terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Voz que não pode calar #1 – Redutores de Danos[REeDUcaÇÃO #15]

 

por Guga Paim
via Guilherme Storti

 

Cartilha RDOs Redutores de Danos tem uma grande importância na nossa sociedade que usa de subsídios para assistir a população e os seus problemas sociais. Os Redutores são na verdade “Psico-Sociólogos” , eles têm o dever de alertar e dar informações sobre os riscos que o cidadão usuário de álcool, tabaco e outras drogas vá reduzindo o seu uso até que se conscientize de que pode sair desta vida, porém, eles não podem exigir isto. Tem que ser uma coisa em que o próprio usuário sinta vontade de largar o vício. Muitas das vezes o usuário prefere voltar a morar na rua, mesmo tendo casa e família, pois as drogas não deixam enxergar que nas ruas eles estão vulneráveis a todo tipo de violência.

 

O Redutor faz uma parte importante na abordagem e encaminhamento aos CAPS-AD, tentando assim fazer com que os usuários sejam atendidos por um grupo de profissionais multidisciplinares, tais como: Assistente Social, Psicólogo, Psiquiatra, Enfermeiros... e também encaminham para que possam participar de oficinas diversas, para que assim afastem-se do abuso das drogas. Para os intensivos também é oferecido almoço e lanche. São aplicados remédios alopáticos, os usuários tem direito á tomar banho, ganham roupas limpas, e se for o caso, pode ficar na enfermaria.

 

 

Os Redutores de Danos são muito importantes para este grupo de usuários que não conseguem largar, sozinhos, o vício. Algumas melhoras estão sendo feitas, afinal o CAPS-AD Gregório de Matos tem apenas um ano e muitos já foram acolhidos, mas muitos também desistem no meio do caminho, pois é muito difícil largar uma coisa que dá prazer.

 

Quero aqui agradecê-los, pois consegui largar o vício do álcool e espero que todos vocês continuem assim, nos tratando bem e com carinho e não como indigentes marginalizados por uma sociedade hipócrita.

 

-----------------

 

*Uma das propostas do espaço era buscar a interação com usuários da rede CAPS-AD ou qualquer tipo de usuário que quisesse expor às suas percepções de acordo com suas realidades. Pois então, apresento a vocês o Guga Paim, usuário da rede CAPS-AD que a partir de hoje passará a postar junto comigo na coluna. A minha proposta para o Guga foi bem simples, apenas pedi para que ele se expressasse, falasse o que viesse na sua cabeça sem especificidade de temas ou conteúdos. Nos textos dele, quem manda é ele!! Sem cobranças e sem exigências, ele topou a proposta e já começou a produzir. Espero que percebam o quanto é importante ouvir a galera que faz parte do sistema para podermos buscar reais melhorias, ao invés de sempre ficarmos hipotetizando e tomando decisões que vão interferir muito mais na vida dessas pessoas do que nas nossas.

 

Grande Abraço a Tod@s!!!

12 comentários:

  1. Bom se os governantes deste pais executassem
    esses metodos redutores de danos como 1 instancia do tratamento contra os usuarios inveis de super lotar os CDPs ( centro de detenção provisoria)
    e regularizaçem os usuarios
    o brasil seria melhor!

    http://www.marijuana-on.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. excelente iniciativa fiquei emocionado!

    ResponderExcluir
  3. Muitoooo legal, essa ideia!!Parabéns, gente!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Guga! E bela iniciativa Guiga, de dar a voz! abraços

    ResponderExcluir
  5. Começou muito bem!

    Ótima ideia também a de trazer a fala de um usuário do sistema CAPS... =)

    ResponderExcluir
  6. Eu fico muito feliz ao ver que ainda existe quem se preocupa com a fala dos usuários e que dão a voz aos mesmos. Guga como sempre brilhando! ;)
    Parabéns pelo blog e a bela iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Cara, esse trabalho de levar usuários ao CAPS é muito bom. Eu sou um adicto em recuperação e to há 3 meses limpo e graças aos grupos de Narcóticos Anônimos (que conheci através do CAPS) hoje venho levando uma vida melhor.

    Parabéns pelo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  8. obrigado pelos comentarios e espero ter contribuido para a reflexão sobre o uso abusivo de drogas e a importancia dos redutores espero sua volta em breve Caro Guilherme. Guga Paim

    ResponderExcluir
  9. adorei seus comentários, chega de hipocrisia!

    ResponderExcluir
  10. realmente guga, vc tem razão os redutores são imprescindiveis ao CAPS.

    ResponderExcluir
  11. como disse O grande cazuza "me chamam de ladrão de bicha maconheiro, transformam esse pais inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Guga, saudades de você, velho! Espero que você esteja bem, nunca mais lhe vi!!! Olhe, depois da história de Daniela, o camarote dela foi cancelado, você viu? Jamais de la vie! Bizous meu poliglota lindo!

    ResponderExcluir