar não custa nada quando se tem o ingresso do Planet em mãos. Duvido que eles mesmos acreditariam chegar onde hoje estão. Podem falar bem ou mal – e muitos falarão. Mas a música venceu, a resistência cultural ganhou a a batalha contra a produção careta dos meios de produção. O Planet é da massa, e a erva nunca foi tão bem representada em música quanto nos versos e acordes desses doidões. O Planet lotou a casa – quem disse que cobra não tem asa? Silencioso como um vulcão, a banda as vezes dorme, e as vezes entra no palco: em erupção. “Vamos fazer barulho porra”.

Nosso camarada que foi lá conferir a fila, além de fã da banda e da erva, é sapiente de uma realidade que simplesmente pode explicar a venda tão rápida de ingressos. Uma frase, uma realidade, tatuada e consagrada com a folha da erva. Pois desde tempos imemoriais até os atuais, de Jesus a Tiradentes, simplesmente:


Feita ontem, ainda avermelhada, pulsa nesse sangue o repúdio pela proibição mas mais do que isso: a certeza de que ela além de ineficaz, só faz com que a cultura canábica cresça cada vez mais e mais. Excluídos sendo exaltados é tão comum na história quanto no drama, vejam só o histórico mundial da marijuana. Envolve muito bacana e também muita grana, tudo por poucas gramas. Mas se canto e escrevo assim porque fumo maconha, como não celebrar um show do Planet? Presos pelas letras que tem, fumados no Jornal da Globo. A bronca não é pouca. Então aperta e não acende agora, segura a peteca, dia 28 de setembro vem ferro na boneca, som de primeira e a memória viva da banda que carrega no groove a cor verde e o cheiro doce da planta mais polêmica deste planeta. Nos vemos lá! 

12 comentários:

  1. isto é plant hempa! troco meu rim por um ingresso do show + uma passagem rio-sao paulo alguem ascita?

    ResponderExcluir
  2. ahhh perdi os ingressos por meia hora

    cambistas vao fazer a festa

    ResponderExcluir
  3. Sou do PR ... nao consegui comprar os ingressos no site ... Preciso de 3 ... alguem do rio da uma força ae !

    ResponderExcluir
  4. O cú por um ingresso hahahahahha caralho não consegui comprar tambem sou do sul de minas,ja tinha arrumado até lugar para ficar ai.

    ResponderExcluir
  5. Os excluídos estão sendo exaltados! E o Planet, muito a frente do seu tempo,já cantava a cultura canábica antes mesmo de muitos de nós começarmos a fumar um. "Não compre plante!" "Uma erva natural não pode te prejudicar" Muito antes de existir esse papo de descriminalização os caras já botavam a cara sem medo de dizer que fumavam maconha, e ter medo de que? quem proibe é que devia ter medo. E hoje eles estão ai, provando que estavam certos. Quem ri por último...

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca ufi num show do Planet, mas meus ingressos tão separadinhos!!!!!!!!!!!!!

    Vamo lotar o Circo porra!!

    ResponderExcluir
  7. trocar um rim por um show' essa foi pior que fanatismo evangélico

    ResponderExcluir
  8. porra que foda eu era muleque quando o planet surgiu e nem fumava ainda mais graças a eles hj posso dizer que "fumo maconha sim,mais calma meu camarada eles um dia vão ver que a lei estava errada" #vempraspplanethemp

    ResponderExcluir
  9. Queria poder ir um Planet Hemp no seu habitat natural. Maaas já que não deu vamos para o RS. UM PURO SANGUE AZUL DO CLÃ PLANET HEMP.

    ResponderExcluir
  10. Dia 29 de setembro compromisso marcado na terrinha natal pois no Rio não rola mais

    ResponderExcluir
  11. Quem tiver ingresso vendendo... É só avisar! Tá cheio de gente louco atrás de um!!! Inclusive EU!

    ResponderExcluir