Com a vida política praticamente paralisada, o início de ano costuma ser fraco em notícias sobre as propostas de mudanças na legislação de drogas. Quem salvou o Chapa2 desta semana foi o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, que resolveu culpar a venda e o uso de drogas pela violência no Estado.
“Você percebe que nesses casos dos últimos dias não morreu um cidadão. Se não tivéssemos o problema das drogas, nós teríamos um índice de violência igual ao do Vale do Ruhr na Alemanha. Agora, as pessoas precisam entender que a questão da droga não é da Polícia”, afirmou o secretário em entrevista ao G1.
Apesar de acertar ao dizer que as drogas não são um problema de polícia, o nobre secretário foca seu discurso na velha falácia proibicionista do início do século 20, que jogou a responsabilidade da violência para as drogas criminalizadas. Para alegria do Dr. Rios ainda temos uma parte considerável da população que defende essa guerra que deseja exterminar usuários e traficantes, acreditando ter como consequência imediata (e utópica transformar o Brasil no Vale do Ruhr.
Mas será que não rola nem um baseadinho no Vale do Ruhr? Claro que rola! Também tem cocaína, LSD, heroína e tudo que drogadicto alemão desejar. A diferença da Alemanha é que lá o foco da política de drogas está mais para lado da saúde e assistência social aos usuários problemáticos.
Apesar de ter a mente cheia de canabinóides sabemos que comparar a política social alemã com a brasileira é covardia. Também é covardia culpas as drogas pela violência nas cidades. Mas quem disse isso foi um careta...
…ou não!
A diferença está na educação e na cultura, aqui tem gente que não consegue efetuar soma de frações, não fala nem português direito, não trabalha, mas quer fumar maconha.
ResponderExcluirnada a ver isso aí no comentário de cima. cada um tem sua cultura com suas habilidades e sistemas de valores. fumar maconha não tem nada a ver com isso.
ResponderExcluirfico de bobeira como esse blog consegue ser tao bom a tanto tempo! parabens pessoal
ResponderExcluiríndice de violência igual ao do Vale do Ruhr na Alemanha..."
ResponderExcluirriajhahahahahahaha
não é a desigualdade social, muito menor na Alemanha e Europa em geral, que gera violência, não, tá legal combinado assim
Não é a violência do Estado contra o povo que gera reação violenta do povo contra o Estado, não...tá legal, combinado assim.
Secretário de segurança falando uma bobagem dessas...N Sra....
Foram décadas, foi um século, para que Nixon e outros fossem desmascarados. Os senhores da guerra de hoje não precisarão esperar tanto tempo...Aliás, os fatos já desmoralizam os mentirosos de hoje. Holanda fechando presídios etc.
ResponderExcluirmorei na Alemanha 1 ano... lá rola mais que aqui, BEM mais, só que não tem o "submundo das drogas" que tem aqui
ResponderExcluirMaconha é diversão. Pra usar tem que merecer.
ResponderExcluirtipica fala de um idiota ,como que um secretario de segurança publica pode ter uma visao tao deturpada das politicas de segurança ? tinhamos que ter pessoas mais bem informadas para ocupar tasi cargos , mas isso é uma questao de educaçao e bom senso coisa que o povo brasileiro ainda nao tem , mas um dia virá a ter concerteza. A democracia brasileira ainda engatinha, com o tempo o brasileiro irá começar a pensar em vez de falar sobre oque nao sabe como o nosso companheiro ai
ResponderExcluir