sábado, 25 de julho de 2009

[Ed. #21] Ervamundi -------------------------------> Azerbeijão!

O ErvaMundi de hoje dá continuidade à fila alfábetica de países, provando e comprovando que a Santa Maria está presente em todos os cantos, continentes e culturas. Hoje finalizamos os países do mundo que começam com a letra “A”, no total, já foram estudadas 13 nações pelo mundo e está é a décima quarta: A  República do Azerbeijão, ou Azerbaijão, como preferir. Mais um local remoto, localizado no limite entre a Europa e a Ásia, país de fronteira com a Rússia e a já falada aqui, Arménia.

Como país relativamente pobre para os padrões europeus, o Azerbeijão serve como rota para o tráfico internacional de drogas principalmente oriundas do Afeganistão e do Irã, por onde as florestas são muitíssimo utilizadas para o escoamento da produção não só de maconha, mas também de drogas diversas. O destino do contrabando são países Europeus e principalmente a Rússia. A relação deste país com a Santa Erva é aquela já observada nos países onde a religião mais forte é a muçulmana, ou seja, a repressão existe e não é fraca.

Por lá a marijuana é ilegal evidentemente, não conseguimos apurar exatamente como são as penas, mas em 2006 um líder religioso foi preso por tráfico e lá as plantações ilegais de cannabis e ópio são restritas, não alcançando assim projeções de exportação. O Azerbeijão se consolida verdadeiramente como rota de exportação e não como produtor da droga, apesar do comércio ilegal assumir papel importante no quantitavido das exportações do país.

Dentre as curiosidades encontradas sobre o país, devemos dizer que a segunda maior cidade de lá se chama Ganja, nome que pode ter influenciado o apelido de 275px-Coat_of_arms_of_Azerbaijan.svgnossa sagrada planta! Nos despedimos daqui sem arriscar gastar sequer um  manat – moeda local – na compra do mato sacro. Mas sem dúvidas com a certeza de que também por aqui há a guerra aloprada entre a proibição e o tráfico de drogas, cada vez mais forte. O brasão de armas do país dá até vontade de acender um, mas longe de fazer jus ao fogo, o país tem um clima pra lá de frio, com máximas de 13 graus durante o verão. Eu hein… sem chance!

---------------------------------------------------------------------------

Nosso próximo destino é a América do Norte, mais precisamente a Comunidade de Bahamas! Entre na roda e garanta sua passagem. Afinal, aqui no Hempadão a viagem é certa! Até lá, moçada.

4 comentários: