quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lei Seca de Drogas Pega o Primeiro Motorista Maconheiro! [Hemportagem #207]

Durante o Carnaval nós avisamos que a operação Lei Seca na cidade de São Paulo está usando um novo aparelho capaz de detectar o consumo de drogas como maconha, cocaína, morfina, heroína e anfetaminas. Quem rodar no teste tem a CNH suspensa, é multado em R$ 1.915,40 e ainda encara um processo criminal.


O primeiro fim de semana de fiscalização pegou apenas um motorista que aceitou fazer o teste e deu positivo para uso de maconha. Mas o desfecho desta história não foi tão infeliz para o condutor maconheiro.


Ele escapou do processo criminal após fazer exames clínicos IML (Instituto Médico Legal) provando que ele não tinha as suas funções psicomotoras comprometidas para dirigir. "A lei diz que só o consumo da droga não basta para configurar crime. A pessoa tem que ter sua capacidade motora alterada pela droga. Cabe à autoridade provar que o motorista estava influenciado pela droga", afirmou o advogado Francisco Bernardes Júnior em entrevista para a Folha de São Paulo.


Essa situação reforça o nosso questionamento feito no WeedNews sobre a margem de segurança para o uso de maconha antes de dirigir. É possível que teste aponte positivo mesmo após o fim do efeito psicoativo da maconha, gerando uma punição injusta. Tanto que ao fazer a análise clínica o motorista provou estar plenamente capacitado para dirigir.


Entretanto, ele vai responder pelo porte de drogas, pois a polícia encontrou alguns baseados dentro do carro. Mas neste caso o desfecho costuma ser uma transação penal resolvida com pagamento de cestas básicas ou obrigação de frequentar o narcóticos anônimos.


Vale lembrar que este novo teste da Lei Seca está sendo feito apenas na cidade de São Paulo. Para os paulistanos a dica permanece: Se dirigir, não fume. Se fumar, me chame!

9 comentários:

  1. Só na CIDADE de São Paulo, ou no ESTADO de São Paulo? Sou do interior, mais precisamente São José do Rio Preto e gostaria de saber se corremos o risco. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, esse 'maconhometro' está distribuido atualmente somente na capital. O projeto será sim transferido para o interior de SP e provavelmente para alguns outros estados. []'s

    ResponderExcluir
  3. Reportagem na Folha diz equipamento detecta consumo até 72 horas. Assim, vai dar 100% de falsos positivos. De toda forma, pelo menos o bom senso está prevalecendo, estão checando condições psicomotoras. Vai acabar até ajudando: vão divulgar pra sociedade o quê já sabemos...

    ResponderExcluir
  4. será que cocainômetro pega coca-cola?

    ResponderExcluir
  5. palhaçada mais uma forma de reprimir e tirar o dinheiro do povo !! desgraçadossssss ESTAMOS NA DITADURA !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Cade as maconhas boas de sjrp? :/
    melhor que a do sto antonio ta dificil de achar :/

    ResponderExcluir
  7. Lembrando a galera, que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, como já diz nossa Carta Magna desde 1988. Então, se for parado numa blitz, e tiver dentro desse limiar de 72, com a certeza de que será pego, mas não estiver sob os efeitos, não estiver com nenhum flagrante ou nenhum sintoma característico, você não precisa fazer esse lixo de teste! Eles vão te levar pra fazer os exames, não dará nada e então será mais um equívoco dos porcos!

    ResponderExcluir
  8. Como não vão pegar ninguem, a não ser os que estiverem muito loucos(lesados-kkk) e os que tiverem o flagrante encima...provavelmente não vai virar nada. Todos sabemos que o bicho de ¨sete cabeças¨ é o alcool e nego realmente fica doidaço qdo bebe muito. Os próprios meganhas não vão querer perder tempo de levar o maconheiro até o IML para ser liberado, pois maconha(principalmente esse lixo preensado) não deixa ninguem tão alterado, a não ser as primeiras vezes que se fuma, pois aí o baque é maior.

    ResponderExcluir
  9. Mais eae voces do Hempadão, ou até mesmo a galera que comenta; sabe até quanto tempo depois de desfrutar um baurete o test é detecta

    ResponderExcluir