quinta-feira, 14 de março de 2013

Itália Entra no Mapa da Maconha Medicinal! [Hemportagem #211]

O país que recebe anualmente proibicionistas de todo mundo para a reunião da Comissão de Narcóticos da ONU deu um passo importante para uma política de drogas mais progressista. Desde de fevereiro os italianos podem fazer o uso medicinal da maconha sem o risco de parar na cadeia.

 

Para dar legitimidade a legalização do uso medicinal da erva foi criada a Associação Italiana para a Cannabis Terapêutica. A criação de um órgão regulador é uma exigência da ONU para os países que autorizam o uso medicinal da maconha.

 

Um caso emblemático na luta pela utilização da maconha medicinal na Itália é do geômetra Giampiero Tiano, de 29 anos. Aos 19, ele foi atropelado e passou dois meses em coma, além de sofrer com crises de epilepsia quando se recuperava do acidente. Após passar um ano tomando medicamentos que não ajudavam muito ele descobriu o potencial terapêutico da maconha. Fumando até 8 baseados por dia ele ficou 4 anos sem nenhuma convulsão.

 

Como de costume, os problemas começaram com a chegada da política. Em 1996 Giampiero foi preso por cultivar 11 pés de maconha e condenado em 1998 a 18 meses de prisão. A decisão foi anulada 1999 pelo Tribunal de Apelações, que aceitou as alegações da defesa sobre o uso medicinal da maconha para o tratamento de epilepsia.

 

É inevitável a comparação do avanço italiano com a realidade brasileira, onde existe um deputado empenhando na aprovação de uma lei que coloca usuários de drogas na cadeia ou na clínica que promete a cura com a palavra de Deus e outros métodos obscuros.

 

Por essa e outras que a luta canábica continua, de prefência nas ruas!

12 comentários:

  1. HEMPADAO! ORGANIZA UMA MARCHA CENTRAL EM BRASÍLIA COM ONIBUS SAINDO DAS PRINCIPAIS CIDADES!

    ResponderExcluir
  2. MARCHA NACIONAL CENTRA JÁ!!!

    ResponderExcluir
  3. Bora organizar a anti-torcida brasileira na copa das confederações e dos despejos: vistamos camisas da Uruguai, Argentina, Itália, Rússia...

    ResponderExcluir
  4. Marcha rumo à Brasília (2)

    ResponderExcluir
  5. Brasil paizinho escrotinho...servidores não concursados 'eleitos' escrotões.

    ResponderExcluir
  6. MARCHA EM BRASILIA!!!! JAH!!!!

    Esse cara ele que coloca gente trabalhadora, pais de familia, estudantes, na CADEIA!!!!

    IREMOS SOFRER OPRESSAO!!! VAO NOS ACUAR!!! NAO PODEMOS DECHA ISSU ACONTECER!!!

    MARCHA EM BRASILIA JAH!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Italia >>> Roma ... o berço da igreja catolica. chupa essaaa

    ResponderExcluir
  8. Marcha a Brasília já!!!

    ResponderExcluir
  9. A gente tem q se moblilizar..não adianta...

    ResponderExcluir
  10. Nossa que vergonha... sem ironia...é isso que sinto... como é duro lembrar a todo momento como nossa estrutura é atrasada... e o duro que a culpa é de todos, desde políticos até a população que é facilmente e diariamente enganada e tem a realidade distorcida... enquanto isso aviões com drogas abandonados em pistas clandestinas com mochilas com muita, mas muiiitaaaa grana... MOBILIZAÇÃO, É ISSO.

    ResponderExcluir