domingo, 23 de agosto de 2009

[Chapa2 Especial] Primeiro Encontro da Comissão Brasileira!

Na última sexta-feira a Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia se reuniu pela primeira vez na Fio Cruz, fundação localizada no Rio de Janeiro. Encabeçada por Fernando Henrique Cardoso e integrada por um total de 27 participantes, a Comissão teve o papel importante de revelar à sociedade civil algumas realidades ignoradas pela população através de décadas. O ex-presidente brasileiro abriu o evento com a missão de reportar tudo que já tinha sido divulgado após o encontro da Comissão Latino-Americana, da qual é líder juntamente com outros dois ex-chefes de governo. Umas das mais árduas tarefas é provar que a repressão não é a forma mais inteligente de se gerir uma política de drogas nem no Brasil, nem em qualquer outro lugar. A proposta é que de cada reunião seja emitido um documento a ser remetido à ONU.

A comissão foi acusada por muitas pessoas como sendo relativamente falha, no sentido de não conter participantes com o devido e necessário conhecimento de fato, ficando assim à margem do debate. Porém é justamente esse o intuito,Primeira Reunião CBDD chamar para a conversa aqueles setores da sociedade que estão normalmente mais ocupados com outros assuntos sem sequer perceber que o papo sobre drogas não vive somente na boca da juventude, mas é na verdade um debate que envolve múltiplas interpretações e responsabilidades tanto pessoais quanto do governo.

Dentre os participantes presentes na comissão estavam a atriz Lília Cabral, a ministra Helen Gracie, o jornalista Zuenir Ventura e o deputado Paulo Teixeira, além de representantes de diversos outros setores do âmbito médico e jurídico. No início do pronunciamento de cada um deles foi unânime o agradecimento pelo convite e a parabenização a FHC pela coragem e sagacidade em fomentar o debate. Um dos grandes apoiadores da comissão, o já entrevistado por nós, Rubem Cesar Fernandes, diretor executivo do Instituto Viva Rio, mediou por bom tempo a conversa em quem o ex-presidente da República respondia os maiores dilemas e questionamentos da Comissão.

FHC e Rubem Cesar

Durante um vasto período de tempo a Comissão precisou se reunir de portas fechadas, evitando todo e qualquer contato com a imprensa. Pouco antes do intervalo para o almoço a coletiva de 15 minutos concedida por Fernando Henrique movimentou a imprensa que se aglomerou ao redor do ex-presidente para questionar sobre o futuro da política de drogas e até mesmo o que o teria levado, como figura pública, a reacender esse debate. A resposta para essa pergunta você acompanha na íntegra aqui no Hempadão:

Mais conteúdo sobre o primeiro encontro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia você encontra esse semana aqui no blog. Entre na roda e deixe registrada a sua primiera impressão. E aí?

5 comentários:

  1. Cada vez mais perto da legalização!

    Parabéns ao Hempadão, que vem acompanhando todos esses passos!

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais perto da legalizaçao!(2)
    O hempadao ta representando muito!!
    Quero ver o filme do FHC!!

    ResponderExcluir
  3. vai demorar pra caralho ainda... infelizmente quem comanda são os corruptos ainda, nem sei se isso vai mudar

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais perto da legalização!(3)
    Mas já tenho que adiantar, o CBDD ainda é muito novo, daqui a pouco o outro lado começa a se organizar e se manifestar também. Mas acredito que esse tema encabeçado por essa galera ta em boas mãos. E o melhor, ta tendo mídia, que eu chamo de 4º poder; ela é um fator determinante na futura legalização, pq se não tem mídia, ninguém faz nada a respeito.
    Valeu hempadão... Já é o segundo post aqui no blog, to criando força pra sair do anonimato tanto aqui como na sociedade.

    ResponderExcluir
  5. é isso ai..

    droga é algo que tem crescente importância..
    e é preciso começar a analisar melhor tudo que envolve as drogas.. é isso ai..

    ResponderExcluir