terça-feira, 6 de novembro de 2012

Exame Toxicológico e Proibido em Processos Admissionais! [Chapa2 #193]

Desde o início do blog que recebemos com certa frequência e-mails perguntando sobre o período de abstinência seguro para passar limpo no exame toxicológico, aquele maldito que detecta a presença de drogas no organismo.

 

Já explicamos algumas vezes que essa margem de segurança muda de acordo com o material coletado (sangue, urina ou cabelo) e o tipo de droga consumida. Voltamos ao assunto para avisar que, nesta semana, o Conselho Federal de Medicina emitiu parecer proibindo médicos de todo Brasil de pedir o exame toxicológico para candidatos a vagas de emprego público ou privado, com a justificativa de garantir a privacidade do cidadão.

 

A decisão foi fundamentada e em princípios do Código Civil, da Constituição Federal e do Código de Ética Médica (CEM). "Nós estamos em um país em que, cada dia mais, os direitos individuais são preservados. Então, a partir do momento que se abre a mão de sigilo por qualquer motivo, mesmo que seja neste caso em favor do bem maior, que é a sociedade, a gente acha que não contempla isso. Acho que esta é uma medida não de proteção individual, mas de proteção do coletivo, porque preserva o sigilo", explicou o conselheiro Hermann von Tiesenhausen.

 

Os únicos exames admissionais autorizados são aqueles já previstos na legislação trabalhista, como hemograma completo, lipidograma, ácido úrico, creatinina, ureia e raio-x de tórax. Pela nova decisão, o toxicológico só pode ser feito com a autorização do paciente e em programas de reabilitação.

 

Pesou nesta decisão o fato do do uso de drogas um estado alterado permanente no usuário. Um teste de cabelo pode detectar a presença de canabinóides consumidos há cerca de 30 dias, quando o efeito da maconha já passou e deixou saudades. Mas com este exame, não possível afirmar se o candidato é um usuário crônico ou eventual, além de ser preconceituoso dizer que o candidato vai trabalhar chapado quando contratado.

 

A decisão também vale para empregos em atividades de risco públicas ou privadas. Para estes o CFM orienta "um exame pré-admissional rigoroso, com exame psicológico e testes específicos, além de avaliação psiquiátrica”.

12 comentários:

  1. Uma boa noticia, já que estou procurando emprego haha

    ResponderExcluir
  2. Smart, clique em "decisão", no meio do texto...
    -----------------------
    Excelente notícia! É sinal de que a lei está se preocupando cada vez mais com o usuário, além de estar dando importância a voz do mesmo! Isso nos aproxima da legalização!

    ResponderExcluir
  3. Smart, a palavra 'decisão' no segundo parágrafo está linkada a

    http://www.portalmedico.org.br/pareceres/CFM/2012/26_2012.pdf



    ResponderExcluir
  4. Isso serve para qm pretende ingressar na carreira
    militarr ??? O.o

    ResponderExcluir
  5. To com o Marcello ai hein.

    ResponderExcluir
  6. isso começá a valer quando?

    ResponderExcluir
  7. pelo o que eu entendi, isso proibe os medicos de realizarem esses exames nessas condiçoes, logo nao importa a profissao que voce queira, proibiram os medicos, nao as empresas.

    ResponderExcluir
  8. essa noticia ta errada pessoa, não é proibindo e sim sugerindo que não se faça o exame

    ResponderExcluir
  9. Mas quando a empresa deseja que o empregado faça esse exame é necessário o pedido de um médico, oq foi proibido com esta decisao

    ResponderExcluir
  10. Seleção de boas noticias!!!!
    Só boas noticias cannabicas nessa semana fiz uma seleção pra vs, demais.
    Hoje não ia fumar mas vou fumar um final do Dia em comemoração:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_VvMRFQh_Gk

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6278860-EI8140,00-Maconha+vendida+pelo+governo+uruguaio+sera+melhor+e+barata.html

    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/menino-com-cancer-e-tratado-com-maconha-medicinal_165372/

    http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=42380

    E tem mais uma que o Estado do MT pede ao Governo Federal para que seja determinado uma quantidade que defina trafico e fumante de erva, essa noticia foi retirada pela censura não encontrei mais, opa escrevi censura sim ou seja SÓ O BRASIL não evolui!!!!!!!!!!
    Aqui está virando o Mexico, por culpa dos Proibiconistas que sustentam o narcotadico, com seu proibicionismo está morrendo policias e cidadões a rodo no meu estado (São Paulo), e ainda temos que aturar marketeiros da guerra do narcotrafico como Datena dizendo que é assim mesmo, esse é o caminho afffffff
    Em nome da vida humana pelo amor de Deus::::
    "Legalize Já"

    ResponderExcluir