terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Agentes da Lei Defendendo a Legalização! [Chapa2 #199]

Para quem não conhece as personalidades da fotografia ao lado o Hempadão apresenta da esquerda para a direita: o Coronel Jorge da Silva (ex-chefe do Estado-Maior da PM) a juíza aposentada Maria Lúcia Karam e o delegado de polícia Orlando Zaccone. A foto foi feita pelo jornal carioca O Dia para falar da LEAP Brasil, a liga de agentes da lei que defende a legalização das drogas.


O leitor do Hempadão provavelmente já conhece a LEAP e sabe que eles estão do nosso lado na luta antiproibicionista. A reportagem - que foi destaque na capa - é fantástica por apresentar o outro lado da política de drogas para um público que é massacrado diariamente com o discurso do combate as drogas a qualquer custo.


Enquanto boa parte dos policiais militares aparecem para promover a guerra, o coronel Jorge da Silva saiu em defesa da paz. “Já enterrei muitos policiais. Quem morre é o preto, o pobre e o favelado. Vi muito mais gente morrendo na guerra contra as drogas do que por usar drogas”, argumentou.


O delegado Orlando Zaccone aproveitou o espaço para um jogar uma luz na mente dos leitores sobre quem realmente lucra com o tráfico de drogas, citado o caso de lavagem de dinheiro no sistema bancário. “Há hipocrisia neste tema. Enquanto o banco HSBC aparece no noticiário de economia pagando multa por lavagem de dinheiro do tráfico, só policiais e favelados morrem nesta guerra. A guerra contra as drogas afeta a vida e a saúde de muito mais pessoas do que as próprias drogas”.
 

Pode ser um apenas uma reportagem de uma página de um jornal local. Mas se o discurso dos amigos da LEAP mudou a cabeça de pelo menos um leitor o saldo já é positivo para a nossa causa.

12 comentários:

  1. Ainda bem que a sociedade esta abrindo o olho
    que o bagulho e bao mesmo... e tem que liberar !

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado nesse argumento, "Vi muito mais gente morrendo na guerra contra as drogas do que por usar drogas". Gostaria de saber se existe uma pesquisa estatistica sobre isso que ele citou. Se houver uma pesquisa desse tipo comprovando o que ele fala, ai qual será a justificativa para não legalizar?

    ResponderExcluir
  3. o mujica disse a mesma coisa, o a droga n me assusta, oq assusta eh o narcotrafico

    ResponderExcluir
  4. Galera sou fã dessa juiza... quem quiser saber o porque veja a entrevista dela junto de outros especialistas, na folha de São Paulo...vale a pena assistir... ela aniquila com os falsos moralistas...

    ResponderExcluir
  5. Eu sugiro o livro O Fim da Guerra, Denis Russo Burgierman, para quem não leu ainda. Estou também atrás de outros livros sobre o assunto. Quem tiver alguma sugestão, eu agradeço.

    Cara, tem a perspectiva da segurança pública e a da saúde pública. A guerra policial-militar contra as drogas engrossa todos os anos uma montanha de corpos vinda de todos os lados, policiais, bandidos, cidadãos comuns. E há quarenta anos que é assim desde a influência do presidente americano Nixon até os dias de hoje. A proibição gera lucros para o narcotráfico porque torna o produto (droga) mais valioso, obedecendo a lei de mercado da oferta e da procura. Não é a toa que a revista The Economist já declarou em editorial que é a favor da liberação de todas as drogas. É questão de economia, mas os juristas e políticos não pensam assim.

    A questão da saúde pública é que devia ser posta em pauta. Tem muito político-pastor gritando no congresso que é a favor do retorno da criminalização do usuário, mas não o que esses caras não sugerem é como curar os casos clínicos da dependência. Não falam de saúde, mas falam de guerra. Acham que com armas irão curar a civilização do mal das drogas. Mas as drogas sempre existiram, bom, então tem que tirar os financiamentos da guerra contras as drogas, e botar esse dinheiro na mão do ministério da saúde, para criarem clínicas de recuperação, e não delegacias.

    ResponderExcluir
  6. CLAP...CLAP...CLAP...até que enfim pessoas que vivenciam ou vivenciaram a questão de dentro resolveram sair do armário. Este jornal é de grande circulação e formador de opinião entre as classes C e D, normalmente as mais desinformadas com relação ao tema e subjugadas constantemente por religiosos sem caráter, e esta matéria pode, sim, ajudar a mudar alguns corações e mentes. De minha parte, só tenho a parabenizar ao O Dia pela coragem em veicular o assunto em sua primeira página.
    []ões

    ResponderExcluir
  7. Juristas gênios por pensarem simples. Simples como a coisa é.

    ResponderExcluir
  8. Você pode me mandar o link dessa reportagem ? Vou mostrar pra minha mãe.. HEHE

    ResponderExcluir
  9. É com gente assim, embasada em artigos e livros que nós precisamos ao nosso lado. Somos loukos mas não somos burros, não agimos como delinquentes ou drogados lesados... é assim que a população ignorante encherga quem curte cannabis para recreação. Valeu Delafonte, tambem repasso informações saudaveis e necessárias nesse blog diariamente. Abrçs à todos.

    ResponderExcluir
  10. Há violência gerada pela lei que proibe o consumo de drogas psicotrópicas. Há mortes, muita corrupção, desrespeito ao consumidor, escravização de crianças pelos traficantes, etc.
    Então está na hora da população exigir mudanças efetivas na lei de drogas.
    Devemos legalizar o consumo de drogas e cobrar impostos.
    Não aceitamos mais crianças envolvidas com traficantes, viciadas, sem vida, sem perspectiva e mortas por policiais ou traficantes.
    Dilma, salve as crianças fragilizadas do nosso Brasil, elas estão entegues à traficantes violentos. Só as crianças pobres sofrem tal violência, mas, tem pai de família (classe média ou rico) que não se preocupa, afinal de contas o filho dele está protegido.
    Tente ser cristão, pense no próximo, não deixe que as crianças em situação de risco sejam violentadas por traficantes exploradores, lembre-se da mensagem de Jesus, amar o outro como a ti mesmo. Fingir que está tudo bem proibindo as drogas há meio século, não é atitude de cristão. Ame as crianças fragilizadas como a ti mesmo, libere-as das mãos de traficantes, libere as drogas, seja corajoso.

    ResponderExcluir
  11. POIS É, GALERA, MAS O ATUAL GOVERNO MANDA NO BRASIL HÁ 10 ANOS.
    TÃO VENDO QUE SÓ TÃO INTERESSADOS EM ROYALTIES, GRANA, COCAÍNA DE PRIMEIRÍSSIMA, UISCAÇO 15 ANOS E AMANTES?
    OBRIGADO AO CORONEL, AO DELEGADO E À JUÍZA.
    AINDA EXISTEM BRASILEIROS CORAJOSOS PARA DIZER A VERDADE, APENAS A VERDADE E NADA MAIS DO QUE A VERDADE.

    ResponderExcluir