terça-feira, 12 de março de 2013

REeDUcaÇÃO #20 – Diretamente do Panamá!!

por Guilherme Storti

 

Salve, salve, Hempad@s!!

 

Pois é, pessoal, coincidências da vida fizeram com que a nossa coluna comemorasse a 20 postagem diretamente da Cidade do Panamá.

 

Essa semana vim representar o Brasil em um workshop chamado “Bridging The Gap” – BTG. Esse workshop está sendo realizado pela ITPC-LATCA, uma instituição global que tem como finalidade melhorar o acesso de pessoas com HIV aos tratamentos mais adequados e levantar algumas questões relacionadas ao uso de drogas e direitos humanos.

 

 

O workshop começou ontem a todo vapor, a América Latina vem representada pelo Equador, Costa Rica e Brasil. Por enquanto discutimos questões muito pertinentes relacionadas aos tratamentos de HIV nestes países acima citados com foco em populações de vulnerabilidade como profissionais do sexo, usuários de drogas e homens que fazem sexo com homens.

 

 

Várias questões muito interessantes estão aparecendo no decorrer das atividades. Ontem tive a felicidade de poder falar do nosso novo presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Pr Marco Feliciano e, ao colocar algumas de suas declarações no BTG, os representantes simplesmente acharam que eu estava fazendo uma piada mas logo depois se deram conta da gravidade e do nível de retrocesso que este fato está trazendo para o nosso país.

 

Hoje pude falar um pouco de como é o acesso dos usuários de drogas à rede SUS e aos tratamentos de HIV disponibilizados gratuitamente e mais uma vez a comunidade se mostrou pasma quando coloquei o quanto o usuário de drogas é desrespeitado dentro do SUS.

 

Enfim, semana que vem trago mais notícias de como foi essa minha passagem pelo Panamá e de tudo que pude aprender por aqui.

Salve!

3 comentários:


  1. Contra um projeto ruim, antiquado e desumano

    A Rede Pense Livre está promovendo uma petição na Avaaz contra o Projeto de Lei 7663/2010, do deputado Osmar Terra, que entrou em regime de urgência na Câmara Federal e pode ser votado a qualquer momento.

    O projeto endurece ainda mais a atual lei de drogas, baseada na repressão e na criminalização do usuário e que, além de não ter reduzido o consumo, provocou o aumento da violência e da corrupção, o fortalecimento do crime organizado, a superlotação dos presídios e a estigmatização dos dependentes.

    A proposta inclui o aumento da pena mínima por venda de drogas ilícitas de cinco para oito anos, sem direito a responder processo em liberdade, e mantém a não distinção entre usuários e traficantes. Além disso, estabelece um Cadastro Nacional de Usuários de Drogas, medida que aprofunda o preconceito, e cria um fundo financeiro desvinculado do Sistema Único de Saúde (SUS).

    ASSINE AGORA A PETIÇÃO E AJUDE A EVITAR A INSTITUCIONALIZAÇÃO DESSA GUERRA CONTRA AS PESSOAS. VAMOS NOS MOBILIZAR POR UMA POLÍTICA DE DROGAS MAIS HUMANA E QUE FUNCIONE PARA GARANTIR A SAÚDE E A SEGURANÇA PÚBLICA!

    Leia a nota de posicionamento da Pense Livre contra o PL 7663/2010


    http://www.avaaz.org/po/petition/DIGA_NAO_AO_PROJETO_DE_LEI_QUE_VAI_MANDAR_USUARIOS_DE_DROGAS_PARA_A_CADEIA/?kocQmdb

    fonte: http://oesquema.com.br/penselivre/

    ResponderExcluir
  2. Boa cara!

    Passe as novidades pra gente!

    Abç,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir