terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Drogas e Cidadania – Internação Compulsória em Foco! [REeDUcaÇÃO #17]

por Guilherme Storti

 

Boa noite, pessoal

 

Essa semana venho trazer o segundo episódio da série produzida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) – Drogas e Cidadania. Essa série ajuda à tod@s entenderem qual é o real sentido da prática da Internação Compulsória numa leitura coerente e muito bem elaborada pelo CFP. Vale apena dar uma olhada para conhecer melhor o que direciona uma das ações mais cruéis da nossa política de drogas, um verdadeiro atentado aos direitos humanos.

 

 

Para quem ainda não assistiu, segue o primeiro episódio: (AQUI)

Ps: Qual é a percepção dos maconheiros em relação às práticas de internação compulsória que estão acontecendo no Rio de Janeiro de ontem para hoje (e já vem acontecendo há certo tempo em são Paulo)???

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês!!!

Vamos ao debate!

Salve!

6 comentários:

  1. Eu já posso me antecipar e ahco literalmente um absurdo!!! Primeiro que o governo quer na verdade "limpar" as ruas do que tratar de fato estas pessoas. A midia de um modo geral desinforma mais do que informa, o sensacionalismo atinge em cheio a pessoa que menos informação tem, tornando assim um tipo de "analfabeto funcional" onde esta pessoa vai pensar que existe de fato uma epidemia de crack, e vai passar esta informação para outras pessoas. Vemos por outro o governo, que tem sim acordos com emissoras de tv e com a religião. A religião está sempre junto com tratamento de dependentes quimicos, parece que virou febre agora igreja ajuda nesse sentido. Não existe uma informação clara sobre o que é droga, o governo e a tv não faz nquestão alguma de chamar a sociedade para um dialogo aberto, e sobre a votação do novo codigo penal, simplesmente resolvem ouvir a população "analfabeta funcional" que anda entende do assunto, e lamentavelmente tem em mente, apenas as informações que a grande midia lhe passa. Isso infelizmente torna dificil um dialogo aberto para que haja um avanço mais claro em relação a descriminalização das drogas. Hoje as maiores ferramentas p/emburrecer as pessoas é TV e religião.
    A única coisa que relamente não entendo, é que p/votar o novo código penal existe toda uma demora, parece que o pessoal lá do congresso, governo ou seja lá o que for, não está com muita vontade de votar isso com tanta urgencia, mesmo que a tv usando de seu sensacionalismo, mostra que o resultado da guerra e repressão as drogas é praticamente ineficiente, visto que até onde tem UPP aqui no RJ, os "traficantes" ainda mandam na área.
    Agora, quando eles querem votar p/aumento de salário dos cargos no congresso/senado/governo dai eles aumentam rapidinho, não fazem a MINIMA questão de perguntar a sociedade o que acham disso.
    Enfim, uma hipocrisia sem fim, onde lamentavelmente os unicos que perdem são os maconheiros, pobres e a sociedade civil que tem que conviver com o Estado e suas atrapalhadas ações.

    ResponderExcluir
  2. Combate ao Crack ou combate as Pessoas?
    Se fosse em outra época com a ajuda da Igreja eles estariam caçando as pessoas para serem executadas.
    Eles podem negar a propia história,agora eles vem com esses argumentos todos querendo convencer as pessoas que internar pessoas contra a propia vontade é o melhor caminho?Do mesmo jeito que agurmentavam que assassinar todas aquelas pessoas na idade média também era o melhor caminho,do mesmo jeito que Hitler argumentava que ele tinha o direito de fazer isso e aquilo junto com a igreja.Pra mim são ideais que contem a mesma natureza.O interesse economico fazendo da vida das pessoas experiencias macabras
    com seu autoritarismo ditatorial resolvendo as questoes com a sociedade na base da paulada e do chumbo.O que diriam eles quanto as armas de destruição de massa não é mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. reportagem da Folha São Paulo hoje: MALAVÈIA pode se dar mal...leiam...abrçs.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/1233375-protesto-virtual-pode-levar-silas-malafaia-a-perder-registro-de-psicologo.shtml

    ResponderExcluir
  5. Sou contra a internação compulsória, precisa-se educar o povo mas a mídia e o sistema não quer isso

    ResponderExcluir
  6. antes eu era meio ignorante no assunto e achava que crackudo tinha que ser internado mesmo. mas com o tempo fui vendo o que rolava por ''tras das cortinas'' na internet e aqui no hempadao e fui me ligando que e uma pratica totalmente visada na limpeza das ruas quase que literalmente e nao no tratamento dos usuarios. é como se o governo ignorasse que praticamente todos estao ali por falta de informaçao. se as drogas fossem legalizadas, essa dita ''epidemia'' com certeza
    nao seria tao grave assim.

    ResponderExcluir