domingo, 14 de outubro de 2012

Até o Secretário Sabe que a UPP não Acaba com o Tráfico! [WeedNews 190#]

A política de pacificação das favelas deu mais um passo no Rio de Janeiro. Na manhã deste domingo as comunidades do Jacarezinho, Manguinhos e Mandela foram tomadas sem a resistência de traficantes do Comando Vermelho, que há décadas ditavas as ordens por lá.

 

Mas ao contrário do que a grande imprensa vende para todo país, este não é um projeto de combate ao narcotráfico. O que está em jogo, de acordo com o secretário de segurança José Mariano Beltrame, e a retomada do controle do território pelo poder público. "Tráfico de drogas existe em qualquer lugar do mundo. O importante é a polícia estar no local e poder dar uma resposta a esses problemas e garantir a paz das pessoas", disse em entrevista coletiva. Nas entrelinhas: a UPP não é um projeto para acabar com o tráfico de drogas.

 

Quem conhece a realidade das favelas já ocupadas sabe que o tráfico continua funcionando, inclusive com a cumplicidade (ou parceria) de policiais da UPP. O que acabou nessas áreas é o controle do território pelo narcotráfico e suas leis perversas.

 

Por outro lado, devemos lembrar que as quadrilhas que controlam a venda de drogas só conseguiram o poder necessário para dominar toda uma comunidade graças à política proibicionista, que entregou de bandeja para o crime organizado o monopólio da venda de mercadorias valiosas.

 

Tudo indica que ocupar as favelas deixou de ser um problema. Afinal, em todos os casos a entrada polícia foi pacífica e sem resistência. A dúvida que persiste é sobre a relação entre os policiais da UPP e o tráfico que continua funcionando normalmente nos becos.

 

Pacificar com a "polícia de sempre" parece uma tola utopia. Quem vende continua lucrando o suficiente para pagar o que for preciso para manter o negócio e quem deveria impedir o tráfico está disposto a receber e fingir que nada está acontecendo.

5 comentários:

  1. Sabe o nome disso? Impostos sobre as drogas ilicitas! ;) Infelizemente isso está mais que na cara de quem assiste a esse ato. Os idiotas poderiam tá usando esse lucro das vendas pra melhorias e não pra ser segurança de boca de fumo!PENSE!!! Vamos legalizar porra!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma grande verdade, acabar mesmo não dá. Engraçado que a midia já avosou desde o inicio da semana sobre essa operação quem tinha que sair já saiu!!! E com certeza não vai parar o trafico!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, como que eu posso compartilhar essa notícia no facebook? O botão pra compartilhamento não tá funfando.

    ResponderExcluir
  4. toda semana busco a maconhinha de 50 no são carlos, que beleza, a policia nem dá dura, o mototaxi busca, maravilha!

    ResponderExcluir