sábado, 30 de maio de 2009

[Ed. #13] ErvaMundi=======>Andorra? ----------->Angola!

Chegamos em Andorra e não conseguimos entender nada. A língua oficial é o catalão, mas pelas ruas se ouve castelhano, francês e até mesmo portugês. Andorra é um país muito pequeno, na verdade, o quinto menor da Europa, e está localizado entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Ou seja, falar da cultura de fumo da nossa Santa Maria em Andorra, parece semelhante ao que acontece nesses outros dois países. Mas difere…vê só:
800px-Flag_of_Andorra.svg
Segundo a Wiki, o principado de Andorra é hoje um país próspero por ser alvo de turistas e investimentos sob forma de paraíso fiscal. Então, como podemos ver, existem drogas por lá bem piores do que a nossa Santa Erva. Contudo, em um fórum na internet, nossa equipe de pesquisa conseguiu localizar um depoimento no mínimo curioso, de um viajante que passou por lá:
“Ok, they still have strange clothes and look, and you wonder if their 10 years old children already smoke marijuana.”
Quer dizer, “Eles também têm roupas e aparência estranhas, e acredite, as crianças com dez anos de idade já fumam maconha”. Ora, pelo preconceito inicial da frase, não se sabe dizer se a segunda afirmativa pode ser digna de credibilidade. Fato é que nossa reportagem não poderia passar a semana inteira num país desses, onde nem um finório de bob conseguimos encontrar.
Então se liga, saimos da Europa e voltamos a respirar ares africanos, ainda embalados pelo idioma português, mesmo que meio estanho. Sim, partimos diretamente de Andorra – paísinho pequenho da porra – pra Angola. Se liga só na marola:
450px-Flag_of_Angola.svg
Para quem não sabe, um dos nomes mais tradicionais já dados à maconha foi “fumo-de-angola”. Porque será? Ainda mais longe, etimologicamente, maconha é uma palavra oriunda do português de lá. Diz-se que muitos escravos angolanos foram trazidos ao Brasil, e esses foram responsáveis por nos doar essa cultura magestosa e rica. Contudo, nosso estudo parece poder concluir que Angola não é o melhor dos produtores da planta. Segundo o portal 800px-LocationAngola.svgAngolaNotícias, um dos principais focos de origem do tráfico de drogas seriam Rio de Janeiro e São Paulo. Um comentário contesta o que diz a mídia, afirmando que na verdade a droga viria através dos libaneses.
Sem essa de empurrar pra um lado ou outro. Afinal, o tráfico existe. E se existe, é porque as entidades locais ainda não entenderam ainda que a maconha pode ser legalizada e isso seria um ato de redução dos danos causados à sociedade. Por lá certamente rolará um do bom, mas não foi possível um levantamento muito aprofundado.
A cultura sim demonstra a cara de um povo. E em portugal conseguimos descobrir uma banda cujo mentor, líder e vocalista é um angolando, chamado Janelo da Costa. É, o nome do cara é Janelo. E a banda se chama Kussondulola. O nome da música que escolhemos para postar aqui não engana: Chá de Canabis!
O ErvaMundi multi-contineltal de hoje fica por aqui. Na próxima ida, vamos tentar embarcar para Antígua e Barbuda, mais um burcado do mundo, desta vez na América Central. Será que tem hemp, meu brow? Será? Vamos com a Hempada!
Ah…o Hempadão aproveita para se desculpar pelo atraso, mas é foda. Muito fuso-horário diferente. E sequela, né? Enfim, tamo junto. Entra na roda, chega mais…

5 comentários:

  1. muito interessante esse Ervamundi, é sempre bom conhecer o que rola lá na gringa, além de ficar VIAJANDO nas histórias... parabéns pelo blog, conheci depois que vi na coluna do Ancelmo e não perco mais um post ... dá pra curtir altas ondas aqui

    fiquem com jah.

    ResponderExcluir
  2. mais uma música que eu já conhecia, mas achava que era brasileira mesmo!XD

    Muito bom esse negócio de Ervamundi...

    ResponderExcluir
  3. bem que achava o sotaque dessa música bem estranha.

    ResponderExcluir
  4. isso eh o q se pode chamar de viagem

    ResponderExcluir