terça-feira, 12 de março de 2013

A ONU e o Velho Papo Furado do Proibicionismo! [Chapa2 #211]

Começou na última segunda-feira em Viena (Itália) a 56ª Sessão da Comissão de Narcóticos da ONU. Pela 56ª vez a linha política da organização é de reafirmar a importância do proibicionismo e a utopia de construir um mundo totalmente livre das drogas.

 

 

A inversão de valores ficou evidente com a declaração do diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Yury Fedotov, ao dizer que "as drogas ilícitas e o crime são uma barreira ao Estado de Direito e à democracia e representam uma ameaça clara à estabilidade e à segurança de regiões e ao desenvolvimento econômico e social".

 

Da sua confortável sala na bela cidade de Viena o nobre diretor não consegue visualizar o desastre do proibicionismo. No nosso humilde mundo subdesenvolvido a guerra às drogas é responsável direta pela explosão de conflitos armados, pelo aumento da corrupção no sistema policial e judiciário e o encarceramento em massa de centenas de milhares de criminosos não violentos.

 

O que representa uma verdadeira ameaça a democracia e ao Estado Direito é a política proibicionista. É ela que colocou na ilegalidade mercadorias tão valiosas que encorajam o homem a matar para garantir o negócio. É ela que apodrece a polícia e a justiça com a corrupção dos homens da lei em todos os níveis hierárquicos. É ela que impede a falta de controle sobre o que é consumido pelos usuários e afasta os dependentes do sistema de saúde.

 

Mais de mil pessoas vão participar deste encontro da Comissão de Narcóticos. Infelizmente poucos ou ninguém está disposto a levantar a bandeira da legalização como estratégia real de preservação da democracia. Chora, democracia!

12 comentários:

  1. Editores do Hempadao, meu portgues nao debe ser o melhor mais queria informar voces que o meu pais (Uruguay) esta sim disposto a levantar a bandeira da liberdade e acabar com o trafico! se gostarem de mais informaçoes aqui os deixo um link com informaçoes sobre o que o Uruguay falo la em Viena na cara da ONU ! E importante saber que nao estamos sozinhos nisso ! http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/uruguai-defende-proposta-de-legalizacao-da-maconha-perante-a-onu,76b87a59f7f5d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    Andy Pagano

    ResponderExcluir
  2. O proibicionismo é um nicho de mercado que eles não vão largar assim tão fácil. Quantos trilhões de dólares são gastos com esse sistema? Quantos trilhões de dólares as indústrias farmacêuticas fazem por ano com doenças que seriam facilmente curadas com a cannabis? Não se trata só de ignorância, é muita ganância por trás do proibicionismo!

    ResponderExcluir
  3. Gente cínica é o que mais tem no capetalismo. Papo de doido varrido, como se não soubessem da história. América Latina, exceto vergonhosamente Brasil, não está mais a fim de aturar conversa de surdo.

    ResponderExcluir
  4. Maconha 'ameaça' vários 'negócios'...

    Pergunta básica à ONU: por quê onde maconha medicinal é legalizada, aprovação só faz crescer? Será que com a prática, as pessoas perceberam que a proibição é uma cretinice?

    ResponderExcluir
  5. O porta voz da Guatemala levantou a bandeira: "Nós não podemos permitir que as pessoas mais bem sucedidas no mundo sejam traficantes de drogas. Nós concluímos que muito pouco tem sido feito ao sistema de saúde, em resposta ao desafio de enfrentamento às drogas."

    Declaração completa (em inglês) no blog da CND:
    http://www.cndblog.org/2013/03/opening-plenary-statement-from-guatemala.html

    E o FHC escreveu um artigo (junto da ex presidente da Suíça Ruth Dreifuss) no New York Times falando sobre a necessidade de mudança nas leis internacionais.

    http://www.nytimes.com/2013/03/11/opinion/11iht-edcardoso11.html?smid=tw-share&_r=2&

    ResponderExcluir
  6. A luta é dura mas a gente tem q ir em frente.Aos poucos nós vamos ganhando nosso espaço até a vitória.

    ResponderExcluir
  7. GALERA HOJE A A ITALIA LEGALIZOU A MACONHA PARA FINS MEDICINAIS VAMOS COMEMORAR

    ResponderExcluir
  8. Andy, estamos juntos nessa... O ideal de liberdade é algo que dividimos.

    Paz.

    Aelrious

    ResponderExcluir
  9. Só tenho uam coisa a dizer: URUGUAI É FODA E NÓS SOMOS FODIDOS!!!! Lamentavel o Brasil... PQP!!!

    ResponderExcluir

  10. Contra um projeto ruim, antiquado e desumano

    A Rede Pense Livre está promovendo uma petição na Avaaz contra o Projeto de Lei 7663/2010, do deputado Osmar Terra, que entrou em regime de urgência na Câmara Federal e pode ser votado a qualquer momento.

    O projeto endurece ainda mais a atual lei de drogas, baseada na repressão e na criminalização do usuário e que, além de não ter reduzido o consumo, provocou o aumento da violência e da corrupção, o fortalecimento do crime organizado, a superlotação dos presídios e a estigmatização dos dependentes.

    A proposta inclui o aumento da pena mínima por venda de drogas ilícitas de cinco para oito anos, sem direito a responder processo em liberdade, e mantém a não distinção entre usuários e traficantes. Além disso, estabelece um Cadastro Nacional de Usuários de Drogas, medida que aprofunda o preconceito, e cria um fundo financeiro desvinculado do Sistema Único de Saúde (SUS).

    ASSINE AGORA A PETIÇÃO E AJUDE A EVITAR A INSTITUCIONALIZAÇÃO DESSA GUERRA CONTRA AS PESSOAS. VAMOS NOS MOBILIZAR POR UMA POLÍTICA DE DROGAS MAIS HUMANA E QUE FUNCIONE PARA GARANTIR A SAÚDE E A SEGURANÇA PÚBLICA!

    Leia a nota de posicionamento da Pense Livre contra o PL 7663/2010


    http://www.avaaz.org/po/petition/DIGA_NAO_AO_PROJETO_DE_LEI_QUE_VAI_MANDAR_USUARIOS_DE_DROGAS_PARA_A_CADEIA/?kocQmdb

    fonte: http://oesquema.com.br/penselivre/

    ResponderExcluir
  11. Chora Brasil! Será que só os meus netos vão viver na legalize de jah?

    #AcordaBrasil!

    ResponderExcluir
  12. Eles (ONU) sabem que a proibição causa mais problema do que a droga em sí, mas ainda(ainda) NÃO querem dar o braço a torcer!! Provavelmente alguém ganha muita grana com a proibição, mas chega a hora da realidade... Tenham todos uma GRANDE noite!!

    ResponderExcluir