sábado, 23 de maio de 2009

[Ed. #12] Ervamundi-------------------------------->Alemanha!

alemanha
Aqui pela primeira vez em nossa viagem o leitor pode ficar tranquilo! Para quem não sabe, o melhor aviso aos navegantes é esse: O porte de maconha na capital da Alemanha é permitido em até 15 gramas, ou 10 gramas de haxixe, desde 2005! Ora, um porte como esse especifica que o portador é de fato um usuário. A quantidade já foi menor, antes era de apenas 6 gramas , mas enfim, o que são seis baseados?!
A única restrição ao porte é nas imediações de escolas ou locais onde predomine a presença de crianças. Corretíssimo.  Verdes e liberais querem legalizar a venda de haxixe
Na verdade muitos setores conservadores da sociedade alemã acabam se manifestando contra a medida. Argumentando, por exemplo, sobre o crescimento do número de jovens que pelo menos experimentaram a santa maria. Lá esse número é de fato alto, chegando a 37% dos jovens de até 16 anos. Antes que alguém se aproprie desse argumento para dizer que o consumo aumenta, onde se legaliza, vamos dizer de imediato que as respostas sinceras também aumentam consideravelmente quando se é tirado o véu da criminalidade e do preconceito.
Mas o partido verde não se intimida:
Manifestação para legalização da maconha em Berlim, em agosto de 2002Os Verdes e o Partido Liberal apóiam a elevação do limite permitido de porte de maconha. "Um passo na direção certa. Defendemos a legalização completa e uma distribuição controlada pelo Estado", declararam o encarregado liberal de política interna, Alexander Ritzmann, e a política verde Elfi Jantzen.
Em 1994, o Tribunal Constitucional Federal alemão decidiu descriminalizar o consumo de pequenas quantidades de haxixe. Isso foi confirmado, em 1995, por uma sentença da Corte Federal de Justiça.
Pois é. Desde 1995. Isso demostra o quanto estamos atrasados em relação a política de drogas e redução de danos. Lá a partir de 2007 o uso medicinal também é possível, sendo assim usado como analgésico e relaxante. Ou seja, determindas famárcias já vendem. É, e é preciso dizer que o mercado negro ainda existe. E o tráfico é reprimido de forma funcional. Mas ora, comprar maconha pirata lá sim corresponde alguma anti-ética, já que o produto é vendido legalmente. Enfim, há relatos de pacientes que compravam maconha com traficantes já antes da liberação para uso médico, e por recomendação do próprio médico pessoal. O que podemos perceber é que lá a Santa Maria já é vista com outros olhos, até pela galera da saúde pública.
Aliás, outro setor que gosta muito é a economia. O partido da esquerda alemã, representado pela portavoz Monika Knoche, assegura: “Em razão da crise atual, se a venda da cannabisfosse permitida e com regras normativas bem estabelecidas, oxalá, e pelas vendas em farmácias, o Estado pudesse contar com novas entradas fiscais”. A idéia dela é bem parecida com a do governador da Califórnia, o big Arnold, que pretende também salvar a economia do estado através da erva sagrada. A foto deste parágrafo, você pode não acreditar, mas é uma vitrine virtual, de uma farmácia canábica alemã.
Enfim, como em toda a Europa, o costume da utilização do haxixe chega a ser mais tradicional do que a própria cannabis. Mas é fato que dentre todos os outros países, esse é o mais legalized. É bom lembrar que a Alemanha é a maior economia da Europa, a quarta maior do mundo. E que se analisarmos a questão global – macroestrutura – em analogia com o Rio de Janeiro, por exemplo – que seria assim a microscópicaestrutura, iríamos perceber como a guerra às drogas se mantem no mundo ainda como um mecanismo de controle de países ou comunidades pobres. Fuma-se livremente na Alemanha, mas não na Albânia ou Afeganistão, dois dos grandes produtores mundiais da maconha. Fuma-se mais tranquilo em Ipanema ou Barra, do que em qualquer lugar da Zona Norte.
A pergunta que não pode deixar de entrar nesse post é: Será que haveria guerra se Hitler fumasse maconha?! Existe alguma possibilidade de alguém botar um cigarro na boca e depois soltar a fumaça proferindo um discurso nazista, de preconceito? Bem, acho difícil. Entre na roda, chega mais…viaje com a gente! Ervamundi pilotando esse bonde. Vamo que vamo!
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa próxima viagem é cabulosa. Talvez sequer seja possível elaborar um texto informativo como esse. Sabe-se lá o que vamos conseguir colher de informações…se prepare para se abster, ou não…mas semana que vem desembarcaremos em Andorra, um pequeno país europeu, com regime de co-principado desde 1278 e democracia parlamentar desde 1993! Será que rola um bom dentro de tantos anos de tradição? Sei não hein…se eu fosse príncipe eu legalizava! Enfim…se rolar, vai ser pontinha. Porque olha o tamanho do lugar:
Europe_location_ANR

7 comentários:

  1. Muito boa a matéria, continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!
    Minha amiga alemã falou que lá é MUITO legalized mesmo.

    Muito boa a matéria, continue assim! [2]

    ResponderExcluir
  3. Hittler tinha q fumar skunk!

    Muito boa a matéria, continue assim! [3]

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida alguma. É o país onde quero morar..

    ResponderExcluir