sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uso Medicinal e Erva Natural – Argumentos Falaciosos? [Hempovão #193]

por Lucas

 

Já esclareço que não sou contra a liberação da maconha, apenas gosto que as coisas sejam bem ditas e as confusões sejam dissipadas.

 

Os movimentos pela liberação da maconha utilizam como um dos seus argumentos a possibilidade de uso medicinal da erva. Contudo, eu tenho a seguinte impressão: essa possibilidade de uso medicinal não tem qualquer relação com o uso "recreativo", como chamam, ou com o uso não-medicinal. Portanto, utilizar este argumento para justificar a liberação do uso "recreativo" me parece uma peripécia falaciosa neste sentido, embora as potencialidades medicinais da maconha sejam uma verdade incontestável.

 

Tenho essa impressão mas não acho que sou dono da verdade, então queria saber a opinião de vocês sobre isso.

 

Quero dizer apenas o seguinte: falar das possibilidades de "uso medicinal" da maconha justifica apenas a sua liberação enquanto medicação. Não tem qualquer relação com a liberação no sentido mais amplo, para ser consumida por livre iniciativa de cada pessoa. Aliás, valendo-se deste mesmo argumento poderíamos pedir pela liberação até da heroína, já que obviamente há usos medicinais possíveis desta droga, em certos casos.

 

Você pode argumentar que a marcha quer as duas coisas, tanto a liberação para uso recreativo quanto a liberação para uso medicinal. Faz sentido, apenas acho que misturar as perspectivas prejudica a força dos argumentos.

 

Outro argumento que, a princípio, pensei que fosse só uma figura de linguagem, mas depois passei a ter a impressão, que esperto estar errada, de ser realmente um argumento objetivo, é o que diz que "a maconha é boa porque é natural", ou algo assim. Acho que nem é necessário explicar o quanto esta hipótese é absurda, portanto acho que também faria bem aos movimentos deixá-la para trás, já que mesmo que seja apenas uma figura de linguagem, algumas pessoas que fazem parte dos movimentos parecem não perceber isso.

 

Moro em Salvador e, aqui, já participei de festas nas quais os organizadores da marcha da maconha estavam preparando o material para a passeata. Um dos cartazes dizia: "Deus criou, o homem proibiu". Qual o conteúdo político dessa afirmação (que diz basicamente isso, que "a maconha é boa porque é natural?"). Não existe a mínima possibilidade de isso ser argumento a favor da legalização. Mesmo tomada como figura de linguagem, a frase deveria remeter, já que está fazendo parte de um movimento político, a razões em favor da legalização da maconha, o que obviamente não é o caso.

29 comentários:

  1. o uso recreativo tbm é medicinal.

    ResponderExcluir
  2. é natural e feita para nós, nosso cerebro possui receptores cannabinoibes q existem especialmente para absorver os cannabinoides, sendo q o cerebro produs até seus proprios endo-cannabinoides.
    O perigoso é consumir açucar, alimentos trangenicos cheios de agrotoxicos, carnes com hormonios diverssos, remedios na drogaria, fluor e mais um monte de coisas q estão nos alimentos que não tem como evitar, a erva quem quer evitar o faz facilmente.

    ResponderExcluir
  3. "o uso recreativo tbm é medicinal."

    Pode crer, é isso ai!

    e...

    A idéia de algo ser proibido cria nas pessoas uma aversão tão grande que parecem ficar cegas em não enxergar que é uma planta, é natural sim! e portanto NUNCA deveria ter sido proibida. Proibir uma planta é um absurdo e estar proibindo alguém de usufruir de algo que vem da natureza é ir contra a VIDA. Sem contar que maconha não MATA, não deixa BURRO e não dá CANCER!

    Um abraço... e estudem!

    ResponderExcluir
  4. "A idéia de algo ser proibido cria nas pessoas uma aversão tão grande que parecem ficar cegas em não enxergar que é uma planta, é natural sim! e portanto NUNCA deveria ter sido proibida. Proibir uma planta é um absurdo e estar proibindo alguém de usufruir de algo que vem da natureza é ir contra a VIDA. Sem contar que maconha não MATA, não deixa BURRO e não dá CANCER!

    Um abraço... e estudem!"

    Falou tudo!

    ResponderExcluir
  5. Também acho que forçar o uso medicinal dessa forma é errado.
    Caso fosse liberada para uso medicinal, quantos não vão buscar falsificar receitas? Qual a diferença desses maconheiros para os mesmos que mantém a proibição?
    Portanto ao lado da bandeira da medicina, temos que ter também do uso recreativo sem medo!

    ResponderExcluir
  6. Liberar = tornar livre
    Legalizar = tornar legal

    O que se defende é a legalização, ou seja, que torne possível dentro de certas restrições medico-legais. Ao que tudo indica a maconha faz mal apenas a um pequeno grupo de risco, e a ideia é que cada um faz consigo o que bem entender, desde que não afete negativamente terceiros(o que não vejo forma de acontecer com o consumo de maconha em si), então a menos que você pertença a esse grupo de risco não há problemas em você consumir, seja por uso medicinal ou recreativo.

    ResponderExcluir
  7. Existem passos até a maconha e qqr outra serem legalizadas e regulamentadas completamente. Isso tem a ver com a sociedade aceitar a maconha e drogas. Existe maconheiro que só é a favor apenas da maconha e de nenhuma outra droga!
    Então passo a passo a sociedade vai tendo como aceitável certos comportamentos e o consumo de certas substâncias.
    Legalizar medicinalmente, depois descriminalizar até a legalização completa são etapas que precisam ser passadas. O problema n é a parcela mínima querer a legalização direto, é a sociedade entender.

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia nenhum uso é permitido. Se uma paciente de câncer resolve se tratar clandestinamente com cânhamo, ele pode ir preso, tomar surra de policial, etc. Se legalizar o uso apenas medicinal, vai ser ótimo, mas a maioria dos usuários de cannabis fazem mais uso recreacional que qualquer outro, logo continuariam dando dinheiro pro tráfico e não pro governo. Sem contar que maconha reduz dores de cabeça e cólicas... Pensa que trampo precisar ser diagnosticado e buscar receita frequentemente por coisas tão simples, por causa simplesmente de preconceito com uma planta. Se a maconha for legalizada e todos os usos dela forem permitidos, dois problemas são eliminados com o mesmo golpe!

    Também acho absurdo o argumentos dizendo que por ser natural não vai prejudicar... Aqui em casa tenho "comigo-ninguém-pode", uma planta que pode matar a pessoa asfixiada quase instantaneamente se ela levar um pedaço dessa planta à boca. Existem DIVERSOS cogumelos altamente tóxicos capazes de tirar a vida de quem os ingere. O argumento de que por ser natural não prejudica é totalmente falido, estúpido e sem base científica. Dizer isso para um proibicionista em um diálogo a respeito pode fazer ele considerar menos o resto das coisas que você diz, afinal ele achou um erro... Não é com esse tipo de argumento fajuto que a maconha vai ser legalizada.

    ResponderExcluir
  9. A real é que tá cheio de usuário ignorante. Como dito no texto, os dois argumentos mais deploraveis, que me dão vergonha de dividir a marcha com esses maconheiros, são: "é natural", "Deus criou". Quem em sã consciencia pensa estar com a razão, a verdade, quando pronuncia essas babaquices? Vou pra marcha e luto pela legalização por um motivo muito mais simples, mas não menos nobre: Liberdades Individuais. Eu tenho sim meu direito de fumar maconha, desde que não afete a liberdade de terceiros, diretamente. Ponto.

    ResponderExcluir
  10. Sério galera vejam isso: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/09/tomas-correia-pede-suspensao-do-prazo-de-emendas-ao-projeto-de-reforma-do-codigo-penal
    "- A matéria merece um debate maior e mais profundo pela comunidade científica de operadores jurídicos, pela Igreja, pelas organizações que cuidam dos direitos fundamentais e pela sociedade em geral, argumentou o senador."

    Igreja? Como assim igreja? e Como perguntar p/sociedade em geral, se a sociedade em geral é ignorante e desinformada? Na bora, esses politicos não se importam com o país, só olham o próprio rabo!!! E o que a igreja tem haver com isso? Não somos Estado laico???
    PUTZ...

    ResponderExcluir
  11. Efeito Colorado/Washington deixando os vagabundos do senado com o cú na mão.

    ResponderExcluir
  12. Está analisando apenas a teoria, o teor das falas, ignora as experiências dos sujeitos envolvidos. Ignora os preconceitos que os usuários sofrem cotidianamente. Falar do uso medicinal, não é apenas lutar pela sua regulamentação para este tipo de uso, mas também é dizer que não tem sentido nenhum ter proibido um remédio super eficaz, com poucos efeitos colaterais, para inúmeras doenças... talvez até mais que as ja comprovadas.

    Pois as falas, as lutas que surgem de dentro da marcha da maconha são as vozes dos usuários explodindo, estão gritando sobre suas vivências. Ele mesmo ficou perplexo de saber que uma das drogas que tem um estigma de incompetência, de degeneração do cérebro, na realidade tem diversos usos medicinais. Vc não?

    Tentarei discutir depois, com mais calma, agora cansado, xapado, e o que agora esta atrapalhando, bebado.

    ResponderExcluir
  13. Sabe o que eu mais ahco engraçado nisso? http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/09/tomas-correia-pede-suspensao-do-prazo-de-emendas-ao-projeto-de-reforma-do-codigo-penal

    É que eles agora, querem ouvir a população, msa na hroa de eles decidirem aumentar o salario deles, nada de perguntar ao povo o que a gente acha não é??? ¬¬ HIPOCRITAS!!!

    ResponderExcluir
  14. As pessoas vem falar de cogumelos toxicos e comigo-niguem-pode. Maconha não mata... e além de não matar é muito menos prejudicial que o álcool! Portanto, essa comparação álcool x maconha na minha opinião só serve porque a maconha é ilegal e essa é uma explicação do porque ela não deveria ser... no mais, drogas são drogas... nenhuma deveria ser proibida! NENHUMA!

    ResponderExcluir
  15. Acho super valido esse artigo, se queremos entrar com tudo nessa luta pela legalizaçao precisamos utilizar argumentos robustos, dizer que "nao faz mal" "é natural", esse tipo de argumento é um prato cheio para os proibicionistas invalidarem todos os nossos argumentos

    ResponderExcluir
  16. Eu acho engraçado!!!!! A verdade tem que ser dita. A maconha faz muto menos mal do que o alcool mesmo!!!! E de qualquer outra substância química. É só ouvir os pesquisadores Dartu Xavier, Sidarta, Marcher e diversos outros a respeito do assunto.
    Eu também posso dizer que sou um pesquisador, pois fumo há 35 anos e álcool/tabaco me faz mal.
    O problema é ter que viver uma vida clandestina, marginalizada, financiar corupção e narcotráfico e consumir essa porcaria de produto paraguaio.

    CADA UM DEVERIA TER O DIREITO DE CULTIVAR QQUER ERVA DENTRO DE SUA CASA PARA CONSUMO PRÓPRIO.

    ResponderExcluir
  17. quem quer comprar compra sendo RECREATIVO ou MEDICINAL entao pq nao legaliza? ver as estatística no países q LEGALIZOU ou DESCRIMINALIZOU e ver como era e como q ta hj, nao sei como as pessoas tem uma mente tão fechada, ler sobre o a sunto e vera que nao e bem assim. ''mais ler mesmo'' eu sou a favor da LEGALIZAÇÃO e do cultivo em casa. diga nao aos traficantes e vamos dar mais um pouco de imposto para o brasil, pq os traficantes ja ganharão muito e por muito tempo.

    ResponderExcluir
  18. Ou esse texto foi publicado sem a rapazeada do Hempadão ler, ou.... tá mal heim, Hempada?
    E olha que acompanho o blog desde seus primeiros dias, e NUNCA tinha reclamado ou cornetado algo nos comentários...

    ResponderExcluir
  19. Aliás, nem fora deles, diga-se.

    ResponderExcluir
  20. O cara fala tanto de português, mas não sabe a diferença entre legalizar e liberar, ele escreve como se fosse a mesma coisa. Tem muita gente que precisa de um dicionário antes de sair escrevendo qualquer coisa por ai.

    ResponderExcluir
  21. A MINHA LUTA pela legalização da maconha é que ja perdi 3 amigos por consequencia da VIOLÊNCIA QUE O TRÁFICO DE DROGAS resulta.
    Estamos fazendo tudo ERRADO.
    O governo Brasileiro cria medidas contra o tabaco(Que eu acho correto) diminuindo o preço do produto, a medida vem surtindo efeito mas va olhar o aumento do TRÁFICO de cigarros quem vem do PARAGUAI...

    ResponderExcluir
  22. A MINHA LUTA pela legalização da maconha é que ja perdi 3 amigos por consequencia da VIOLÊNCIA QUE O TRÁFICO DE DROGAS resulta.
    Estamos fazendo tudo ERRADO.
    O governo Brasileiro cria medidas contra o tabaco(Que eu acho correto) aumentando* o preço do produto, a medida vem surtindo efeito mas va olhar o aumento do TRÁFICO de cigarros quem vem do PARAGUAI...

    ResponderExcluir
  23. Não adianta falar nada... a pessoa que escreveu esse texto falou tanta baboseira, que a parte do "liberar" foi a mais tranquila delas! Tem que dar uma olhada nas postagens antes de ser postadas... não pode ser bagunçado assim... só queima o filme da nossa própria bandeira!

    ResponderExcluir
  24. Aliás, se você não é contra a liberação da maconha, eu sou!
    Eu sou à favor da legalização e regulamentação da cannabis.... liberada ela já tá! Hoje em dia, qualquer um compra!

    ResponderExcluir
  25. Vou começar já botando os pingos nos is: QUEM ESCREVEU ESTE TEXTO É REACIONÁRIO! E mentiu quando disse que é a favor da legalização (ou liberaçao como falou). Digo isto porque o mesmo alça mão de várias falácias, entre elas a falácia do espantalho, que consiste em atribuir ao adversário afirmações que soam ridículas para então desacreditá-lo.

    1) Maconha medicinal - Quem defende a maconha medicinal não o faz visando "fumar remédio", isto é de um absurdo enorme que só ouvi em debates saindo da boca de reaças como a ignorante da Marisa Lobo. O objetivo é lembrar que a proibição da maconha também impede que doentes sejam tratados com esta medicação fantástica e barata

    2) "Uma erva natural não pode te prejudicar" - de fato é uma ideia mal escrita, já que tá cheio de plantas que matam. Ok. Mas a maconha não mata, nosso corpo tem uma simpatia tão grande a ela que é todo preparado para recebê-la e processá-la, e o mesmo só vai eliminá-la algumas semanas depois (além de produzir sua própria maconha interna)

    Dizer que "foi Deus quem fez" é LOGICAMENTE um ataque (muito sutil, por isso vc não entendeu) aos malucos e fanáticos religiosos, que acham que a maconha foi proibida na bíblia quando na verdade faz menos de 100 anos. A bíblia, aliás, diz que Deus fez todas as plantas e que o ser humano deve usar a todas (sem exceção) obviamente que os venenos não devem ser ingeridos, ok!

    VAI ESTUDAR REAÇA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Aliás a primeira bíblia impressa por Guttenberg foi impressa em papel de cânhamo, só depois foram inventar esta insanidade de perseguir esta planta.

    ResponderExcluir
  27. O EU ALI COM O CARTAZ BRANCO COMA ERVA GRANDONA \O/ TAMO JUNTO GALERA !

    ResponderExcluir
  28. eu fui marchar e gritei pra que liberem tanto pra uso medicinal quanto recreativo, porem pra mim o uso medicinal ser liberado é muito mais importante pois estamos falando de pessoas que poderiam estar sendo salvas pela erva ! recreacional é importante porem não mais que medicinal !

    ResponderExcluir
  29. as potencialidades da maconha para uso medicamentoso sao inumeras... entao acho q só acrescenta, no sentido de mostrar aos caretas q a erva proibida, do capeta, entre outras denominações, poderia estar sendo utilizada de uma forma mais inteligente e racio0nal

    ResponderExcluir