terça-feira, 8 de janeiro de 2013

As Drogas são Responsáveis pela Violência! De Novo Esse Papo? [Chapa2 Ed. 202#]

Com a vida política praticamente paralisada, o início de ano costuma ser fraco em notícias sobre as propostas de mudanças na legislação de drogas. Quem salvou o Chapa2 desta semana foi o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, que resolveu culpar a venda e o uso de drogas pela violência no Estado.

 

“Você percebe que nesses casos dos últimos dias não morreu um cidadão. Se não tivéssemos o problema das drogas, nós teríamos um índice de violência igual ao do Vale do Ruhr na Alemanha. Agora, as pessoas precisam entender que a questão da droga não é da Polícia”, afirmou o secretário em entrevista ao G1.

 

Apesar de acertar ao dizer que as drogas não são um problema de polícia, o nobre secretário foca seu discurso na velha falácia proibicionista do início do século 20, que jogou a responsabilidade da violência para as drogas criminalizadas. Para alegria do Dr. Rios ainda temos uma parte considerável da população que defende essa guerra que deseja exterminar usuários e traficantes, acreditando ter como consequência imediata (e utópica transformar o Brasil no Vale do Ruhr.

 

Mas será que não rola nem um baseadinho no Vale do Ruhr? Claro que rola! Também tem cocaína, LSD, heroína e tudo que drogadicto alemão desejar. A diferença da Alemanha é que lá o foco da política de drogas está mais para lado da saúde e assistência social aos usuários problemáticos.

 

Apesar de ter a mente cheia de canabinóides sabemos que comparar a política social alemã com a brasileira é covardia. Também é covardia culpas as drogas pela violência nas cidades. Mas quem disse isso foi um careta...

 

…ou não!

8 comentários:

  1. A diferença está na educação e na cultura, aqui tem gente que não consegue efetuar soma de frações, não fala nem português direito, não trabalha, mas quer fumar maconha.

    ResponderExcluir
  2. nada a ver isso aí no comentário de cima. cada um tem sua cultura com suas habilidades e sistemas de valores. fumar maconha não tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  3. fico de bobeira como esse blog consegue ser tao bom a tanto tempo! parabens pessoal

    ResponderExcluir
  4. índice de violência igual ao do Vale do Ruhr na Alemanha..."


    riajhahahahahahaha

    não é a desigualdade social, muito menor na Alemanha e Europa em geral, que gera violência, não, tá legal combinado assim

    Não é a violência do Estado contra o povo que gera reação violenta do povo contra o Estado, não...tá legal, combinado assim.
    Secretário de segurança falando uma bobagem dessas...N Sra....

    ResponderExcluir
  5. Foram décadas, foi um século, para que Nixon e outros fossem desmascarados. Os senhores da guerra de hoje não precisarão esperar tanto tempo...Aliás, os fatos já desmoralizam os mentirosos de hoje. Holanda fechando presídios etc.

    ResponderExcluir
  6. morei na Alemanha 1 ano... lá rola mais que aqui, BEM mais, só que não tem o "submundo das drogas" que tem aqui

    ResponderExcluir
  7. Maconha é diversão. Pra usar tem que merecer.

    ResponderExcluir
  8. tipica fala de um idiota ,como que um secretario de segurança publica pode ter uma visao tao deturpada das politicas de segurança ? tinhamos que ter pessoas mais bem informadas para ocupar tasi cargos , mas isso é uma questao de educaçao e bom senso coisa que o povo brasileiro ainda nao tem , mas um dia virá a ter concerteza. A democracia brasileira ainda engatinha, com o tempo o brasileiro irá começar a pensar em vez de falar sobre oque nao sabe como o nosso companheiro ai

    ResponderExcluir