segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Repressão, Preconceito e Superação! [CaosInCasa Ed. #195]

Relato de um leitor de Campo Grande (MS)

 

Tive contato com a planta bem cedo, com 14 anos, porém fiquei um bom período sem usá-la. Há cerca de um ano, quando estava com 19, voltei a fumar e lembrei como é bom. Mas foi nesta época que comecei a sofrer com o preconceito.

 

Primeiro foi a minha ex-namorada, que nunca aceitou o fato de eu ser usuário, que me oprimia e ameaçava contar tudo para meus pais. Certo dia ela pediu para escolher entre ela e planta e eu acabei deixando a maconha de lado. Passado algum tempo nós terminamos por outro motivo e tive a ilusão de poder fumar em paz. Pura ilusão...

 

Um belo dia, meu irmão (mais velho) entrou no meu quarto e achou um dichavador. Foi cômico quando ele, meio sem jeito, perguntou: "você meche com droga?" Eu dei uma risada e disse que fumava, mas prometi parar para evitar um enfrentamento maior.

 

A parte mais tensa da desta história começou durante uma semana de recesso que rola no meu Estado no mês de outubro, quando aproveitei para descansar na casa dos meus pais em Ponta Porã (MS). Lá, fique uma semana fumando diariamente, até que no domingo - último dia de folga - o coroa jogou uma indireta: "e esses olhos vermelhos, andam ficando muito assim, hein!" Fiquei em silêncio, mas as indiretas continuaram com um sermão sobre o cuidado com as amizades.

 

Já em Campo Grande, tive mais um problema com a maconha. Tomei uma dura quando estava no carro fumando com um amigo e não percebi a presença de duas motos da polícia no meio de um grupo de ciclistas que passava pelo local. Fique em choque pelo primeiro enquadro e desci do automóvel com o banza aceso sem ter o que fazer. Felizmente a reação dos Tiras foi tranquila, e tivemos a sorte de escapar dessa sem nenhum constrangimento. Apenas ficamos sem a bucha, o dichavador e o livreto de sedas.

 

Pensa que acabou? Em um belo almoço de família no domingo meu pai aparece com aquela revista Veja dizendo que a maconha é pior que a cocaína, implorando para que eu ler a reportagem. Prontamente eu comecei a desqualificar a revista e falar das pesquisas que dizem exatamente o oposto da Veja.

 

Minha mãe estranhou o "papo de maconheiro" e perguntou se eu fumava. Quase sem reação optei por dizer a verdade e imediatamente percebi a reação de decepção e desprezo no olhar dela. Perdi a fome, queria chorar e ir embora, mas aguente firme. Meu pai, percebendo o clima tenso, tentou amenizar a situação sem sucesso.

 

Em casa o coroa chegou para conversar e disse que estava do meu lado e orgulhoso por eu ter assumido algo tão difícil. O único sermão foi para eu criar uma meta na vida e não ficar parado no tempo, fumando maconha o dia inteiro.

 

Só o tempo pode dizer algumas coisas, mas acredito que tudo vai se ajeitar. É possível que eu enfrente outros problemas nesse caminho, mas não podemos ser abatidos por nada, principalmente por essa política estúpida que alimenta o preconceito. Sempre de cabeça erguida, pois ser maconheiro não é motivo de vergonha.

 

Envie seu relato para o CaosInCasa: redacao@hempadao.com

13 comentários:

  1. Massa mano... aqui em casa rola as velhas indiretas tb, mas não tive atitude de falar nda ainda. Meus pais conservadores, minha mãe tem a maconha como a destruidora do mundo. auhua Resultado, fico como um Gay que quer sair do armário mas não tem coragem de dizer. :D Enquanto isso fogo na bomba!

    ResponderExcluir
  2. caralho veio, daora uc ter assumido ai mano, seriao, eu conheci a erva com meus 15 anos.. fumava e num dava gral. Meu pai sempre curtiu, ate que um dia quando eu percebi q ele tinha bebido umas e outras resolvi contar, dai fumavamos juntos, mas depois ele parou e eu continuei e ele smp fala pra mim parar !!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOVE GANJAH LOVE JAH !!! TO CHApaderrimoOO

    ResponderExcluir
  3. Cara, faz o seguinte, minha mãe sempre foi contra e hj em dia até ela fuma kk, tenta mostrar a verdade, faça merecer tb! estude, faça facul, trabalhe, dê exemplo. Um abraço. I.O.

    ResponderExcluir
  4. http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/11/policia-ambiental-encontra-plantacao-de-maconha-na-zona-rural-de-franca.html

    ResponderExcluir
  5. Texto irado parceiro, muitos passam ou já passaram por isso, o lido suma várias metáforas, mediando várias formas desse mesmo conteúdo acontecer, algumas palavras trocadas, alguns lugares trocados, nomes também, mas ao pensar, passamos ou passaremos por situações "iguais", porém a alma do tal não muda, e o sentimento de revolta a favor de mais educação técnica e informação construtiva não manipuladora. Acho que, liquidificando informações a favor e contra a descriminalização da nossa erva, veremos que não demorará muito a mentalidade das pessoas mudarem um pouco com um pouco mais de informação, pisando no primeiro degrau, onde lá em cima se encontram países de primeiro mundo que souberam administrar, diminuir imensamente qualquer tipo de violência, e gerar contentamento a todos. Assim, que histórias como a sua deixem uma saudade boa, lembrando o início do enfrentamento, mas que fiquem somente na saudade boa. abraços.

    ResponderExcluir
  6. Momento critico na vida de um maconheiro:

    Quando algum familiar seu aparece com a Revista Veja como forma de provar que a plantinha faz mal.

    Boa sorte ae irmão.

    ResponderExcluir
  7. Curti o texto todos nos temos uma batalha p enfrentar quando a casa cai da e temos q provar q nao e isso q vai fazer o barquinho afundar

    ResponderExcluir
  8. Essa revista Veja foi até boa pra gente, ela é tão estupida, mas tão estupida que nem fica dificil de desconstruir ela...hehehehhe

    e quanto ao relato do irmão...

    é isso ai parceiro, tem que sair do armário mesmo...fortalecer o exército...mostrar o que somos de verdade...mostrar que maconheiro tem educação, tem responsabilidades, trabalha, estuda...mostrar que somos iguais á todos!!

    sorte ae na trajetória e se liga na responsa...

    ResponderExcluir
  9. Po, outro parceiro aqui de Campo Grande! Pode crer vei, qualquer dia a gente se trompa por aí haha
    Vê se cola na marcha que vai ter esse fim de semana agora: https://www.facebook.com/events/370278036392404/?fref=ts
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz questao de filmar e gravar o momento em que estava tomando um sermao de minha mae, com a revista Veja em maos ( ela ja sabe que sou maconheiro ) .. depois mando pro hempadao

    ResponderExcluir
  11. Cara é isso ae.Rodei com os coroas aqui , mas cabeça erguida sempre. Nunca deixando suas responsa de lado e acendendo a vela para comemorar o dia

    ResponderExcluir
  12. Rodei esses dias com meus pais pela 2 vez, e ta sendo mais leve do q da primeira vez, pois eu tenho estudado o dia todo feito minhas obrigaçoes.Porem, mesmo esta o dia inteiro estudando pra passar no vestibular eles me chamam de vagabundo e que eu nao vo pra frente e etc!! Agora e a chance de mostrar pra eles q nem todo maconheiro e atoa

    ResponderExcluir
  13. (AO ANÔNIMO DE CIMA) SE VOCÊ ENTRAR EM UM BOM CURSO NA FACUL AS COISAS FICARÃO BEM MELHORES E SEU RESPEITO VIRÁ COM O TEMPO...EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

    ResponderExcluir