terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Colômbia Virando a Página do Proibicionismo! [Chapa2 Ed. 206#]

No último domingo falamos que o Brasil está cada vez mais próximo da lanterninha na corrida para acabar com a guerra às drogas. Na América do Sul Latina estamos atrás do Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Colômbia. Pois é, até da Colômbia! O país que foi ao extremo do proibicionismo no final dos anos 90, com apoio dos Estados Unidos, prepara uma lei que transfere a questão das drogas para área da saúde.


A legislação atual do nosso vizinho é tolerante com o porte de 5g de maconha e 1g de cocaína e seus derivados, mas é punitiva para o consumo em espaços públicos. Ou seja, a boa de lá é fumar na privacidade do lar.

 

O projeto do novo Estatuto Nacional de Drogas da Colômbia deve incluir oecstasy nas drogas descriminalizadas, fixando o limite de porte em 3 comprimidos. Entretanto, esta medida não foi bem recebida pela população (81% é contra) e pelos membros do partido conservador, que possui a segunda maior bancada do congresso.

 


Como dito anteriormente, a proposta de mudança na legislação colombiana aumenta o foco na saúde. Municípios serão obrigados a ter uma verba mínima para tratamento de dependentes, as universidades deverão criar centros de assistência para alunos e funcionários e as empresas com mais de 25 empregados devem criar serviços de prevenção ao consumo.


Por aqui, a única mobilização do parlamento é o projeto de lei do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que pretende aumentar a punição para usuários e traficantes e o executivo mantém a posição de omissão nos debates internacionais sobre o fim da guerra às drogas. Triste realidade!

22 comentários:

  1. Enquanto a América avança para uma sociedade livre do preconceito, o Brasil continua em marcha ré à tudo isso !

    ResponderExcluir
  2. políticos somente fingem estarem se atacando: teatrinho do partido único pra justificar a constante inércia. Ganham salários e quem muda as coisas são STF e USA.

    ResponderExcluir
  3. A saida é o aeroporto. Portugal, fui!

    ResponderExcluir
  4. no brasil existem 3 tipos de pessoas, os politicos, os "homens da lei" e a sociedade burra ! e a sociedade é apenas uma peça pros politicos que usam os homens da lei pra nos deixar "na linha" ! enquanto os politicos roubam... e nós, nada podemos fazer

    ResponderExcluir
  5. Republica Tcheca já descriminalizou pra uso medicinal, saca só :

    http://coletivodar.org/2013/02/parlamento-tcheco-aprova-uso-de-maconha-para-fins-terapeuticos/

    ResponderExcluir
  6. “Amo os homossexuais como amo os assassinos”. Ao final da conversa, Gabi observou: “Que o meu Deus, que eu não sei se é igual ao seu, te perdoe”.

    http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2013/02/05/me-senti-na-obrigacao-de-dar-o-meu-ponto-de-vista-diz-gabi-sobre-entrevista-com-malafaia/

    ResponderExcluir
  7. Repetindo sem a intenção de ser repetitivo:
    Galera querem mudar as coisas? Aí umas dicas:
    - União e coragem. Os americanos não estão na nossa frente perante a descriminalização por nada. Eles botam a cara pra bater e se unem de uma forma muito clara e ativa. Ví uma reportortagem deumas velhinhas nos EUA chamando o geverno pro PAU caso tentassem proibir as vovó lokas de pararem usar a erva.
    - Façamos da nossa união e da própria marcha um evento mais atrativo ao próprio público careta. Isso aconteceu com os Gays e se eles não tivessem feito de suas marchas, festas animadas com muita gente engraçada poucas pessoas iriam apoia-los.
    - Mandar e mails e se mobilizar em número qdo algum deputado nos defende ou ao contrário, qdo fala merda.
    - Solicitar engajamento de artistas com a Rita Lee, de sociólogos e/ou pessoas com atitude e c rédito(Arnaldo Jabor por exemplo).
    - Festas e reuniões com boas bandas divulgando a cultura cannábia.
    - Todos pensarem em uma forma de ajuda, mobilização, seja com boas idéias ou críticas.
    Quando mostrarmos que somos em número elevado e que entre nós são maioria de bem e mobilizadores de opinião esses políticos FDP terão que nos respeitar, senão não vai mais mamar nas tetas do governo...aí irmão... nego vai querer até fumar bosta prensada p não perder votos.
    MAIS ALGUMA SUGESTÃO???

