domingo, 19 de julho de 2009

[Ed. #21] DiscoveryHemp: Esquizofrenia e Maconha!

por Dr. Moura Verdini

Algumas semanas atrás o Hempadão levantou a bola e a galera entrou na roda com fervor, além disso um leitor pediu esclarescimento sobre a possível relação de causalidade entre o uso de maconha e o desenvolvimento de esquizofrenia. O Discovery Hemp não podia ficar de fora das discussões científicas sobre o caso e traz uma hempada cheia de informações.

É importante saber que a esquizofrenia é uma doença que se manifesta geralmente no início da fase adulta. As bases neuroquímicas da esquizofrenia são um hipofuncionamento da via dopaminérgica (dopamina é um neurotransmissor importante, ou seja, responsável pela transmissão de estímulos através do sistema nervoso) mesocortical (uma região do sistema nervoso central - SNC) e um hiperfuncionamento da via dopaminérgica mesolímbica (outra região do SNC). Acredita-se que a esquizofrenia é uma doença desencadeada por predisposição genética e/ou fatores ambientais de risco relativos ao meio social e biológico. Tem-se considerado que o uso de Cannabis é um desses fatores de risco.

Temos três teorias diferentes para esta relação entre maconha e esquizofrenia: A primeira aponta para uma causalidade, alegando que o uso de maconha é um fator de risco e aumenta as chances de desenvolvimento de esquizofrenia. A segunda assume que o uso de substâncias psicoativas funciona como uma auto-medicação para evitar o desconforto dos sintomas da doença. A última teoria propõe que seja apenas uma coincidência entre duas patologias (dependência e esquizofrenia) que se desencadeiam na mesma época da vida (adolescência e início da fase adulta ) e a mesma etiologia (fatores genéticos e desregulação do sistema dopaminérgico de reforço e recompensa).

O debate não poderia ficar só na teoria e muitos trabalhos investigaram a relação corroborando a primeira teoria. Estudos feitos com mais de 50.000 jovens, alguns se estendendo por mais de 15 anos revelaram que existe aumento das chances do aparecimento de esquizofrenia após o uso de maconha. Importante salientar que alguns estudos foram feitos com usuários apenas de maconha e que iniciaram seu uso pelo menos um ano antes do aparecimento dos sintomas da esquizofrenia. A probabilidade de desenvolver esquizofrenia aumenta em média 2 vezes para usuários da hempa. Porém, outro grupo de estudos mostrou que esta causalidade ocorre geralmente em indivíduos que começaram o uso de maconha prematuramente, durante a adolescência. Como a maconha é uma substância psicoativa e durante a adolescência nosso organismo ainda está em crescimento, os efeitos da maconha podem prejudicar o desenvolvimento natural do sistema nervoso através das alterações biológicas e químicas que acarreta.

Existem evidências biológicas de que o uso de maconha pode levar a esquizofrenia. recentemente foi descoberto a existência de um sistema canabinóide no nosso organismo, com receptores para canabinóides internos. Seria através destes receptores canabinóides que substâncias como o THC agem no nosso organismo (em breve uma edição apenas para explicar o funcionamento do sistema endocanabinóide). As evidências de que o sistema endocanabinóide está relacionada com a esquizofrenia são: As partes do sistema nervoso onde ocorrem receptores canabinóides são implicadas na esquizofrenia; foi encontrado um nível elevado de endocanabinóides em pacientes esquizofrênicos; aumento de receptores canabinóides em regiões do SNC relacionadas com alguns sintomas da esquizofrenia; abuso de maconha piora os sintomas em pacientes; similaridades entre os prejuízos cognitivos das psicoses e os efeitos da maconha; uma administração prolongada de THC diminui a neurotransmissão de dopamina mesocortical e aumenta a neurotransmissão mesolímbica, como ocorre no sistema nervoso de pacientes com esquizofrenia.

Lembrando que os resultados acima mencionados são para pacintes com predisposição genética. Muito pouco se sabe sobre os efeitos da erva em indivíduos sem predisposição.

10 comentários:

  1. Tenho medo de ter pré disposição a esquizofrenia!!^^

    Tipo não entendo sobre o assunto mais,quando eu era menor até os 8 anos de idade,eu fazia umas loucuras do tipo:

    Ficar escrevendo no ar

    Andar de uma lado pro outro

    Essas coisas!!

    Felizmente hoje em dia não tenho nada disso,Mas sei lá tenho medo!!

    ResponderExcluir
  2. tenho medo de ter pré-disposição a esquizofrenia [2]

    AUHAUHUHA cara eu fico em canado...!

    mais se for pra ser sera né...enquanto isso vou seguir"tranquilo com JäH e minha familia"

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.O blog AMIGA DA MODA está comemorando sua 100º postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. C eu tivesse na minha genetica escrito "seras esquizofrenico", creio que ja teria manifestado os sintomas pois fumo desde os 16 anos e hoje tenho 21!.....nao e so maconha que aumenta o risco de "aflorar" a esquizofrenia nas pessoas, muitos mendigos sao esquizofrenicos, e a droga que eles mais consomem e o alcool!! creio que qualquer coisa que mude o funcionamento do cerebro em pessoas com predisposiçao aumenta o risco para manifestar a doença!

    ResponderExcluir
  5. SHOW OBRIGADO PELA HEMPORTAGEM DA RELAÇÃO DA ESQUIZOFRENIA X ERVA . FIQUEI UM POUCO MAIS TRANQUILO EM SABER DO RESULTADO DA PESQUISA ONDE ELEGA O MAIOR RISCO P/ QUEM COMEÇA PREMATURAMENTE. POIS EU COMECEI AOS 23 ANOS "VIU EU JÁ ERA DE MAIOR" QUE SIRVA DE EXEMPLO. ABRAÇS SUCESSO.

    ResponderExcluir
  6. exemplo? uhauhahuAUHu!
    aiai!

    ResponderExcluir
  7. se pah eu uso a pouco tempo tenho 19 anos (com o cu na mão) sah parada de pré-disposição

    ResponderExcluir
  8. Só imagina ficar como Jhon nesh (uma mente brilhante)

    ResponderExcluir
  9. É ótimo saber que vocês lidam com os fatores contra e a favor, discutindo todos os tipos de assunto sobre a planta.
    Eu acredito que possa ser um fator que contribua pra quem tem uma pré-disposição, mas isso não pode contribuir para continuar sendo criminalizado, não podemos generalizar uma minoria.
    Muitas coisas podem contribuir para a loucura, uma família neurótica com certeza deve ser o fator nº 1...
    O álcool está ligado a muitos distúrbios psicóticos (muito mais que a cannabis), e sempre vai acontecer em uma minoria porque não é todo mundo que tem uma pré-disposição a isso.
    Vou passar na roda esse site governamental muito bom, pode ser bastante explicativo...
    http://www.drugpolicy.org/facts/drug-facts/marijuana-facts
    E esse livro, Maconha: Mitos e Fatos
    https://www.ncjrs.gov/ondcppubs/publications/pdf/marijuana_myths_facts.pdf

    ResponderExcluir