segunda-feira, 11 de maio de 2009

[Ed. Semanal #11] BeckBeat: TRANSGLOBE EXPRESS

por Cafe com Leite
Hoje eu queria falar sobre algumas rádios onde mais cedo ou mais tarde você vai achar música enfumaçada. Claro que nenhuma FM. Mas pra mim a FM é trilha sonora de van há muitos anos, é quase a única maneira em que eu travo contato com o que toca na rádio tradicional.
P1011200
Quando eu era pequena, ouvia as transmissões em ondas curtas de outros países no rádio Transglobe do meu avô, mas hoje a internet aperfeiçoou essa experiência e ela nunca mais vai se restringir a nenhum dial. Agora eu tenho todo um universo de escolhas, com uma qualidade de som saindo das minhas caixinhas com subwoofer que é notavelmente melhor do que aquela do querido radinho, que me deu muitas alegrias tanto com as rádios estrangeiras quanto quando eu botava na AM e ouvia horas (literalmente) de “Você sabia?...” na Rádio Relógio, que era um programa que intercalava curiosidades de cultura inútil – ou até útil – com as horas, caso você não tenha pego essa época, nem ouvido falar, o que provavelmente é o caso.
Desde 2002 a rádio que eu mais ouço é a 1Xtra, da BBC. Eles têm atualmente dois programas de dancehall, o do Robbo Ranx e o do Young Lion , e a “estação irmã” (mais velha) da 1Xtra, a Radio 1, tem o programa do Goldfinger  . Se você quiser um reggae mais relax, na BBC London rola o programa do Dotun Adebayo. A BBC deixa os programas todos disponíveis online por uma semana, mas o download dos podcasts é só pra galera que tá lá na Inglaterra, mesmo. Ainda na BBC, mas saindo um pouco do reggae, temos na BBC London o programa do eterno Soul II Soul Jazzy B e na Radio 1 o simpaticíssimo fã de música brasileira Gilles Peterson, que inclusive já fez um ótimo especial aqui mesmo no Brasil.
Saindo da BBC, mas voltando pro reggae, rola a Big Up Radio, que faz altas transmissões de shows ao vivo, principalmente no verão europeu, e ainda muito existem muitas mais opções a serem exploradas nessa página aqui: http://niceup.com/broadcast.html.
Aqui no Brasil, experimente a RadioLegalize, em especial o programa Reggaelize.
Acho que dá pra ir se distraindo com isso até segunda que vem! Ate lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário