quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A culpa é de quem?? - REeDUcaÇÃO #8

por Guilherme Storti

Salve, Salve, Hempad@s!!

 

A prática da Redução de Danos é algo pouco consolidado na nossa política de atenção ao uso de drogas, tendo em vista que o nosso governo sempre se deixou levar pelas diretrizes norte americanas no que diz respeito á repressão do estado contra traficantes e usuários de drogas, a famosa “Guerra as Drogas”.

 

Pois bem, no ano de 2012 tivemos alguns episódios, incentivados pelo estado, que violaram qualquer tipo de principio aos Direitos Humanos, e que além de tudo, despreza totalmente a autonomia do sujeito em relação ás suas escolhas perante o seu próprio corpo. Episódios lamentáveis que ocorreram no estado do Rio de Janeiro, quando a polícia foi ás ruas atrás dos usuários de crack para encarcerá-los dentro de casas de “reabilitação” que se autodenominam “comunidades terapêuticas”, onde na maioria das vezes, de terapêutico esses espaços não possuem absolutamente nada, pois vão de encontro com qualquer tipo de prática terapêutica, tendo em vista que se as próprias escolhas do sujeito não são consideradas dentro daquele espaço, como um ambiente poderá realmente contribuir para uma futura recuperação? São espaços que violam todo e qualquer tipo de autonomia que aquele sujeito poderia exercer sobre a sua própria vida, obrigando-os, muitas vezes, á seguirem doutrinas e práticas religiosas que nem eles mesmos acreditam, mas se veem numa realidade onde “acreditar” em algo torna-se uma obrigação para a própria sobrevivência.

 

 

Em São Paulo também vimos a prefeitura fazer uma operação de limpeza na “cracolândia”, mais uma vez levando a polícia a exercer um papel totalmente fora da sua conjuntura de atuação, visto que o conhecimento científico não é algo que seja muito praticado e difundido dentro das corporações militares.

 

Tudo isso a troco de que? Para quem? Por que? São perguntas que ainda seguem sem um norte para os cidadãos entenderem de fato o que está sendo praticado.

 

Acredito, sim, que os interesses econômicos de pessoas muito poderosas estão envolvidos nesses atos covardes praticados contra os usuários de drogas. Donos de comunidades terapêuticas, indústria farmacêutica, indústria bélica, ESTADO. Os interesses econômicos permeiam por todos os espaços onde o capitalismo está presente, pois a saúde, não só gera benefícios e qualidade de vida para a população, ela também movimenta montanhas de dinheiro, que em grande parte, permanece na mão dos monopolizadores do poder, e o bem estar social é apenas uma desculpa para a geração de números exorbitantes de demandas, que muitas vezes não remete á realidade que se é encontrada, de fato.

 

Uso de drogas é um problema de saúde pública, não de polícia. Se as comunidades terapêuticas são tão eficientes, por que elas não saem às ruas dialogando com os usuários para convencê-los de que suas ofertas são as mais eficientes para o problema do uso de drogas? Acredito que numa determinada escala, as comunidades terapêuticas tem sim a sua importância dentro de um processo de “reestruturação”, digo reestruturação, pois não creio que um usuário de drogas, em nenhuma escala, seja um sujeito inábil a ponto de ser reabilitado. Porém, essa importância se dá dentro de um contexto em que estar naquele ambiente é uma escolha do próprio usuário e não uma imposição do estado, que vive dizendo aos quatro cantos que “uma pessoa que faz uso abusivo de drogas não tem condições de tomar as suas próprias decisões”. Tem sim! Eles bebem água, eles comem, eles conversam com quem se dispõe a conversar com eles, eles se relacionam, muitos trabalham, muitos procuram melhorar de vida de alguma forma e a maioria deles VOTAM. Isso, não é o estado que decide por eles, são eles! Se o estado diz que o usuário não tem capacidade de tomar suas decisões, ele está dizendo que aquela população não tem mais nenhuma funcionalidade. Se ser funcional é ter uma casa para morar, uma família para cuidar e um emprego para gerar renda, ai eu pergunto para o estado: “Quais são as reais condições oferecidas pelo estado para que o sujeito consiga ter o seu teto, a sua família e a sua renda?”

 

Muitos podem nunca ter se dado conta, mas esses problemas, que são de responsabilidade do estado, muitas vezes é o que faz gerar um uso abusivo de determinada substância. Reprimir violentamente e mandar internar parece ser muito mais conveniente do que resolver ás matrizes do problema. Recuperar na marra! Investir na educação e na infraestrutura daqueles que são os mais desfavorecidos parece que é uma missão árdua e muito longa, pouco chamativa para um estado que trabalha na base do imediatismo sem qualidade.

 

Mas e aí, o que é um ser funcional para o estado? Posso resumir essa resposta em apenas uma palavra: OBEDIÊNCIA. O estado quer uma população obediente que não conteste absolutamente nada, e podemos ver o reflexo disso através do dispositivo usado pelo estado para controlar a obediência de sua população, a polícia. Quem já contestou qualquer tipo de ação da polícia sabe muito bem do que eu estou falando.

 

Hoje os usuários de drogas são pedras nos sapatos dos governantes, pois são cidadãos que se propõem a desobedecer a imposição excludente do nosso sistema. São aqueles que se propõem viver dentro das suas escolhas de vida, e em muitas vezes, acreditem se quiser, só querem ter paz para serem felizes.

 

Seja nas ruas, nas favelas, nos apartamentos, nós apenas procuramos os nossos lugares!

