quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Detalhes da Legalização no Colorado e Washington! [Hemportagem #193]

A legalização da maconha em apenas dois Estados (Colorado e Washington) pode ser algo estranho para nós, brasileiros, acostumados com o forte poder central de Brasília. Prova desta autonomia na esfera Estadual norte-americana são as diferenças entre os dois projetos de legalização aprovados na eleição da última terça-feira.

 

No Colorado, a Amendment 64 vai regulamentar da cannabis nas mesmas condições do mercado de bebidas alcoólicas. Será permitida a compra de maconha por maiores de 21 anos, com o limite de porte de uma onça (28 gramas) e o cultivo de seis pés por domicílio. Não será necessário nenhum tipo de cadastro ou autorização para comprar a erva legalizada.

 

Como qualquer comerciante, os futuros vendedores de maconha vão precisar de uma autorização do poder público para fazer o comércio. As cidades terão autonomia para definir o número de estabelecimentos canábicos e horário de funcionamento dos mesmos.

 

O imposto básico será de 15%, além das taxas locais. Também está definido que os primeiros 40 milhões arrecadados vão para um fundo estadual para construção de escolas, enquanto o mundo proibicionista utiliza o dinheiro da venda de maconha para compra de armamentos ilegais e a corrupção de agentes públicos.

 

Em Washington, a proposta da vitoriosa Iniciativa 502 é um pouco diferente. Ela também autoriza o comércio de maconha (com limite de 28 gramas de porte) para maiores de 21 anos, mas não contempla a possibilidade de cultivo caseiro para uso recreativo (permitido apenas para usuários medicinais com autorização).

 

A tributação é de 25% em cada estágio (produção, venda no atacado e venda no varejo), e a maior parte do dinheiro arrecadado será destinado ao serviço de saúde. Uma cota menor vai para o financiamento de pesquisas sobre maconha nas universidades.

 

O prazo máximo para organizar o mercado de cannabis no Colorado é 1º de julho de 2013. Em Washington tudo precisa funcionar até dezembro do próximo ano. Vale destacar que a maconha continua proibida pelo governo federal, e podemos ter algumas disputas judiciais sobre a questão na Suprema Corte do EUA.

 

Algumas ações recentes deixam claro que Obama não é legalized, mas ele precisa respeitar a soberania dos Estados!

14 comentários:

  1. Sem duvida laguma o Obama não é legalized, e ele inclusive mentiu quando disse na campanha de eleição no primeiro mandato que olharia com cuidado p/a causa canabica, um veradeiro mentiroso, como a maioria dos politicos o são!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem terá argumentos contra essa lei...reparem que a grana dos impostos servirá para diminuir os danos com hospitais e clínicas alem de aumentar a orientação dos estudantes quanto ao uso de drogas. Nos dá a impressão que no ¨BraZil¨ tudo é complicado e nos parece que tem algo a mais(será que tem realmente alguem ganhando com isso) alem do medo do estado de que a população abuse ou não saiba lidar com a legalização. O dificil é aceitar que realmente a população tem sua parcela de culpa, mesmo que por ignorância, mas é dever de todos evoluir com esclarecimento e aprender a cobrar das autoridades seus direitos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ao que parece o projeto do Colorado está PERFEITO! Taxa boa de impostos (para o governo e para o consumidor, que não é "assaltado" pelo próprio estado), com um controle legal que não limita demais o usuário o usuário como é na Holanda. O cara pode pegar 28g de maconha o que é uma quantidade boa para não precisar ir comprar todos os dias, podendo assim levar pra acampamentos e coisas do tipo, ou ter "estocado" em casa mesmo. Para fazer uso não precisa estar na coffe shop, o que da uma liberdade pro nego fumar na ocasião em que ele quiser, mas sempre respeitando o próximo que não quer respirar fumaça (la deve ter leis anti-fumo, que obviamente também devem valer para cannabis). E o cultivo é permitido, por motivos óbvios isso é ÓTIMO! Essas leis ganharam DE LAVADA das leis Holandesas se tratando de marijuana.

    ResponderExcluir
  4. UMA TREMENDA SARAIVADA DE VOADORAS NA CARA, NO LOMBO E NA BOCA DO ESTÔMAGO DOS CAVALOS PROIBICIOPATAS E HOMICIDAS CORRUPTOS BRASILEIROS!

    ResponderExcluir
  5. E viva o Colorado: no Brasil e nos EUA!

    ResponderExcluir
  6. Aí sim! Vi um avanço bom nessa! Aqui no Brasil precisa andar mais rápido e legalizar logo!

    ResponderExcluir
  7. Que onibus vai pra la em !!

    ResponderExcluir
  8. Deixa o dinheiro começar a jorrar, logo logo os demais estados entram na maré...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!
    O modelo do Colorado parece melhor mesmo, o fato de vc poder plantar e casa é ótimo, pois plantar cannabis é um hobbie, é um prazer para quem planta. Quem não quiser se dar ao trabalho é só ir e comprar em um estabelecimento legalizado. Perfeito.

    Aqui no Brasil as pessoas tem a mania de falar "aqui não funciona, aqui não dá certo..", elas falam isso pra todo tipo de iniciativa que dependa da boa vontade e honestidade das pessoas. Porra elas não percebem que se continuarem com esse pensamento as coisas só vão piorar??

    Para de ser mesquinho e egoísta povo brasileiro!!

    ResponderExcluir
  10. ai sim muito bom,como falaram vai ser so começar a vir o dinheiro que os outros estados(e pq nao paises) vao abrir o olho tambem,mutio bom gostei mesmo,mais uma vez o governo dos estados unidos mostrando superioridade ao do brasil,muuito bom otimo passo para legalização :D

    valeu

    ResponderExcluir
  11. Pô, foda não poder cultivar em Washington...

    Tenho muito medo q no Brasil (quando legalizar) venha a acontecer essa tolice, mesmo pq até conseguirmos reverter e legalizar o plantio tbm seria mais uma luta de anos...

    ResponderExcluir
  12. Colorado vai ser a nova Holanda dos EUA. O resto dos EUA inteiro e a América vão pra lá...
    Qndo os estados verem q a grana jorrar por causa da grama a coisa vai mudar de figura... Dou uns 3 anos p os EUA legalizar td.

    ResponderExcluir
  13. vai respeitar irmao senao eh guerra civil

    ResponderExcluir