A palavra overdose normalmente é associada a problemas com drogas ilícitas. E acredite: esse senso comum rola até entre os maconheiros. Mas basta uma simples pesquisa sobre as drogas que mais matam para descobrir que as proibidas não estão desse topo ranking. O “perigo” está prateleira de qualquer farmácia.
O Brasil, como de costume, carece desse tipo de informação em relatórios atualizados. Nos Estados Unidos o número de mortes por overdose em 2010 foi de 38.279. Destas, 60% ocorreram por uso de drogas legais, como OxyContin, Vicodin e Valium. Até o famoso Paracetamol, que normalmente é usado sem controle médico, pode levar à morte.
"Atualmente, há uma crença geral de que, porque são drogas farmacêuticas, elas são mais seguras do que drogas ilícitas como a heroína de rua", disse Don Des Jarlais, diretor do Instituto de Dependência Química no Centro Médico Beth Israel em Nova York.
Mesmo matando mais que a temida heroína, essas drogas ainda tem a permissão para fazer publicidade na televisão, rádio, jornais e internet. O comercial tem sempre a mesma linha: uma voz suave tenta convencer o público que aquele comprimido é capaz de acabar com o sofrimento do cotidiano e tornar a vida melhor. No final aparece aquela tela azul com um fala rápida dizendo "ao persistirem os sintomas, procure orientação médica."
Não custa lembrar que a maconha é incapaz de causar uma overdose, mesmo que você sente em uma roda com o Bob Marley, Marcelo D2 e Snoop Dogg. A palavra morte só apareceu na história milenar da maconha quando instituíram a proibição e a repressão.
Agora, quando alguém atacar seu hábito de fumar maconha dizendo que as "drogas matam" você pode dizer que a droga mortal pode estar no bolso ou na mesa do moralista.
Otima reportagem! Mais uma pra o bau de argumentos para usar em discurções.
ResponderExcluirA "desculpa" dos reaças, é que as drogas ILÍCITAS matam menos justamente porque são proibidas. Se fossem legalizadas iria existir uma explosão de mortes por overdose (isso na cabeça deles).
ResponderExcluirA ignorância e intolerância no Brasil em relação a maconha é absurda, sempre que tenho a oportunidade de falar sobre a Erva com alguém "careta" percebo como a luta pela legalização será longa.
ResponderExcluirLEGALIZE 2013!!!
Um dos principais inimigos a legalização da Cannabis são a área farmacêutica,isso não é novidade.
ResponderExcluirÉ o argumento que eu uso com meus pais, apesar deles não saberem que eu ainda utilizo a erva. Paracetamol mata direta ou indiretamente, mais de 100mil pessoas por ano! Esse LIXO de remédio arrebenta com o fígado, e geralmente, as pessoas ficam tão acostumadas a tomar Torsilax, e outros nomes comerciais, que quando vão ver já estão com esteatose, hepatite ou cirrose. Pra eu utilizar qualquer remédio, é só se estiver sentindo muita dor, pq pras outras dores mais amenas, eu uso MACONHA, meu remédio natural!
ResponderExcluir