terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mantenha o RESPEITO! [REeDUcaÇÃO #193]

 

por Guilherme Storti

 

Salve, Salve, Hempados!

 

Vamos dar aqui continuidade ao nosso espaço e falar mais um pouco sobre a Redução de Danos. Primeiramente, gostaria de agradecer à todos que comentaram na primeira postagem, isso mostra que o tema é de interesse de muitos leitores do blog, sem contar àqueles que leram mas não comentaram, deixo aqui o meu muito obrigado também.

 

Então, decidi seguir um pouco a sugestão da galera que comentou na primeira postagem, para que assim eu possa escrever algumas coisas que sejam de interesse do pessoal que está acessando o espaço e interagindo... Um dos leitores que comentou na primeira postagem fez a sugestão de abordar um tema, que a meu ver, é bastante interessante para o espaço: Como ser um Redutor de Danos na sua cidade.

 

 

Primeiramente, é importante ressaltar que a profissão “Redutor de Danos” praticamente não é reconhecida como uma categoria de trabalho, são poucos os estados que regulamentaram essa prática como uma verdadeira profissão, o que de fato ela é. Com isso, o exercício do redutor torna-se algo muito mais complicado, fora todos os outros problemas que atingem o contexto da profissão.

 

O trabalho com redução de danos baseia-se, primordialmente, em incorporar uma pequena palavra (verbo muito falado e pouco praticado) dentro do seu contexto de vida e principalmente dentro do seu contexto profissional, o RESPEITO. Respeitar o próximo e suas escolhas é o primeiro passo para você se tornar um Redutor de Danos, e diga-se de passagem, é um trabalho árduo de militância que necessita um investimento enorme da parte de quem está propagando esta prática, principalmente quando vivemos em uma sociedade moralista e extremamente hipócrita quanto ao uso de substâncias psicoativas.

 

Hoje, poucos estados aderem à programas de Redução de Danos como política de promoção de saúde e prevenção para a população de usuários de drogas. Aliás, diga-se de passagem, o usuário de drogas não tem espaço dentro do serviço público de saúde. Muitas vezes ouvi, de alguns usuários que acompanho, relatos chocantes de como o nosso sistema de saúde trata a população que faz uso de drogas, chegando ao ponto, de em determinadas vezes, se negarem a fazer o atendimento (que é obrigatório á qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que esteja regular no país) apenas pelo fato de ser constatado que o indivíduo estava sob efeito de alguma substância psicoativa, mas é claro que esse “mal-trato” não se aplica tanto aos usuários de álcool, pois temos uma cultura muito forte de tolerância a esse tipo de droga que é vendida em todas as esquinas do nosso país.

 

Voltando ao contexto do texto, para ser um Redutor, acredito que primeiramente o individuo deva passar por um processo de reeducação, onde inúmeros preconceitos e tabus devem ser deixados de lado para que não afetem em nenhum grau a sua atuação profissional, mas acima de qualquer teoria que possa ser aprendida, o Redutor traz essa prática na sua vida, e muitas vezes sem ao menos saber que está fazendo Redução de Danos, como foi o meu caso antes de começar a atuar “profissionalmente” nessa área.

 

Aliás, como aqui é um espaço dedicado aos amantes da maconha, a minha primeira sugestão é: esqueçam essa história de que maconha é melhor do que as outras drogas. Maconha é tão droga quanto a cocaína, o crack, o álcool, o tabaco, o chocolate, o tylenol... levando em consideração que cada droga tem as suas peculiaridades, efeitos e danos, mas a maconha não deixa de ser uma droga só pelo fato de ser natural. Antes de começar a atuar como Redutor de Danos, eu era mais um desses que atacava ferrenhamente o crack e gritava por todos os cantos que a maconha deveria ser liberada... erro gravíssimo. Sem querer entrar em méritos ou discussões, TODAS AS DROGAS MERECEM O MESMO RESPEITO, pois aos olhos daqueles que nos perseguem, SOMOS TODOS USUÁRIOS DE DROGAS, independentemente de qual droga seja consumida (exceto as drogas lícitas, claro).

 

Bom, enfim, para ser um Redutor de Danos na sua cidade, primeiramente eu aconselho que antes de qualquer coisa, é necessário dar uma estudada no assunto (aqui no blog vamos fazer o possível para ajudar no conteúdo) para ver se é algo que realmente te entusiasma, pois as vezes nem tudo que parece ser, na verdade é. É o tipo de atuação que deve ser extremamente convicta por parte de quem está fazendo, pois isso é crucial para o desenvolvimento de um bom trabalho. Segundo passo é verificar se na sua cidade existe algum programa de Redução de Danos, algo extremamente difícil no Brasil, pois segundo um artigo publicado no ano de 2007 no site www.obid.senad.br, entre os anos de 2004 e 2005, apenas 12 estados brasileiros possuíam Programas de Redução de Danos – PRD’s (Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) cadastrados junto ao Ministério da Saúde. Levando em consideração o tamanho do nosso país (vinte e seis Estados mais o Distrito Federal), podemos considerar que é baixa a quantidade de PRD’s desenvolvidos aqui.

 

Então é mais ou menos isso, só para dar uma condensada no assunto, o essencial para ser um Redutor de Danos (profissionalmente falando) é necessário um processo de reeducação, onde o respeito á a palavra chave para um futuro redutor, além da força de vontade e um trabalho assíduo de militância, que é o caminho onde a Redução de Danos mais tem ganhado força. Aconselho a aqueles que desejam começar, que iniciem no processo de militância, pois aos poucos as coisas começam a acontecer. Comecem com os amigos, a família, desenvolvam algum tipo de atividade com essa temática no seu bairro ou em algumas escolas perto de onde vocês moram, resumindo, façam com que esse tipo de informação chegue na sociedade.

 

É isso ai. Continuem participando, mandando sugestões, criticando... o espaço é nosso! Grande abraço em tod@s.

 

 

Link para o artigo: AQUI

14 comentários:

  1. Valeu por ter respondido

    ResponderExcluir
  2. CHUPAAAAAAA HIPOCRISIAAAA: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/11/07/colorado-legaliza-uso-recreativo-da-maconha-massachusetts-uso-medicinal.jhtm

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1181562-colorado-e-washington-legalizam-uso-recreativo-da-maconha-nos-eua.shtml

    ResponderExcluir
  4. Seleção de boas noticias!!!!
    Só boas noticias cannabicas nessa semana fiz uma seleção pra vs, demais.
    Hoje não ia fumar mas vou fumar um final do Dia em comemoração:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_VvMRFQh_Gk

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6278860-EI8140,00-Maconha+vendida+pelo+governo+uruguaio+sera+melhor+e+barata.html

    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/menino-com-cancer-e-tratado-com-maconha-medicinal_165372/

    http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=42380

    E tem mais uma que o Estado do MT pede ao Governo Federal para que seja determinado uma quantidade que defina trafico e fumante de erva, essa noticia foi retirada pela censura não encontrei mais, opa escrevi censura sim ou seja SÓ O BRASIL não evolui!!!!!!!!!!
    Aqui está virando o Mexico, por culpa dos Proibiconistas que sustentam o narcotadico, com seu proibicionismo está morrendo policias e cidadões a rodo no meu estado (São Paulo), e ainda temos que aturar marketeiros da guerra do narcotrafico como Datena dizendo que é assim mesmo, esse é o caminho afffffff
    Em nome da vida humana pelo amor de Deus::::
    "Legalize Já"

    ResponderExcluir
  5. KKkkkkkk, com o proibicionismo caindo no seu próprio berço, quero ver quais sãos os argumentos agora que os EUA tem um estado LEGALIZED

    ResponderExcluir
  6. exepcional conteúdo! parabéns irmão

    ResponderExcluir
  7. parei de ler na parte da maconha é tão droga quanto as outras.. me poupe!

    ResponderExcluir
  8. Respeito é tudo! As coisa ficam complicadas quando uma "categoria" exige respeito mas não respeita uma opinião diferente da sua. O importante é ser respeitado e repeitar o próximo,não querer que os outros incorporem suas ideias... Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Guilherme Storti, você está fazendo um trabalho necessário e de maneira bem feita!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Guilherme, não sei se vc conhece o Trip Project! de Toronto no Canada, mas eles tem idéias mto interessantes e fazem pesquisa sobre o tema e alertam, principalmente os jovens sobre o consumo de substancias e comportamento sexual de risco. Bem q poderíamos nos inspirar ou copiar essa iniciativa, ou iniciar um projeto/programa c o apoio deles; e claro q precisaria do apoio de organizações q quisessem esse programa, se o próprio governo n apoiar!

    Dá uma olhada no site deles:

    http://www.tripproject.ca

    ResponderExcluir
  11. Maconha é tão droga quanto cocaína... há um erro grave nesta afirmação. Primeiro, se queria dizer que maconha é considerada uma droga pela sociedade, não há novidade. Para informar corretamente maconha é considerada droga pela OMS, porém seu potencial de danos à saúde e dependência é considerado mais baixo que drogas legalizadas como alcool e determinados fármacos. Portanto, conclui-se que maconha não é tão droga quanto a cocaína, são muito diferentes.
    É sempre imprescindível ser claro quando se tem a pretensão de informar. Não ocorre clareza neste texto, melhor evoluir nos próximos, estudar mais, se informar melhor.
    Para informar melhor, esclareço que maconha não é igual às outras drogas.

    ResponderExcluir
  12. Para atuar com prevenção de danos individualmente, atuo na minha área, maconha. Sou ativista da legalização, pois regularizar o comércio de erva aumenta a qualidade da erva, sempre pura e fresca, melhor pra saúde.

    Faço campanha com meus amigos para vaporizar a erva ao invés de queimá-la. Vaporização não contém fumaça, só o vapor da erva, então há redução de danos devido a ausência das toxinas liberadas na fumaça. Também há uma redução significativa na temperatura de inalação, livrando o usuário de doenças como cancer. Enquanto queimando atingimos até mais de 1000c, na vaporização pode-se chegar até 195c (temp. ideal para vaporização). Ah, vaporizando não tenho mais pigarro, hum, hum e melhorei resistência física.

    ResponderExcluir