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkk ja espereii de maais portugaal lavamos noiis com a bruxa de pica - pau faz .

    ResponderExcluir
  9. Temos que fazer pressão...nos governantes cobrando dos que são contra e valorizando os que estão a favor...porem se não conseguirmos mostrar que somos em número elevado, ouvirão apenas a maioria, pois a maioria os elegerá. O mesmo deverá ocorrer com reporteres, padres, pastores, mídia como um todo, apresentadores televisão,artistas .....

    ResponderExcluir
  10. MAS COM TANTOS PAISES AQUI DA AMÉRICA DE BAIXO GERANDO MUDANÇAS POLÍTICAS REFERENTES AS DROGAS, SENDO QUE O BRASA SEMPRE ESTÁ NA ROTA DO TRAFICO, ISTO NÃO CONTRIBUI AO TRÁFICO?

    ResponderExcluir
  11. "Na América do Sul estamos atrás do Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Colômbia.". Só corrigindo não criticando, Costa Rica não fica na América do Sul, e sim na central.

    ResponderExcluir
  12. costa rica é mais america do sul que mexico pelo menos, e vc já foi falando da costa rica pra dar uma de bonzão aUEHEUhAUEHAEuh

    ResponderExcluir
  13. Ao anônimo aí de cima que, entre tantas ótimas sugestões, afirma que temos que "...dar a cara pra bater": cadê a sua cara? É com um texto apócrifo que vc vai mudar alguma coisa? O meu nome está aqui, tenho 54 anos, defendo há mais de 30 anos abertamente a legalização até mesmo entre meus clientes, amigos e familiares (já consegui mudar muitos corações e mentes por conta disso) e tenho há quase 7 anos um blog (gravetos-berlotas.blogspot.com.br) onde deixo mais do que esplícita minha ideologia. E você, o que fez até agora além de cagar um bando de regras? O que mais vejo por aqui são 'anônimos' como você, batendo e correndo. Desta forma não mudaremos nada mesmo.
    Pense nisso!
    []ões

    ResponderExcluir
  14. DILMA Sei que vc é bacana e vai legalizar a Marijuana ;D _\|/_

    ResponderExcluir
  15. Pariu Holanda, quem vai? Siga me os bons

    ResponderExcluir
  16. Daqui a pouco muda, eu acho que as pessoas estão enxergando a realidade cada vez mais, espero...

    ResponderExcluir
  17. corrige aí, malandragem: Costa Rica é América Central e México é América do Norte. Mas se for classificar por outros critérios geopolíticos, todos os países ficam na América Latina.

    ResponderExcluir
  18. Ia até responder, mas não vou perder meu tempo...ao anônimo que retrucou as idéias que dei, não sou dono da razão e não vou colocar minha cara porque não quero. Não forço ninguem a fazer nada e só cito idéias com boa intenção, porem respeito a ideologia e vontade de quem quer aparecer ou não. Se você se acha tão fudido por ser um maconheiro velho e que fez tantas esplanações então faça corretamente pois suas titudes não deram em nada até agora. Ou você é um mané que ninguem te ouve ou um mané por não respeitar as idéias dos outros. Poderia até dizer minha profissão aqui aí então você entenderia o porque de não colocar a cara ou o nome, mas nunca vou desrespeitar os que não o querem fazer. E se não gostou, vai DAR O CÚ PARA A GALINHA BELISCAR, SEU MANÉ.

    ResponderExcluir
  19. Meu, ta acontecendo uns negócios chatos aqui no hempadão ultimamante, DISCUSSÕES. Aos colegas, meu ponto de vista é que ninguem deve cobrar nada de ninguem. Que cada um faça o seu e quem nada fizer que não seja rotulado ou cobrado. Não nos conhecemos e não sabemos da vida de cada um , então não podemos dizer como um ou outro deve agir, porem a união é fundamental. Por vezes poderá ocorrer de não gostar das idéias de um colega ou outro mas de forma alguma devemos pré julgar. O cara lá encima só deu uma idéia e o outro por colocar seu nome se acha o bonzão. Será que esse coroa é mesmo da galera da ganja?? Com esse discurso que fez ta me cheirando a caretasso... UNIÃO CAMBADA, UNIÃO E PAZ.

    ResponderExcluir
  20. pelo visto o cara é polícia... haha

    ResponderExcluir