terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As Fronteiras da Legalização! [Chapa2 Ed. 208#]

A diferença entre a legalização e a proibição pode ser praticamente invisível ou marcada por uma placa no meio da estrada. Este é o contexto da maconha nos Estados Unidos após a regulamentação da cannabis nos Estados do Colorado e Washington e nos demais que seguem no modelo proibicionista.


Definidas as regras de produção e comercialização da nossa querida erva, veio a preocupação com turismo de maconheiros e o tráfico para os estados onde a fumaça é criminalizada. O governador de Washington, Jay Inslee, acredita que o bloqueio nas estradas interestaduais não é necessário, mas planeja uma forma de monitoramento digital da maconha para garantir que ela fique dentro do estado.


O Colorado já adotou medidas de segurança como o rastreamento digital com códigos de barras no produto, vigilância em vídeo sobre cada planta e controle processual de todos os carregamentos legais. Mesmo com todo esse controle as autoridades locais admitem que parte da produção ainda vai parar na mão do mercado negro.


O sucesso destas medidas de controle pode ser determinante para o posicionamento do governo federal sobre a legalização da maconha na esfera estadual. Se for constatado um desvio da erva para estados proibicionistas, o governo Obama pode acionar os agentes federais para impedir a autonomia legalized do Colorado e Washington.


O combate ao tráfico só vai alcançar sua eficiência plena quando a legalização for plena. No caminho podemos falar em descriminalização ou permissão para uso medicinal, mas só a legalização é capaz de promover a paz e cuidar da saúde dos usuários.

5 comentários:

  1. Cara, o tráfico nunca vai acabar. Sempre vai ter mercado pra parangas, como ainda hoje existe o contrabando de cigarros (mata ratos) e bebidas falsificadas e de baixa qualidade.

    É uma ilusão essa história de acabar com o tráfico via legalização.

    Acho que os defensores da legalização (como eu sou) devem situar o debate em torno dos DIREITOS dos usuários e não viajar nos argumentos, começando a dizer que a legalização vai gerar impostos e dar fim ao tráfico. Isso não vai acontecer.

    Legalizar sim, mas para garantir o direito de quem fuma.

    ResponderExcluir
  2. Claro que não vai acabar o tráfico, mas vai diminuir pra caralho. Vai ficar que nem o tráfico de bebidas ou de cigarros, que é totalmente ínfimo. Legalizar sim, não só pra garantir o direito de quem fuma, mas garantir a segurança de todo mundo, e arrecadar impostos para beneficiar todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. to com o anonimo la de cima, que se foda os impostos e a segurança desses fdp que acha errado fumar maconha, só quero nosso direito de fumar sussegado e plantar pra não ficar dando dinheiro para esses fdp de terno e gravata.

    ResponderExcluir
  4. Bem, sabemos que antes da legalizacao, 100% ia para o mercado negro!

    Qualquer numero menor que esse já é uma melhora ao sistema antigo.

    ResponderExcluir
  5. VictorL ta certíssimo! e verdade que o tráfico nunca vai acabar...mas temos que procurar a legalização! acorda BRASIL! #STF

    ResponderExcluir