 

E finalizo esse texto fazendo uma pergunta á todos vocês:

“Hoje, qual é o lugar dos usuários de drogas dentro do nosso contexto social?” Um grande salve á tod@s.

8 comentários:

  1. E o que fazer quando os usuários,moradores de rua são uma ameaça para a população?

    ResponderExcluir
  2. Deixaram as pessoas abandonadas nas ruas, agora não sabem o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de pedir uma pauta falando sobre como reduzir os danos causados pelo extasy

    ResponderExcluir
  4. Ok. Os usuários moradores de rua são um perigo para a população. Agora eu te pergunto, você já se aproximou de algum usuário de rua? conversou com ele? deu bom dia? o tratou com igualdade quando ele se aproximou de você? procurou vê-lo como ser humano, assim como você gosta de ser visto?
    uma das coisas que mais me chocaram na Redução de Danos foi presenciar diariamente o quanto a sociedade trata o usuário de drogas que mora na rua como LIXO! isso mesmo, lixo!! são literalmente invisiveis, maltratados a todo instante por todos e assistidos por um publico extremamente reduzido e com péssimas condições de trabalho, ou seja, nós da Redução de Danos, que aqui em salvador, diga-se de passagem, nem somos reconhecidos como uma categoria profissional de trabalho . Eles se tornam uma ameaça, pois são ameaçados a todo instante. são negados de ter acesso ao serviço de saúde, são negados de ter um teto, negados de ter uma renda, negados de terem direitos, negados de ter uma vida, no mínimo, digna.
    uma das coisas que mais me marcaram nessa pequena trajetória dentro da RD foi um episódio logo no meu primeiro mês de trabalho, onde um usuário veio até mim e falou: "eu gosto muito de vocês, de coração, pois vocês são os únicos que chegam perto da gente, conversam, escutam,sentam no chão, abraçam...o resto só vem aqui cumprir obrigação e vai embora, nem querem saber de nada..."

    espero ter ajudado na explanação da pergunta do camarada.

    obs: sua sugestão, sobre redução de danos causados pelo ecstasy será atendida, meu caro. Está na pauta de janeiro, espero que ajude!

    Guilherme Storti

    ResponderExcluir
  5. "Limparam" a cracolândia, só para dali a 1 semana, 2, ou 1 mês depois estar infestada depois.O que eles querem é um argumento pra mídia "informar" a população que o governo se preocupa com usuários de drogas, e que o governo "sabe o que é melhor".Sabe porra nenhuma, o que eles sabem é como ganhar dinheiro a custa de uns semi-delinquentes desobedecedores de leis, e a custa de uma população omissa que vota em corruptos por ser obrigada a votar.Até quando esse sistema vai continuar??O que devia acontecer aqui é como a revolução francesa, o povo devia subir lá no palácio do planalto e cortar as cabeças desses corruptos pra deixar de exemplo pros próximos.
    LIBERDADE,IGUALDADE e FRATERNIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabens ao Guilherme Storti e à todos que se entregam a benevolência aos necessitados.
    Uma vez me perguntaram: O senhor como médico crê realmente em Deus, mesmo após a ciência esplicar a evolução da vida na terra e tudo o que diz respeito à vida do ser humano?
    Respondí: A FÉ é crer no que não se pode ver, ouvir ou tocar, é acreditar onde outros duvidam... então decidí apostar MINHA VIDA no que dificilmente estaria errado: A BONDADE, A AJUDA, A CURA DA DOR E DAS ENFERMIDADES, A DIMINUIÇÃO DO SOFRIMENTO, UM SORRISO A QUEM NECESSITE, UMA PALAVRA DE CARINHO, UMA ATENÇÃO...
    Assim levo minha vida, tambem indignado com os drogaditos isolados pela sociedade hipócrita ou pelos maconheiros felizes e inofensivos que estão detidos, que não tem auxílio da saúde para tratamentos de suas dependencias químicas ou sofrem preconceito.
    AMOR `a todos... aí esta a cura para o mundo, para todo roubo, tristeza, isolamento, dor, favorecimento ou quaisquer outras formas de maldade para com todos que vivem nesse planeta. Por isso cito o Mujica a todo tempo e me mostro decepcionado com os políticos, artistas e a maioria da população do nosso país. BOAS FESTAS.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, achei o ponto alto neste parágrafo:"Mas e aí, o que é um ser funcional para o estado? Posso resumir essa resposta em apenas uma palavra: OBEDIÊNCIA. O estado quer uma população obediente que não conteste absolutamente nada, e podemos ver o reflexo disso através do dispositivo usado pelo estado para controlar a obediência de sua população, a polícia. Quem já contestou qualquer tipo de ação da polícia sabe muito bem do que eu estou falando.".Outro dia fui chamado de pau-no-cú por um PM aqui na Bahia depois de eu ter contestado porque ele não parou a viatura na faixa de pedestre, em uma esquina sem semáforo, enquanto eu atravessava a rua na bendita faixa de pedestre. Após longa discussão comigo sobre quais meus direitos, o tal PM sem argumentos, me desrespeitou com um sonoro pau-no-cú. Agora vejam como o sistema impõe suas regras.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto a população não for educada afim de saber seus direitos o governo não será cobrado ou sugestionado, e dá no que dá... não digo isso por nós ou por alguem em específico, mas posso afirmar com certeza que somos formigas de produção para TODOS OS GOVERNOS, só que alguns dão uma pedrinha de açucar de vez em quando para agradar as OPERÁRIAS... ¨HOMEM PRIMATA,,,CAPITALISMO SELVAGEM¨...

    ResponderExcluir